TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle

Seminário: Controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Seminário  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

Controle

Para Henry Fayol, fundador da teoria clássica da administração, o controle significa verificar se os procedimentos do pessoal se acordam com as regras e os princípios estabelecidos na empresa.

Estabelecendo padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.

É o processo administrativo que consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e os erros, a fim de repará-los e evitar sua repetição.

Controlar é guiar a atividade exercida para um fim previamente determinado. monitorar, acompanhar, avaliar, medir e assegurar que a organização esteja no rumo certo, produzindo os resultados esperados e alcançando os objetivos propostos.

O controle é um processo cíclico composto por quarto fases:

1. Estabelecimento de padrões ou critérios: Proporcionam meios para se definir o que se deverá fazer e qual o desempenho ou resultado a ser aceito como normal ou desejável. São os objetivos que o controle deverá manter, seja para garantir a continuidade do negócio, ou alguma necessidade.

2. Observação do desempenho: A verificação do desempenho ou do resultado busca obter informação precisa a respeito daquilo que está sendo controlado, para permitir a tomada de ação corretiva na ocorrência de um desvio.

3. Comparação do desempenho com o padrão estabelecido: O controle separa o que é irregular do que é normal, para que a correção se concentre unicamente nas exceções ou nos desvios. Portanto, o desempenho deve ser comparado ao padrão fixado para verificar eventuais desvios. A comparação do desempenho busca localizar os erros ou desvios e também permitir a elaboração de resultados futuros.

4. Ação corretiva: A ação corretiva visa garantir aquilo que é feito seja feito exatamente de acordo com o que se pretendia fazer.

Além dessas características de um controle eficiente, algumas classificações importantes do controle são:

a) Primeira fase do controle de um serviço administrativo:

· quando do planejamento; · quando da execução; · quando da apuração dos resultados.

b) Classificação do controle quanto ao tempo:

· controle antecedente (antes do serviço); · controle concomitante (durante o serviço); · controle subseqüente (depois do serviço).

c) Classificação do controle quanto à duração do controle:

· controle permanente (execução constante); · controle temporário (execução variável).

d) Classificação do controle quanto ao processo:

· estabelecimento de padrões (critérios ou normas de serviços);

abrangência do controle acontece a nível global, departamental ou operacional, respectivamente, dentro dos planos estratégico, tático e operacional.

Eficiência e eficácia são excelentes parâmetros para a medida do desempenho organizacional, pois indicam ênfase nos meios utilizados para alcançar um objetivo e ênfase no alcance do objetivo.

Colocando o controle em prática, faremos uma análise do processo de Controle no Bradesco dentro dos dados fornecidos em sue relatório anual de divulgação dos resultados.

Programa de Inovação de Suprimentos:

O Bradesco, em 1998, pôs em prática o Programa de Inovação de Suprimentos - série de medidas planejadas para reestruturar o setor de compras do banco, devido aos enormes gastos provenientes de bens e serviços, visando racionalizar os gastos e melhorar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com