TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇAO DE EMPREENDEDORISMO

Seminário: DEFINIÇAO DE EMPREENDEDORISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Seminário  •  4.503 Palavras (19 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 19

DEFINIÇAO DE EMPREENDEDORISMO

Podemos citar empreendedorismo como a criação de valores por pessoas e organizações que trabalham juntas para implementar uma ideia por meio da aplicação da criatividade e a capacidade de transformar.

Segundo o autor (Barreto (1998) cita o "empreendedorismo como a habilidade de se conceber e estabelecer algo partindo de muito pouco ou quase nada", assim enfatizando a grande importância do trabalho, e da capacidade de maximizar recursos.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-SEBRAE, entende que o empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. E que esta corporação do governo que estão constantemente buscando novos caminhos e novas soluções para as pessoas sempre tendo em vistas suas necessidades. No nosso entendimento que para se tornar um grande empresário de sucesso devem buscar novos negócios e oportunidades e se preocupar sempre com o presente da melhoria do produto. E também o empreendedor deve ser otimista e buscar o sucesso, apesar de todas as dificuldades. Então podemos dizer que o empreendedorismo é o ato de aproveitar oportunidades, inovar, planejar, arriscar, empenhar, ser perseverante, acreditar nas ideias e transformar em realidade, este ato se aplica em qualquer área, seja um novo negócio, seja um novo processo ou um novo produto, um novo método, o importante e inovar, se dedicar, criar novas ideias e não desistir.

Nos últimos anos tem ocorridos tantas tentativas de estabilização da economia e da imposição vinda do fenômeno da globalização, existem grandes empresas brasileiras que tiveram que procurar outras alternativas para aumentar a competitividade, como reduzir os custos para se manterem no mercado atual. Por causa das consequências de mudanças tecnológicas e de como isso vem acontecendo muito rápido nos últimos anos.

Isso vem acontecendo por causa de que o mercado competitivo também faz com que os novos empresários adotem novas tecnologias, novos produtos, e mudem suas tácticas para não ficarem para trás, para não fecharem as portas. Os principais conceitos, e que devem seguir.

Ter objetivos pessoais e profissionais; Observar tendências; Usar talentos pessoais; Ser adepto da educação continuada; Ampliar rede de relacionamento; Buscar equilíbrio entre trabalho, lazer, emoções e valores;

Ousar em mudanças.

Então podemos dizer que todas essas características são possíveis sim o empreendedor brasileiro obter sucesso em qualquer área que a pessoa queira empreender, pois isso leva as pessoas terem mais ousadia a investir em seus negócios assumindo riscos financeiros. Dando a perceber que a evolução do empreendedor brasileiro em que estão cada vez mais ousado em enfrentar a concorrência e investir em novos empreendimentos capaz de assumir riscos financeiros. É possível visualizar em nossa pesquisa realizada que o aumento de empreendedores são mais de pessoas mais jovens que variam a faixa etária entre 18 a 24 anos e melhor ainda é ver que esses jovens empreendedores e seus empreendimentos estão sendo lucrativos e gerando oportunidades ainda mais para quem quer ter seu próprio negócio.

ETAPAS ESSENCIAS PARA CRIAÇÃO DO NOVO PLOJETO

Responder em grupo:

a) Qual mercado ela atende?

A empresa atende ao ramo de atividade de logística de transportes de cargas e de veículos. Oferecendo serviços logísticos para empresas de outros estados que queriam transportar seus produtos e matérias primas para suas filiais instaladas em vários estados brasileiros. Também transportando produtos de empresas que importam produtos internacionais que chegam nos portos marítimos e portos secos brasileiros. Oferecemos serviços também na área de transportes de veículos importados e de veículos que são fabricados no Brasil, e distribuindo em todo território brasileiro, seja nas concessionarias autorizadas ou nos pátios para transportar para fora do país.

b) Qual o retorno econômico que ela proporcionará?

Nossa empresa proporcionará um retorno rentável mensal, sendo o suficiente para mantermos nossa empresa em atividades, e funcionamento cobrindo gastos com frotas, fretes, funcionários, peças, lucros, etc..

c) Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio?

Em um cenário de alta competição crescente de complexidade operacional e sofisticação tecnológica contribuem de forma decisiva para aumentar a demanda de operadores logísticos, podendo tornar o papel deles de vital importância nos resultados de nossa empresa. Sabemos que a contratação de operadores logísticos podem oferecer vantagens básicas em relação aos custos e a qualidade nos serviços oferecidos por esses profissionais, e além das vantagens os operadores logísticos tem o potencial de gerar vantagens competitivas para nossa empresa, como por exemplo, nas dimensões de redução de investimentos em ativos, foco na atividade central do negócio e a maior flexibilidade operacional.

Com isso temos o objetivo de reduzir investimentos em pessoal, em armazenagem, em frota, em tecnologia, gerando diretamente na melhoria do retorno sobre ativos e investimentos da empresa.

d) Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio?

A equipe de frente serão os sócios, estaremos comprometidos em adquirir experiência e passar conhecimentos aos nossos funcionários, através de treinamentos. Que serão:

Rafael Ramos Machado que exercera a função de gerente administrativo, de nossa matriz e teremos responsáveis que tomaram conta de nossas outras filiais, assumindo as responsabilidades da empresa e gerenciando todo o pessoal, frota e toda a logística que a empresa atende. Também teremos nosso financeiro que será assumido pela Raísa Pires Vieira-assumira todo nosso financeiro da empresa. Nosso gerente logístico ser assumido pelo Willamy Júnior Correia de Souza- que tomara conta de toda a logística da empresa, resolvendo e solucionando qualquer problemas que surgir em nossas empresas. Para elaboração das cargas e pelas operações logísticas de estoques será pelo Carlos Henrique M. de Souza. E a Sara de Souza de oliveira- será nossa coordenadora de todas as contratações e tomara conta de nosso RH da empresa.

E ainda a empresa conta com mais 400 funcionários e motoristas distribuídos entre nossa matriz e nossas filiais em outros estados.

e)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com