TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial Regional

Ensaios: Contexto Empresarial Regional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  3.233 Palavras (13 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 OPORTUNIDADES PARA O EMPREENDEDORISMO 4

2.1.1 COMPETENCIAS INDIVIDUAIS DOS EMPREENDEDORES 5

3 ESTATISTICAS DO SETOR .6

4 LISTA DE EQUIPAMENTOS 8

5 APRESENTAÇÃO DOS VALORES ACIMA EM PORCENTAGEM 8

6 VARIAÇÃO PERCENTUAL 9

7 SIMULAÇÃO DE SALARIO 10

8 CAPITAL DA ATIVIDADE 11

9 BALANÇO PATRIMONIAL 12

10 ASPECTOS JURIDICOS, PESSOA FISICA E JURIDICA 13

10.1 SOCIEDADES EM COMADITA SIMPLES 13

10.1.1 PRINCIPIOS TRIBUTÁRIOS DA VEDAÇÃO AO CONFISCO ANTERIORIDADE DA LEI. 13

11CONLUSÃO...........................................................................................................15

REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

Municípios brasileiros competem entre si dia-a-dia na busca de novos empreendimentos em seu território, vislumbrando a geração de emprego e renda. Empresas acirradamente também competem entre si na busca de uma fatia maior no mercado, procurando manter sua sobrevivência e crescimento.

A realidade tanto para governos municipais quanto para as empresas são similares, pois estão inseridas na concorrência diária da sobrevivência, buscando num mercado globalizado oportunidades não exploradas. E nesse contexto, Alta Floresta se insere no cenário nacional numa condição impar voltada ao desenvolvimento.

O mais novo empreendimento, sob a ótica empresarial, no município de Alta Floresta, está segmentado para um mercado em expansão, seja ele interno ou externo. Trata-se do Frigorífico do Pescado ou na linguagem comum, Frigorífico do Peixe.

Tendo o mercado nacional, assim como o internacional à disposição para vender seus produtos, o mais novo empreendimento irá literalmente “vender o peixe”, diversificado em vários produtos tais como filé e carne mecanicamente separada. Outros derivados do pescado virão a ser potencializados na comercialização: pele de peixe, farinha, e outros mais. As constantes mudanças no mundo corporativo exigem uma visão estratégica para enfrentar os desafios, buscando competências e habilidades para Gestão em diferentes áreas.

2 DESENVOLVIMENTO

O município de Alta Floresta possui uma área de 8 947,07 km² e está localizado no extremo norte do estado de Mato Grosso, a 830 km da capital do estado, Cuiabá. Contava, em 2008, com uma população estimada em 77 236 habitantes. Fica a 283 metros de altitude.

Alta floresta é uma cidade batante ampla e requer de alguns cuidados a mais para que seu desenvolvimento seja louvavél. A cidade não possui ainda um figorifico de peixe, mais tem estrutura suficiente para suportar um .

Buscamos a ideia de desenvolver um figorifico de peixe, pois a região possui algumas psiculturas que podem fornecer mercadoria constantemente, além de estar gerando emprego a varias pessoas.

Frigorífico do peixe: um negócio viável e rentável, um alicerce para a estratégia desenvolvimentista regional.

2.1 OPORTUNIDADES PARA O EMPREENDIMENTO

Uma cadeia de oportunidades se abre a partir da implantação do Frigorífico do Pescado, pois, somente na cadeia produtiva podemos encontrar algumas das mais variadas possibilidades: Estações de Psicultura - correspondem as unidades produtoras de alevinos; Fabricação de Ração – demanda de tecnologia para atender ao mercado produtor; Instituições de Pesquisa – novas possibilidades de pesquisa e disseminação de novas tecnologias; Assistência Técnica – ampliação do mercado de trabalho para engenheiros agrônomos, médicos veterinários, técnicos agrícolas, e outros; Vigilância Sanitária – intensificação no controle de doenças parasitárias e infecciosas e de possíveis zoonoses ligadas à atividade pesqueira, além de outras tantas oportunidades a serem demandadas.

A possibilidade de novas oportunidades não se restringe às acima identificadas. Abre caminho para profissionais na área das ciências sociais aplicadas, economistas, administradores, advogados, contadores, e outros, visto que a gestão do empreendimento deverá ser consolidada com profissionais que tenham inserção nos mais diversos campos do conhecimento, especialmente relativos: a- políticas de governos; câmbio, finanças, mercado, e outros mais, para que possam alavancar o potencial do empreendimento num cenário mercadológico competitivo, que requer profissionalismo e visão estratégica desenvolvimentista.

Nesse contexto, pode-se afirmar que esse empreendimento não só é viável a nível empresarial, mas também vem aproveitar a potencialidade da região Empregos diretos e indiretos serão criados com sua implantação, e, contribuir para as ações de desenvolvimento da região de sua abrangência.

2.1.1 COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS DOS EMPREENDEDORES

Cada um dos integrantes do grupo tem um departamento especifico que comanda no frigorífico. Por exemplo, o Srº. Alexandre Leonardo é responsável pelo departamento de finanças, ele que comanda a gestão empresarial da empresa. Já a Srª Daiane Deluski é responsável pelo departamento de produção direcionando os demais companheiros de trabalho em suas funções. A Srª Dyeimi Pinheiro atua na área de fiscalização do produto para ver sua qualidade e seu prazo de validade. A Srª Edneiva de Castro é uma das Sócias da empresa e gerencia o local juntamente com a Srº Jessica Gomes da Silva Davis. E a Srª Mirian Giseli da Silva é que direciona os demais departamentos.

Cada um desses departamentos tem seu papel de importância no ambiente, pois sem eles não haveria como direcionar um frigorifico um depende do outro para o sucesso do mercado pesqueiro.

3 ESTATÍSTICAS DO SETOR

Com o intuito de ocupar uma das primeiras posições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com