TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle De Gestâo

Projeto de pesquisa: Controle De Gestâo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O sistema orçamentário implica na utilização de técnicas e procedimentos contábeis aplicados antecipadamente aos fatos decorrentes de planos, políticas e metas para a consecução de um resultado desejado. Portanto, ao final do processo, são obtidos os demonstrativos financeiros preparados sob condições de premissas que se espera que aconteçam durante o período.

Segundo Atkinson, “Controle é o conjunto de métodos e ferramentas que os membros da empresa usam para mantê-la na trajetória para alcançar seus objetivos. Um sistema está sob controle se ele está no caminho para alcançar seus objetivos. Caso contrário, o sistema esta fora de controle.”.

Três papéis importantes dos contadores gerenciais:

1. Ajudar uma empresa a ficar sob controle.

2. Identificar quando o processo está fora de controle.

3. Dar suporte à aprendizagem da empresa.

Ciclo do Controle

Para Narayanan (2009), os orçamentos desempenham quatro funções básicas, todas elas críticas ao sucesso geral de uma empresa em alcançar objetivos estratégicos: planejamento, coordenação e comunicação, monitoramento do progresso (controle), e avaliação do desempenho.

Para o processo de controle fazer sentido, a empresa deve ter conhecimento e habilidade para corrigir as situações que identifica como fora de controle; caso contrário, o controle não serve a nenhum propósito, porque não pode corrigir as situações fora de controle.

Outro importante ponto sobre controle de gestão é que de nada adianta ter o melhor planejamento estratégico e orçamento se ele não é vigiado constantemente, ele precisa ser controlado, mensurado, tudo que não é medido não esta sendo controlado.

TIPOS DE SISTEMAS DE CONTROLE

Existem dois grandes tipos de sistemas de controle:

1. Controle por tarefas

2. Controle por resultados

A escolha de cada empresa pelo seu tipo de controle deve refletir sua estratégia, porque tem um impacto profundo de como ela deveria monitorar e avaliar o desempenho do funcionário e do processo.

Exemplo:

Controle por tarefas – no processo produtivo de um carro, existem uma série de tarefas a serem completadas em cada etapa da produção. Estas tarefas são executadas e vistoriadas antes do automóvel seguir ao próximo setor e assim por diante até que o carro seja liberado ao consumidor final.

Controle por resultados – a nota do curso da faculdade, ela reflete o nível de conhecimento de cada aluno que é avaliado, este funciona bem como um prêmio.

Exemplos de controles:

Financeiro: Fluxo de caixa, liquidez, inadimplência, endividamento, contas a pagar, contas a receber,...

Patrimônio: Estoque, inventário de bens

Orçamentário: Gerencial

Qualidade: Padrões de qualidade, custos da qualidade

Comercial: Prazo de atendimento, quantidade de assistência técnica, volume de vendas por região, entre outros.

Recursos Humanos: Clima Organizacional, assiduidade, horas de treinamento,...

CONTROLE ORÇAMENTÁRIO

Após passar todas as etapas da elaboração do orçamento, inicia-se o acompanhamento entre os acontecimentos reais versus os planejados e ainda a análise de suas variações. Nem sempre é possível seguir o rumo traçado. As condições mudam, e a empresa tem que se ajustar a elas se não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com