TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos de armazenamento

Tese: Custos de armazenamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Tese  •  2.550 Palavras (11 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 11

1 – Custos de Estocagem

Os processos relativos a armazenagem, além de precisarem de controle, no tocante aos materiais sob a guarda da organização, também geram custos, os quais precisam de apuração para que possam incorporar os preços dos produtos /serviços.

Para que possamos estudar esses custos, cabe relembrarmos alguns conceitos da gestão de estoques:

- Estoque – Acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de transformação que surge em função do descompasso entre a demanda do cliente e o fornecimento dos materiais. Tal descompasso ocorre por diversos motivos entre eles, atrasos em entregas, escassez de matéria-prima, erros administrativos.

O estoque também tem a característica de ocorrer em diversas localidades da organização, em função da natureza das atividades, por diversos descompassos entre demanda e fornecimento e recebendo classificações diferenciadas.

Então, de uma forma geral poderemos ter os seguintes tipos de estoque:

- Proteção, Flutuação ou Isolador: voltado para garantia do funcionamento do setor/área/organização por um período de tempo determinado;

- De ciclos ou Tamanho do Lote: Assim denominado por acontecer em meio ao processo produtivo, gerando estoques intermediários, conhecidos também como estoque de peças semi-acabadas, materiais acabados, materiais em processamento.

- Antecipação: estoques formados para amortecer efeitos das sazonalidades;

- Em trânsito: materiais que saíram de algum centro de estocagem ou estoque intermediário para um destino, no qual ainda não deram entrada.

Existem ainda as questões inerentes à própria gestão de estoques que constantemente apresentam-se desafiadoras para os profissionais:

- O que pedir?

- Quanto pedir?

- Quando pedir?

- Como gerenciar?

- Rotinas;

- Prioridades;

- Gerenciamento;

2 – Custos ligados aos Estoques

São três os custos ligados ao processo de estocagem. Classificados em função da natureza das atividades agrupadas:

a) Custos de Aquisição: são os custos gerados no processo de compra do material. Além do valor do material em si, ocorrem outros custos que a organização realiza para a aquisição do material, por exemplo: pagamento dos salários, eletricidade, telefonia, viagens. São gastos que ocorrem independente de acontecer um pedido de material, por isso são considerados como custos fixos de aquisição. Outros custos acontecerão somente com a existência de pedidos de material, por exemplo: custos de inspeção, fretes especiais de entrega. Por isso são considerados custos variáveis do processo de aquisição. Também serão apurados os descontos obtidos através de negociações com fornecedores, reduzindo o valor dos custos a apurar;

b) Custos de Manutenção: são os custos relativos ao processo de guarda do material, também estão incluídos o investimento no estoque, obtido através da avaliação do mesmo. Estes custos ainda incluirão os investimentos em maquinário especializado, aquisição e implantação de softwares para gerenciamento, cobertura de riscos como danos, perdas e furtos, além dos investimentos em infraestrutura de armazenagem. Também são conhecidos como custos de armazenamento;

c) Custos de Falta: de difícil apuração, são os custos decorrentes da escassez do material. Valores que surgem em função de um pedido não atendido, atrasos na produção por falta de matéria-prima, abalos à imagem da organização no mercado. Incluirão levantamentos específicos de setores da produção para a sua apuração, dificultando a determinação do valor exato;

2.1 – Ferramentas para Análise dos Custos

Como o registro das movimentações dos estoques são numéricos, o conjunto dos mesmos oferece a possibilidade de formação de um modelo matemático para estudos correlacionados entre valores dos custos, quantidades gerenciadas e comportamentos. Para avaliação desses modelos utilizar-se-ão ferramentas como:

- Modelos Estatísticos (econômicos e matemáticos);

- Aproximações (tentativas e erros);

- Estudos de Perfis de estoque;

- Determinação de quantidades ótimas;

Vamos agora estudar cada um dos custos ligados ao estoque:

2.2 – Custos de Pedido

Como citado anteriormente, os custos de pedido ocorrem no processo de aquisição antes, durante e após a compra, cessando sua apuração no momento do recebimento do material pela área de estocagem. Independente do valor da aquisição do material, teremos os custos relacionados ao processo como um todo, classificando-se, esses custos, em fixos ou variáveis, pois ocorrerão sem a existência ou com a existência de pedidos, respectivamente.

Podemos então obter o Custo Total Anual com Pedidos, multiplicando o custo unitário de pedido, ou seja, o custo de um único pedido, pelo número de pedidos realizados em um período, em geral 1 ano.

Assim, temos:

CTA = B . N Onde,

CTA: Custo Total Anual de Pedidos ou Custo Total de Aquisição

B: Custo Unitário de Pedido (Custo de um pedido)

N: Número de Pedidos ou Cadência de Compras

Nota: Muitas organizações realizam pedidos de compra com mais de um item de material, o modelo apresentado é para a apuração sobre cada item. Assim, deve-se proceder a separação dos pedidos em pedidos de um único item para apuração dos valores.

Mas o fator N, conhecido como cadência de compras, é obtido na relação entre a Demanda do período (1 ano) e a quantidade de unidades do material no lote a ser comprado. Daí a necessidade de trabalharmos com os valores de custos de cada material para a apuração.

Então, teremos

N = D / Qlote Onde,

N Cadência de compra ou número

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com