TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento Das Empresas

Pesquisas Acadêmicas: Crescimento Das Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  2.815 Palavras (12 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 12

O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS

RESUMO

Para a realização do presente trabalho foram feitas pesquisas em livros, jornais e uma entrevista com a Gerente da Cooperativa Sicredi na cidade de Cerro Grande do Sul conforme prática real, o qual tem como objetivo apresentar de forma breve a evolução do crescimento das empresas. Atualmente o cooperativismo vem dando espaço a uma nova forma administrar, vem solucionar problemas de infraestrutura, habitação, alimentação, educação dentre outros, de forma a unir forças em cooperação com o outro. Sicredi uma empresa que trabalha seguindo uma filosofia doutrinal de modelo socioeconômico a favor do bem estar social. As ações do Sicredi são exemplos de parcerias que no coletivo tomam decisões, dividem responsabilidades, visando à realização pessoal e profissional. A legislação por sua vez bem como a Constituição Federal do Brasil, ampara reforçando a livre iniciativa de criar uma cooperativa voltada à valorização humana sem objetivo de lucro. O cooperativismo se estendeu na maioria dos estados do Brasil e se agigantou a uma proporção que hoje tem se o dia internacional do cooperativismo que se comemora anualmente.

Palavras-chave: Cooperativismo; Empresa e Legislação.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo de saber e mostrar a importância do cooperativismo no desenvolvimento social, acompanhado as transformações do mundo tecnológico. As empresas vêm adotando a nova forma de administrar incorporando esse modelo econômico em suas ações administrativas e sociais de uma forma prática e sedutora. A empresa Sincredi é o exemplo de humanização em suas práticas gestoras. As cooperativas de crédito integrantes do SICREDI participam da construção da qualidade de vida das comunidades e das categorias profissionais em que estão inseridas. Suas ações acontecem em diversas frentes, possibilitando a realização de projetos e eventos em benefício da sociedade e a valorização da cidadania.

1.2 COOPERATIVISMO

Cooperativismo é um movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. Seus referenciais fundamentais são: participação democrática, solidariedade, independência e autonomia. O Nesse sentido segundo Satierf (2003 p.17), conceitua cooperativismo como:

Doutrina econômica estruturada para a geração de riquezas através do livre associativismo entre as pessoas que espontaneamente concordam em criar uma cooperativa em qualquer segmento produtivo permitido pela legislação e, unidas pelos mesmos ideais e tendo os mesmos objetivos, buscam satisfazer suas necessidades financeiras e de realização pessoal/profissional através da produtividade e da valorização humana e não da exploração do homem pelo homem.

Doutrina esta baseada em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Os membros das cooperativas acreditam nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelo seu semelhante.

Para Oliveira (2003) “cooperativismo social seja por meio de iniciativas nascidas no próprio Sistema ou no apoio a programas sociais desenvolvidos em parceria com outras entidades, as cooperativas de crédito SICREDI buscam difundir a cultura da cooperação.” Acreditando que, mais do que doar, é essencial criar condições para que os cidadãos possam capacitar-se e crescer no mundo globalizado, essa condição se dá por projetos de melhoria de vida do cidadão. Como empréstimos facilitados em parcerias, com facilidades de pagamento onde seus sócios trabalham de forma colaborativa, sem prejuízo do outro, de forma responsabilizada, onde todos colaborativos.

A empresa “Sicredi” tem origem essencialmente no setor primário,(agricultura) o SICREDI atua nos centros urbanos, por intermédio das cooperativas de livre admissão e/ou por meio de cooperativas de crédito segmentadas, que são aquelas ligadas a categorias profissionais ou segmentos econômicos específicos. Ramos (2004 p. 31), salienta:

O fortalecimento institucional do SICREDI e de outras instituições de mesma natureza, foi crescendo a abrangência de atuação do cooperativismo de crédito, com a significativa ampliação do volume de recursos administrados, o aumento do contingente de associados e a disponibilização de uma maior gama de produtos e serviços. A realidade regional esta voltada na região sul mais para a agricultura rural, porque é uma zona estritamente rural. O Sicredi realiza empréstimos na melhoria social e econômica.

O SICREDI é um Sistema de Crédito Cooperativo brasileiro que congrega mais de 124 Cooperativas de Crédito Singulares. A Cooperativa de Crédito Singular mais antiga deste sistema foi criada em 1902 no município de Nova Petrópolis, no distrito de Linha Imperial, no Rio Grande do Sul, hoje conhecida como SICREDI Pioneira RS. Conforme o parecer do entrevistado diz que o sistema conta atualmente um milhão e meio de associados, atuando em onze estados brasileiros (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Bahia. Tem empresas controladas (Administradora de Cartões, Administradora de Consórcios e Corretora de Seguros), além de uma empresa de informática, a Redesys, com atuação de forma integrada, proporciona ganhos de escala, fortalecimento da marca e maior competitividade.

O entrevistado diz que existe o dia internacional do cooperativismo de crédito, que é em 17 de outubro.

3 O SOCIAL E O COOPERATIVISMO DO SICREDI: CENTRO LESTE

Segundo o entrevistado cita que o centro oeste abrange treze municípios sendo treze unidades de atendimento em dez regionais municipais: – Cachoeira do Sul – Centro- Guaíba– Cerro Grande do Sul – Barão do Triunfo – Mariana Pimentel – Sertão Santana – Encruzilhada do Sul– São Jerônimo – Cachoeira do Sul.

Zona Norte – Charqueadas – Tapes – Sentinela do Sul – Cachoeira do Sul - Centro – Guaíba – Cerro Grande do Sul– Barão do Triunfo – Mariana Pimentel. No que se refere estrutura Organizacional do Cooperativo Centro Leste, integrante do sistema SICREDI, sabe-se que o Sicredi tem como fala Oliveira, (2003, p. 41) “Como sistema cooperativo, valorizar o relacionamento, oferecer soluções financeiras para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade. Tendo como visão “Ser reconhecido pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com