TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Casos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA: CONTEXTO EMPRESARIAL

As organizações, sejam as mais simples até as mais desenvolvidas, atravessaram toda a história e graças a elas que o homem conseguiu concretizar idéias que apenas em uma ou duas gerações não seriam capazes de se realizar. Com o passar dos séculos, o homem foi-se tornando cada vez mais dependente dos laços que o uniam às organizações, aprendendo como administrar os recursos disponíveis para o alcance das necessidades individuais e coletivas. Mas foi somente no início do século XX que estudos voltados para essa temática foram desenvolvidos, um deles pelo francês Henri Fayol que criou a teoria acerca das funções administrativas onde toda organização desenvolveria quatro áreas voltadas para a sua funcionalidade operacional: planejamento, direção, controle e organização.

Para Fayol, a função administrativa não se concentra exclusivamente no topo da empresa, nem é privilégio dos diretores, mas é distribuída proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos. À medida que se desce na escala hierárquica, mais aumenta a proporção das outras funções da empresa e, à medida que se sobe na escala hierárquica mais aumenta a extensão e o volume das funções administrativa. Isto é, a capacidade principal de um operário é a capacidade técnica. À medida que se eleva na escala hierárquica, a importância relativa da capacidade administrativa aumenta, enquanto a capacidade técnica diminui. Quanto mais elevado o nível hierárquico, maior a necessidade de dominar a capacidade administrativa.

2. PATRIMÔNIO

2.1 ConceitoO Patrimônio, sendo o objeto daContabilidade, define-se como o conjuntoformado pelos bens, pelos direitos e pelasobrigações pertencentes a uma pessoa (física ou jurídica), e que seja passível de avaliação emmoeda.Como bens, podemos entender as coisascapazes de satisfazer necessidades humanas,suscetíveis de avaliação econômica

O primeiro estudioso a explicar definições sobre o patrimônio foi Ângelo Pietra

Edmond Degranges

VIcenzo masi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com