TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das implicações práticas dos trade-offs na gestão logística, no que diz respeito às decisões de armazenamento e à tomada de decisões relacionadas aos custos

Pesquisas Acadêmicas: Análise das implicações práticas dos trade-offs na gestão logística, no que diz respeito às decisões de armazenamento e à tomada de decisões relacionadas aos custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.952 Palavras (16 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 16

Considerado um dos principais custos dentro de uma organização, o Custo Logístico representava aqueles custos identificados nos estoques, no inventário de materiais, na embalagem, no planejamento operacional, na armazenagem, transporte, compras e no serviço ao cliente. Segundo a ABML, o custo logístico corresponde a aproximadamente 19% de seu faturamento. Portanto, é fundamental a uma empresa estabelecer regras para o acompanhamento destas despesas, o que pode significar até mesmo a existência da própria empresa.

Com o passar do tempo, notou-se a necessidade de se adotar uma abordagem integrada no gerenciamento destes custos, que compreende desde a produção até a sua distribuição (produto), deixando para trás a antiga filosofia contábil dos custos, que eram analisadas apenas após o término de determinada operação ou do despacho definitivo do produto.

Uma das grandes dificuldades neste gerenciamento de custos é a falta de informações que as organizações possuem frente a esta questão de abordagem integrada, ausência esta que às vezes pode determinar seu sucesso ou fracasso.

1) CONCEITO DE CUSTOS DE ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO

A armazenagem é constituída por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados ou semi-acabados. Uma vez que este processo envolve mercadorias, este apenas produz resultados quando é realizada uma operação, nas existências em trânsito, com o objectivo de lhes acrescentar valor (Dias, 2005, p. 189). Pode-se definir a missão da armazenagem como o compromisso entre os custos e a melhor solução para as empresas. Na prática isto só é possível se tiver em conta todos os factores que influenciam os custos de armazenagem, bem como a importância relativa dos mesmos (Casadevante, 1974, p. 26).

1.1) A Importância da Gestão da Estratégica de Custo Logístico

Conceito: Os custos logísticos são um fator-chave para estimular o comércio. O comércio entre países e entre regiões de um mesmo país é frequentemente determinado pelo fato de que diferenças nos custos de produção podem mais do que compensar os custos logísticos necessários para o transporte entre essas regiões (ROSA, 2007).

A logística gira em torno de custos A concepção logística de agrupar conjuntamente as atividades relacionadas ao fluxo de produtos e serviços para administrá-las de forma coletiva é uma evolução natural do pensamento administrativo. As atividades de transportes, estoques e comunicações iniciaram-se antes mesmo da existência de um comércio ativo entre regiões vizinhas. Custos logísticos é um fator-chave para estimular o comércio. A logística tem a missão de ajudar empresas a melhorar seu nível de serviço reduzindo custo de operações.

Os custos logísticos apesar de imperceptíveis em alguns casos estão inseridos dentro do contexto econômico no nosso país, existem vários itens que compõem os custos logísticos.

No Brasil o governo tem procurado desonerar das exportações os tributos nacionais permitido ofertarem preços competitivos no mercado internacional. O comércio entre países e entre regiões de um mesmo país é frequentemente determinado pelo fato de que diferenças nos custos de produção podem mais do que compensar os custos logísticos necessários para o transporte entre as regiões. A relevância da logística é influenciada diretamente pelos custos associados à suas atividades. O aumento do comércio internacional indica que a especialização do trabalho continua acontecendo numa escala mundial. À medida que estes problemas puderem ser solucionados, todos poderão beneficiar-se de mercadorias de melhor qualidade e menor custo. Grandes esforços já foram feitos para o desenvolvimento de sistemas logísticos mais e mais eficientes.

1.2) O Processo de Armazenagem Logística

O principal objetivo do presente trabalho é analisar as consequências práticas do trade off da gestão logística, no que diz respeito a decisões de armazenagem e o processo decisório relacionado aos custos envolvidos nessa atividade. Gerando um framework que auxilie as decisões entre realizar investimentos em ativo imobilizado na forma de instalações de armazenagem e a terceirização dessa operação por operadores logísticos. A armazenagem possui um aspecto de elevada consideração no processo de negócios junto ao mercado, pois assimila uma parcela significativa dos custos logísticos na cadeia de suprimentos. Serão mostrados os aspectos envolvidos no processo de decisão e as ações diretas e indiretas na qualidade do nível de serviço oferecido aos clientes, onde no primeiro caso temos a redução de transações de impostos, deslocamento e coordenação. Já no segundo, a redução de investimentos em ativos,a qualidade de serviços, e o direcionamento do foco na atividade central do negócio, maior flexibilidade operacional e maximização de retornos sobre os

investimentos.

Basicamente os custos de armazenagem (mão de obra, instalações, aluguel ou aquisição, equipamentos, etc.) são caracterizados por serem fixos e indiretos, ou seja, existe uma obrigação contábil que acompanhará todo o processo ou em quanto durar sua utilização, e à alocação é realizada por rateio, os itens são contabilizados por sua função (ex: acondicionamento) e não por contas naturais (ex: depreciação). Sendo assim, esses custos fixos se comparados à capacidade instalada, tornam-se proporcionais. Afinal, mesmo que existam poucos produtos no armazém ou sua movimentação esteja abaixo do planejado, os custos de armazenagem continuarão constantes, pois na grande maioria esses são dependentes dos equipamentos de movimentação, de pessoal, espaço físico e de novos investimentos, se tratando de uma atividade de demanda não constante.

A definição do posicionamento e da função das instalações de armazenagem é uma decisão estratégica. Esse aspecto faz parte de um conjunto integrado de decisões, que envolvem políticas de serviço ao cliente, de estoque, de transporte e de produção que visam prover um fluxo eficiente de materiais e produtos acabados ao longo de toda a cadeia de suprimentos.

Em vias de explorar algumas possíveis soluções logísticas que atendem a necessidades

específicas, as empresas sofrem com o desconhecimento sobre as soluções estruturadas para tal decisão e quando as conhecem se deparam com soluções variáveis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com