TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curva De Possibilidade De Produção Ou (curva De Transformações)

Trabalho Universitário: Curva De Possibilidade De Produção Ou (curva De Transformações). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  1.700 Visualizações

A teoria da curva de possibilidades de produção (CPP) trabalha com a escassez de fatores de produção, com limite de produção de uma empresa, organização, sociedade ou país, ela demonstra graficamente a possibilidade de produção com os recursos disponíveis no momento (matéria prima, mão de obra, tempo).

Segundo Manuel Enriques Garcia, “em economia a curva de possibilidades de produção ilustra graficamente como a escassez de fatores de produção criam um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, pais ou sociedade”.

Para que uma curva de possibilidade de produção possa ser representada é preciso admitir as seguintes hipóteses básicas:

A - Quantidade de recursos existentes e fixos durante o tempo de análise.

B - Todos os recursos de produção que estão empregados na produção ou serviços.

C - O nível tecnológico não sofre alterações, ou seja, mantém-se constante.

Há duas formas de deslocamento a que ocorre no curto prazo e a no longo prazo.

Em longo prazo: o deslocamento ocorre para fora, ou seja, para a direita, devido ao progresso tecnológico, maior eficiência produtiva, elevação do grau de qualificação de mão de obra, etc., possibilitam a expansão de produção de ambos os bens.

Em curto prazo: o deslocamento ocorre sobre a CPP, pois a realocação de fatores obtém-se mais de um bem sacrificando a produção do outro.

Em economias planificadas, centralizadas, o deslocamento na CPP é feito conforme a decisão de quem controla.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com