TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Organiziacional Nas Empresas

Casos: Contexto Organiziacional Nas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar de forma mais detalhada o comportamento organizacional, como nosso comportamento como colaborador provoca algum impacto no clima psicológico das organizações, teoria comportamental da administração e o comportamento humano das pessoas dentro das organizações.

Diante disso, veremos que o comportamento organizacional é uma interação que acontece, especialmente, entre uma pessoa, outras pessoas e / ou em seu ambiente, sendo que cada uma das partes afeta a outra, reciprocamente. Como há vários tipos de organizações, não há como não falarmos um pouco como as organizações e como são formadas.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E SUA CONCEITUAÇÃO

Chiavenato (2004, p. 5) ensina que “o Comportamento Organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações”. É importante notar que, apesar da terminologia, não é a organização quem se comporta, mas, sim, os indivíduos que nela trabalham.

Estudar como esses indivíduos, cada um com sua forma original de ser, interagem com o ambiente físico da empresa, com os grupos que nelas se formam, com as regras próprias de cada organização, com os clientes (internos e externos) e como cada um influencia o outro, reciprocamente, é o campo de estudo dom Comportamento Organizacional.

O estudo do comportamento organizacional baseia-se, predominantemente, nas contribuições da psicologia no que tange ao comportamento individual (considerando aprendizagem, desenvolvimento, percepção, motivação, personalidade, inteligência) e grupal (psicologia social), mas aceita contribuições de outras áreas (antropologia, sociologia, ciências políticas, economia, medicina, etc.)

O Comportamento Organizacional considera alguns aspectos que se dividem em dois níveis: visíveis e invisíveis. Os visíveis são aqueles que compõem a estruturação física e de comando da organização, os objetivos que estruturação pretende atingir, as políticas e procedimentos, as tecnologias utilizadas. Os aspectos invisíveis são aquele que influenciam os comportamentos das pessoas, mas que não são totalmente claros. Eles surgem a partir da historia de vida de cada um e da interação dos grupos existentes na organização.

A reciprocidade diz respeito a trocas mutua que pode acontecer entre pessoas, grupo ou entre pessoas e grupos. A reciprocidade esta relacionada com a capacidade de reconhecer o outro em interação. Isso faz com que a organização torne-se um processo de reciprocidade entre as pessoas, desde que correspondam seus compromissos com o colaborador.

Por um lado, a organização deseja certas habilidades daquelas pessoas que contrata, a fim de atingir seus objetivos. As pessoas contratadas também possuem seus objetivos (crescimento pessoal, melhores salários, benefícios, treinamento especial, reconhecimento, possibilidade de ascensão funcional) e querem atingi-los por intermédio da organização de que participam, quando isso se caracteriza, podemos dizer que houve uma reciprocidade entre organização e colaborador.

COMO SE FORMAM AS ORGANIZAÇÕES

Chiavenato (2004, p. 20) define organização como um “conjunto de pessoas que atuam juntas em uma criteriosa divisão de trabalho, para alcançar um propósito comum” e sua existência influencia tanto na vida das sociedades como na vida privada de cada um.

As organizações são sistemas abertos, que necessitam de meio ambiente externo para funcionar. É do meio ambiente que chegam os recursos que serão transformados ou as informações sobre as necessidades dos clientes. A Mao de obra que compõem seu quadro de colaboradores também vem do ambiente externo. Os produtos e serviços finais retornam a sociedade para serem consumidos, ou seja, retornam ao ambiente externo de maneira transformada.

Assim, elas existem, porque a sociedade precisa delas, tanto como produtora de bens e serviços necessários ao bem estar da sociedade, quanto como empregadora de seus cidadãos.

Administrar é desenvolver os processos que possibilitem a produção de certos bens e produtos destinados à venda e, conseqüentemente, melhores preços, para garantir a sobrevivência da organização.

NECESSIDADES DE MASLOW

1- Necessidades fisiológicas: Constituem o nível mais baixo de todas as necessidades humanas, mas de vital importância. Neste nível estão as necessidades de alimentação, de sono, de repouso, de abrigo, ou desejo sexual.

2- Necessidades de segurança: constituem o segundo nível de necessidades humanas. São as necessidades de segurança ou de estabilidade, a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga ao perigo.

3- Necessidades Sociais: surgem no comportamento, quando as necessidades mais baixas (fisiológicas e de segurança) se encontram relativamente satisfeitas. Dentre as necessidades sociais, estão as de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor.

4- Necessidades de estima: são as necessidades relacionadas com a maneira pela qual o indivíduo se vê e se avalia. Envolve a auto apreciação, autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status e de prestígio, e de consideração.

5- Necessidade de auto-realização: são as necessidades humanas mais elevadas e que estão no topo da hierarquia. São as necessidades de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de continuamente auto desenvolver- se. Essa tendência geralmente se expressa através do impulso de a pessoa tornar-se sempre mais do que é e de vir a ser tudo o que pode ser.

RECIPROCIDADE

A empresa, nos dias atuais, para se manter viva no mercado em que atua, buscando a eficácia e eficiência na prestação de seus serviços, necessita de refletir sobre suas atividades, ações orientadas para um resultado, para atingir o sucesso tão almejado por todas elas, que, certamente, afeta o comportamento organizacional. Para isso, deverá considerar alguns pontos que podem se tornar esteios em toda a sua pratica organizacional, como a negociação e a reciprocidade.

CARACTERISTICAS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

É UMA CIENCIA APLICADA Utiliza-se de conhecimento cientifico na pratica. Tem por objetivo aumentar a satisfação dos empregados e o sucesso organizacional.

ADOTA ABORDAGEM CONTIGENCIAL Por meio da analise de contingências,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com