TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle De Produção Em Metalurgica

Pesquisas Acadêmicas: Controle De Produção Em Metalurgica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  2.773 Palavras (12 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 12

CONTROLE DE PRODUÇÃO EM METALURGICA

RESUMO

O objetivo deste artigo é verificar os processos de produção e as operações neles envolvidas, em prol da redução de custos originados com falhas e desperdício de matéria-prima. Isto permitirá à organização maior competitividade no mercado, tendo em vista que os custos de produção diminuirão com a redução das perdas no processo. Para tornar realizável esta pesquisa foram aplicadas neste artigo às ferramentas de gestão da qualidade e o modelo de melhoria da produção, que estrutura os processos da produção visando para a precaução e reversão das falhas. Conforme analisado na pesquisa de dados, a organização já possui um histórico de perdas no processo produtivo e um controle de qualidade enfraquecido, veremos então que, o melhoramento da produção e a implantação de sistemas da qualidade irão gerar grandes benefícios à organização.

Palavra-Chave: PCP, Controle de Qualidade e Administração de Produção.

1. INTRODUÇÃO

Este artigo tem como objeto a análise do processo produtivo de uma Metalúrgica que presta serviços de corte a laser. Iremos utilizar as ferramentas de gestão da qualidade para redução de custos com não conformidades no processo.

Destinada ao objetivo de reduzir as perdas no processo produtivo desta empresa, utilizaremos as ferramentas de gestão da qualidade. Para tornar possível a realização deste projeto, foi necessária muita pesquisa e análise no material coletado.

Como problema de pesquisa foi elaborado a seguinte questão: Como podemos aperfeiçoar os processos e reduzir custos com falhas e desperdícios de matéria-prima?

O objetivo deste trabalho é analisar o processo produtivo de desta indústria que presta serviços de corte a laser e as operações envolvidas. Iremos utilizar as ferramentas de gestão da qualidade para redução de custos com não conformidades no processo e a partir destas análises propor melhorias a serem implementadas.

Estas melhorias permitirão uma redução nos custos da empresa, isto nos mostra a grande relevância que este artigo terá para a organização, tendo em vista que trará maior competitividade aos serviços prestados frente aos seus concorrentes.

2. MÉTODOS E INSTRUMENTOS DE APOIO

Para o desenvolvimento do Artigo, foram utilizadas como metodologia de pesquisa bibliográfica, livros e artigos publicados e sites buscando contribuições teóricas de vários autores reconhecidos e eleitos, que realizaram estudos sobre o tema nas organizações.

Segundo Severino a pesquisa Bibliográfica é:

[...] aquela que se realiza a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses, etc. Utiliza-se de dados ou de categorias teóricas já trabalhados por outros psquisadores e devidamente registrados. (SEVERINO, 2007, p 122).

Segundo Sidney Proetti (2006, p. 95) a pesquisa quantitativa é:

[...] nesta pesquisa demonstra-se, de forma quantificada, a importância dos dados coletados na apresentação dos resultados.

Segundo Sidney Proetti a Pesquisa Qualitativa é:

[...] demonstra os resultados pelo sentido lógico, que resulta do tratamento cientifico dispensado ppelo pesquisador. Essa pesquisa dá enfase à qualidade dos dados analisados, visando ao resultado. (PROETTI, 2006, p 95).

3. DESENVOLVIMENTO

Destinada ao objetivo de reduzir as perdas no processo produtivo desta empresa, utilizaremos as ferramentas de gestão da qualidade. Para tornar possível a realização deste projeto, foi necessária muita pesquisa e análise no material coletado.

As análises serão feitas utilizando ferramentas de gestão da qualidade, além de realizar uma análise do relacionamento com fornecedores e das normas técnicas de qualidade. Tudo isso possibilitará ao autor elaborar propostas de melhoria para que o objetivo de reduzir as perdas e falhas no processo seja atingido, aumentando a competitividade dos produtos da empresa no mercado.

Baseado na pesquisa aplicada verificou que há uma falha inicial na comunicação interna entre a área de vendas e produção, o que gera sobrecarga no volume de produção, visto isso se faz necessário um mapeamento das funções exercidas para entender como melhorar os processos produtivos atacando as falhas na comunicação, prevenindo assim falhas, reduzindo custos e perdas com retrabalhos, pois se, desde o início do processo de venda do produto, não houver uma comunicação eficaz entre os setores de venda e produção, as chances de fracasso do produto aumentam, uma vez que poderão ocorrer diversas falhas e imprevistos durante o processo.

As etapas da produção devem ser mapeadas e planejadas com prazo para execução. Devido ao curto prazo para execução da produção, o planejamento das ações é fundamental, segundo Rocha (1997):

“Visto que o planejamento se antecipa à ação, ele deve basear-se em previsões ou estimativas do que poderá acontecer em tempos futuros. Deve-se ter em mente não só que a predeterminação se prende aos objetivos e métodos, mas também que as dificuldades e problemas que poderão obstruir a consecução destes precisam ser predeterminados. Planos para eliminar e contornar essas obstruções devem ser estabelecidos, se é que se pretende realmente atingir os objetivos”. (ROCHA, 1977, p. 32).

Além da comunicação entre os setores, a gestão do fluxo de informações dentro do setor produtivo é relevante para evitar falhas nas atividades envolvidas no processo. Para entender a importância do fluxo correto das informações no processo produtivo iremos analisar o conceito de comunicação, segundo Santos (1979) “o propósito da comunicação numa empresa é efetivar mudanças e influenciar ações – influenciar subordinados a trabalharem com zelo e confiança, mediante apelo à lógica e às emoções”. Ainda segundo o autor:

“Problemas de comunicação são problemas de administração, e os problemas de administração resolvem-se com uma comunicação eficiente: é através da comunicação que se edifica o moral do grupo e se aumenta a cooperação construtiva entre administração e empregado e, em consequência, a produtividade”. (SANTOS, 1979, p. 7)

Todos os envolvidos devem estar a par de todos os processos que serão realizados, bem como suas etapas e o que deve ser feito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com