TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENÁRIO EMPRESARIAL: O Crescimento Das Pequenas Empresas.

Artigo: CENÁRIO EMPRESARIAL: O Crescimento Das Pequenas Empresas.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

2.1- A MATEMÁTICA A SERVIÇO DA EMPRESA

2.2- FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES

2.3- ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES PARA O PROFISSIONAL

2.4- A PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS

3. CONCLUSÃO

REFERÊNCIA

APÊNDICE

INTRODUÇÃO

A criação de produtos e serviços é o tipo mais comum de inovação. Assim o empresário, além de lançar novos produtos, pode também investir no melhoramento do que já existe no mercado. Por exemplo, numa fábrica de cosméticos, é possível inovar criando novas fragrâncias para o sabonete já existente ou lançando versões para peles oleosas, secas e sensíveis.

A inovação também pode ser feita com alterações em etapas de fabricação de um produto, ou seja, modificando os processos produtivos. Nesse caso, é possível mudar a matéria-prima por uma opção mais barata e que não altere a qualidade. Há também a possibilidade de se reduzir desperdício ou ainda procurar meios de acelerar a produção. Muitas vezes, quando são utilizadas normas para a fabricação de um determinado produto, como telhas ou tijolos, é preciso fazer uma adequação no processo. Isso vai reduzir custos e melhorar a qualidade do produto.

Quando o empresário se esforça para criar estratégias para garantir a conquista de novos clientes ou o sucesso na venda de um produto, ele está inovando em marketing. São exemplos: criação de cartões fidelidade, oferta de formas de pagamento diferenciadas; brindes aos clientes; mudança de embalagens; design melhorado do produto. “Inovar em marketing é também fazer parcerias para promover um produto”. Uma locadora faz isso quando diz ao cliente que se ele alugar três DVDs no final de semana terá desconto de 50% na pizza da empresa X.

Inovar é também programar um novo método organizacional nas práticas de negócios da empresa, na organização do seu local de trabalho ou em suas relações externas. Oferecer ginástica laboral para diminuir a incidência de doenças do trabalho e treinamentos para a melhoria de desempenho profissional são formas de a empresa inovar em termos organizacionais. A implantação da gestão da qualidade também se configura uma inovação desse tipo, assim como mudanças nas operações de abastecimento e entrega de produto e/ou de matéria-prima que resulte em ganhos para a empresa.

O empresário precisa ter conhecimento do seu negócio e as necessidades de sua clientela. Dessa forma, terá a percepção do que e como inovar. É importante estar atento às demandas de clientes não satisfeitas. “Esse é um convite à inovação”, completa.

É preciso apurar os sentidos para enxergar o que o cliente deseja estimular a criatividade e ousar. Além disso, o empresário deve inovar sempre. Não deve esperar o número de vendas de um produto cair para modificá-lo ou substituí-lo. “O pior dos custos é o empresário não sobreviver ao mercado”.

Sem dúvida uma das utilizações mais importantes para contabilidade é o cálculo de custos de produtos e serviços. Com o tempo, tais custos geram e se tornar padrões dentro da empresa, facilitando o gerenciamento nas atividades empresarias. Desta forma, a contabilidade tem, além do cálculo do custo histórico, bases para a determinação de padrões e gerenciamento de porcentagem e estatística e probabilidade. Onde a porcentagem a estatística e probabilidade proporciona solucionar os prejuízos e vantagens.

Diante da perplexidade mundial frente aos efeitos ambientais resultantes da atuação do homem sobre a natureza, percebe-se finalmente que o crescimento econômico da maneira como tem sido conduzido só pode levar a um resultado: caos. A análise das práticas de controle de qualidade mostra que não basta somente qualidade de produto e de processo, precisa-se de qualidade ambiental. E esta só pode ser alcançada com o comprometimento não só do governo e dos indivíduos, mas também do meio empresarial. Entre as tecnologias disponíveis, as normas e regulamentos para sistemas de gestão ambiental são um esforço no sentido de as organizações assumirem suas responsabilidades frente ao futuro do planeta. A compreensão do processo de gestão ambiental faz a grande diferença quando da constatação dos resultados empresariais. Temas ambientais transformaram-se em um ponto crítico para os negócios nos últimos anos. Para as organizações, conformidade com regulamentos, decisões legais de responsabilidade financeira por danos ambientais e aumento da importância dada por parte dos clientes e grupos interessados, aos efeitos ambientais relatados na manufatura do produto, têm feito do fator ambiental uma variável.

A contabilidade tem grande importância ma economia atual, é ela quem planeja, executa e controla o sistema de informações p-ara a empresa.

O papel do contador é primordial, pois é ele quem fornece as informações úteis para que o administrador possa tomar as melhores decisões, isso também em longo prazo, pois, através dos fatos contábeis o administrador poderá pensar no futuro da empresa. A contabilidade deve manter-se sempre atualizada com todos os seus relatórios em dia para que todas as áreas, compras, RH, Administração, Marketing, financeira, entre muitas outras, possam se sincronizar e obter os melhores resultados possíveis. As informações apuradas devem ser analisadas em conjunto com todo o meio que a cerca.

Na atualidade existe um alto índice de falência de novas empresas, isto acontece justamente porque o novo empreendedor assume altos riscos não observando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com