TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criação De Empresa Agencia De Seguro Viagem

Por:   •  12/9/2013  •  2.681 Palavras (11 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

O segmento turístico teve inicio no Século XIX na Europa, juntamente com a revolução industrial e a invenção da máquina a vapor, os trens e navios tornaram as viagens mais simples e acessíveis, pois antes os principais veículos eram movidos por animais, o que dificultava os indos e vindos e claros o desconforto e a falta de segurança eram maiores.

Ao viajar o turista pode se deparar com diversas situações que podem causar prejuízos e contratempos para sua viagem, até mesmo a alimentação e fuso-horário podem gerar transtornos. A assistência de viagem tem como objetivo principal minimizar quaisquer imprevistos que possam ocorrer durante este período, pode-se dizer que ela se torna uma necessidade à medida que existe o desconhecimento cultural e social por parte da maioria dos turistas.

Outro fator importante é que nos últimos anos as atividades turísticas mundiais ganharam grande destaque econômico, tanto nas áreas de lazer e entretenimento como na área de coorporativa, viajar tornou-se uma necessidade, hoje o mercado de turismo movimenta bilhões de dólares globalmente, através de companhias aéreas, hotéis, restaurantes, cruzeiros marítimos e uma variedade imensa de produtos e serviços dentro do setor de turismo.

Diariamente cresce o número de pessoas que utilizam dos serviços de turismo, com a globalização também crescem o numero de profissionais que tem de viajar para outras cidades e/ou países a trabalho.

O conceito de assistência de viagem surgiu nos EUA em abril de 1864 por James Batterson e no Brasil em 1808 foi registrada a 1ª companhia de seguros brasileira chamada “BOA Fé”, neste caso a companhia de seguros atuava no segmento de seguros marítimos.

Hoje no Brasil existem 17 empresas no segmento, mas nenhuma delas tem uma comunicação direcionada ao público final, por se tratar de um serviço essas empresas focam seus esforços em divulgar seus produtos para seus parceiros que o direcionam ao público alvo.

1. ASPECTOS LEGAIS

O Tratado de Schengen é um acordo assinado entre países da Comunidade Européia (Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Finlândia, França, Grécia, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Áustria, Portugal, Espanha e Suécia) que estabelece a obrigatoriedade de que os turistas visitando esses países comprovem possuir uma Assistência a Viagens com valor mínimo de € 30.000 para garantir assistência médica por doença ou acidente.

O contrato de seguro no código civil brasileiro

Foi em 1º de janeiro de 1916 que se deu o maior avanço de ordem jurídica no campo do contrato de seguro, ao ser sancionada a Lei n° 3.071, que promulgou o "Código Civil Brasileiro", com um capítulo específico dedicado ao "contrato de seguro". Os preceitos formulados pelo Código Civil e pelo Código Comercial passaram a compor, em conjunto, o que se chama Direito Privado do Seguro. Esses preceitos fixaram os princípios essenciais do contrato e disciplinaram os direitos e obrigações das partes, de modo a evitar e dirimir conflitos entre os interessados. Foram esses princípios fundamentais que garantiram o desenvolvimento da instituição do seguro.

1.1 Definição das estratégias

Segundo pesquisa publicada do ministério do turismo o perfil médio do [ de viagens é feminino, de 25 a 34 anos, com ensino superior ou acima, pertencente à classe B, sendo este o perfil médio temos consciência de que o target deve ser mais abrangente possível, podendo ser focado também a pessoas do sexo masculino, das faixas etárias entre 18 e 44 anos, que tenham concluído ensino médio acima, das classes A até C, segue tabela exemplo do perfil de consumidores, retirada da pesquisa, datada de Junho de 2009.

Amostra

Porcentagem de clientes

Masculino 43,9%

Feminino 56,1%

18 a 24 18,5%

25 a 34 25,2%

35 a 44 20,2%

45 a 59 22,8%

60 acima 13,3%

Até ensino fundamental 12,3%

Ensino médio 36,4%

Superior / acima 51,3%

Classe A 18,2%

Classe B 46,3%

Classe C 19,7%

Classe D 15,8%

Base da pesquisa 1.479 entrevistados.

1.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com