TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresas de seguros na indústria

Seminário: Empresas de seguros na indústria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Seminário  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

Empresas do ramo de seguros:

Mapfre Vera Cruz Seguradora S.A.

Brasilveículos Companhia de Seguros (BBSeguros) .

a) Balanço patrimonial

O balanço patrimonial das demonstrações financeiras relativas aos semestres findos em 30 de junho 2009 e 2008 da Mapfre. Está de acordo com a lei 11.638/07 e com a lei 22.941/09 nos seguintes itens: no balanço constam nas contas do Ativo: o Ativo circulante e o Ativo não circulante. Sendo que, no Ativo não circulante consta o Ativo realizável a longo prazo. No entanto, o balanço diverge desta legislação porque manteve o item permanente dentro da conta do Ativo. Os itens: Investimentos, Imobilizado e Intangível estão inclusos no Permanente.

A empresa está de acordo com a lei 11.941/09 que extinguiu o subgrupo Deferido na conta do Ativo.

De acordo com o parecer dos auditores independentes, a Seguradora registra as suas operações e elabora as suas demonstrações financeiras com observância das diretrizes contábeis. Mas, faz a ressalva do item Complementar de Prêmios mencionados no parágrafo 3, por não representar adequadamente, a posição patrimonial e financeira da empresa.

O balanço patrimonial referente aos semestres findos em 30 de junho de 2010 e 2009 da Brasilveículos. A BBSeguros está de acordo com a lei 11.638/07 e com a lei 22.941/09 nos seguintes itens: no balanço constam nas contas do Ativo: o Ativo circulante e o Ativo não circulante. Neste último, constam o Ativo realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. No entanto após a lei 11.941/09 ficou extinto o subgrupo Deferido que tinha a finalidade de contabilizar as despesas iniciais na implantação das empresas, e diluir em exercícios posteriores, os gastos necessários nas suas reorganizações. Todavia, a BBSeguros manteve o subgrupo Deferido em seu balanço patrimonial.

Quanto as contas do Passivo, no BBSeguros contém Passivo Circulante, Passivo não circulante e patrimônio líquido. Neste último constam os subgrupos: Capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros e lucros acumulados.

Segundo o parecer dos auditores independentes as demonstrações contábeis representaram adequadamente a posição patrimonial e financeira da Brasilveículos Companhia de Seguros. Porém, conforme nota explicativa, a Administração da Companhia apresentou suas demonstrações contábeis intermediárias, utilizando as normas adotadas até 31 de dezembro de 2009, ou seja, não aplicou as CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis, com vigência para 2010.

b) DFC´s

Na elaboração das demonstrações financeiras do exercício de 2008, a Seguradora Mapfre adotou, pela primeira vez, as alterações na legislação societária introduzidas pela Lei n°11.638/07 por meio da Circular SUSEP nº 379/08. Em atendimento a esta legislação, os seguintes ajustes foram efetuados: i) substituição da DOAR - Demonstração das Origens e Aplicações dos Recursos pela DFC - Demonstração do Fluxo de Caixa e ii) reclassificação dos itens componentes do ativo diferido para o ativo intangível. As demais mudanças introduzidas pela referida Circular não geraram efeitos significativos. A Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC), cuja divulgação tornou-se obrigatória pela Lei n° 11.638/07 por meio da Circular SUSEP nº 379/08, foi elaborada pelo método direto e sem a apresentação da conciliação entre o lucro líquido e o fluxo de caixa líquido das atividades operacionais, conforme modelo estabelecido pela Circular SUSEP nº 379/08. Para efeitos comparativos, os saldos de 30 de junho 2008 foram reclassificados do Ativo Diferido para o Ativo Intangível, conforme demonstrado.

Na BBSeguros as demonstrações de fluxo de caixa também estão de acordo com a legislação vigente e o método também é direto.

c) Relatório de Administração

Para ambas as empresas: Imobilizado - Registrado ao custo de aquisição, formação ou construção, adicionado dos juros e demais encargos financeiros incorridos durante a construção ou desenvolvimento de projetos. A depreciação dos bens é calculada pelo método linear sobre o custo de aquisição corrigido com as seguintes taxas anuais: Os encargos financeiros capitalizados são depreciados, considerando os mesmos critérios e vida útil determinados para o item do imobilizado aos quais foram incorporados.

d) Principais informações do Relatório de Administração

Abaixo relacionamos as informações (presentes ou não) nos Relatórios de Administração das duas empresas pesquisadas. No entanto, fazemos a ressalva de que alguns dos itens por nós considerados como presentes em seus relatórios, não estão exatamente divididos conforme esta nomenclatura, mas presentes no corpo do texto dos relatórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com