TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"Crescer Ou não Crescer, Eis A Questão".

Por:   •  29/10/2014  •  1.814 Palavras (8 Páginas)  •  1.997 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 8

APÊNDICE A : 9

1 INTRODUÇÃO

Apresentarei aqui uma questão de um renomeado empresário regional, na região de Ribeirão Preto, trata-se, do Sr. Osvaldo Azevedo, proprietário de uma famosa fazenda produtora cítrica, que se depara, depois de anos de sucesso no ramo de cultura de laranjas e produção de sucos, numa situação em que tem que decidir qual das propostas de mudança ele terá que optar: do filho João ou José, que gerem ultimamente sua empresa. São propostas de mudanças, um quer crescimento, o outro quer a consolidação e segurança.

2 DESENVOLVIMENTO

Ética, política e sociedade:

A decisão de João, um dos filhos do Sr. Osvaldo, pela expansão de mercado visando maior lucratividade e entrada em uma nova praça, me parece que ele propõe que não irá enfrentar grandes obstáculos. João não deixa claro que mudanças éticas a nova Fazenda São Pedro poderia sofrer.

Vejo em sua proposta, um sonho muito grande de dar voos muito maiores do que se esperasse de uma empresa familiar e regional, para um grande centro urbano como Grande São Paulo. Talvez seja inevitável que a empresa acabe perdendo sim, alguns valores ético, por conta da mudança de visão que terão que adotar saindo do berço familiar para um desconhecido e concorrido ambiente, onde terão que mudar o foco. João argumenta que há uma necessidade de crescer em grandes regiões, fazer mudanças na embalagem e composição do suco pronto. Ele ainda propõe um investimento em marketing para alavancar a marca e um inovador modelo de distribuição varejista através de uma rede.

José possui uma visão mais modesta, porém, sólida e que busca a inovação nos processos, investimentos em novas tecnologias e um ajuste nas contas da empresa, cortando altos salários e optando por sangue novo na empresa com salários compatíveis com o mercado. Seu plano de melhoria e eficiência juntamente com a redução de custos, proporcionaria maiores lucros, pois, continuaria mantendo o produto em alta no mercado, inquestionavelmente, além de manter-se a soberania no mercado ao qual conquistou ao longo do tempo com muito respeito. Ele valoriza, com sua proposta moderadora, valores éticos, com respeito ao mercado de consumidores varejistas, que lhes deu sucesso a sua marca, contudo, a ideia de demissão de gerentes comerciais, com salários exorbitantes seja positiva, pois possui um peso muito alto na folha. Mas, a de demissão em massa por substituição de operários por novas máquinas, teria que ter certo cuidado, para que assim, não perdesse certo prestígio na região junto aos seus fiéis consumidores, pois isso traria um desconforto pela falta de responsabilidade social da empresa com seus funcionários. Essa decisão teria que ser feita gradativa e “cirurgicamente”, através de uma boa gestão de pessoas e processos, que poderia até mesmo realocar estes colaboradores.

João está focado no crescimento da marca Fazenda São Pedro fora da região ao qual os lançou ao mercado. Percebo que ele, está mais preocupado em crescer, neste caso, fora de seus domínios já existentes, do que dá uma manutenção inovadora e adequada ao produto, primeiramente, ao seu principal mercado. Demonstra não está se importando com valores que adquiriu junto aos seus fiéis clientes á anos. Imagino que o Sr. Osvaldo dará uma importância muito grande neste detalhe.

Já a proposta de José, visa uma manutenção nas práticas de fabricação, melhorando eficiência, qualidade do produto e realizando um ajuste fiscal na empresa, aumentado assim, a lucratividade sem correrem grandes riscos, pois, se manteriam no “berço”, que os colocara na posição que hoje estão. Vejo em sua proposta, certa preocupação na relação empresa cliente, pois José acredita que a marca ainda pode sobreviver ao meio de grandes marcas que os rodeiam e quer este mercado na região, como, Unilever com o produto Ades, a Coca Cola com o suco Mais, etc. Para ele, alguns ajustes no campo da melhoria produtiva e menores gastos, os manteriam no topo do mercado, devido à fidelidade dos clientes.

Modelos de Gestão:

A Fazenda São Pedro adotou um modelo de gestão moderado, porém misto, pois além de cultivar a laranja, industrializa-a, obtendo o suco pronto para beber, que é o produto principal de comercialização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com