TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO DA APRENDIZAGEM

Monografias: DESAFIO DA APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  9.272 Palavras (38 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 38

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

TAUBATÉ

2010

INTRODUÇÃO

APRESENTAÇÃO ........................................................................................... 03

SUSTENTABILIDADE ..................................................................................... 04

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE ................................................. 09

SANEAMENTO AMBIENTAL ..........................................................................

PLANEJAMENTO AMBIENTAL .......................................................................

CONCLUSÃO .................................................................................................. 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................ 14

“Sustentabilidade um conceito que pode mudar a sua vida”

Você quer viver num mundo assim??

Ou assim??

O QUE É SUSTENTABILIDADE?

Nunca se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais. Mas afinal de contas, o que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Mas você ainda pode pensar: “E que isso tudo pode significar na prática?” Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas, e toda a biosfera que dele dependem para existir.

Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente, como a mineração, a extração vegetal, a agricultura em larga escala, a fabricação de papel e celulose e todas as outras, a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos, revelou-se economicamente viável e em muitos casos trouxe um fôlego financeiro extra.

Assim, as idéias de projetos empresariais que atendam aos parâmetros de sustentabilidade, começaram a multiplicar-se e a espalhar-se por vários lugares antes degradados do planeta.

Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenças provocadas por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos sustentáveis.

A seriedade e o acompanhamento das autoridades e entidades ambientais, tem a finalidade de assegurar instrumentos fiscalizatórios e punitivos eficientes, darão ao conceito de sustentabilidade uma forma e um poder agregador de idéias e formador de opiniões ainda muito maior do que já existe nos dias atuais.

De uma forma simples, podemos afirmar que garantir a sustentabilidade de um projeto ou de uma região determinada, é dar garantias de que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos e bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações. Mantendo a força vital e a capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presença atuante da mão humana.

Em Setembro do ano de 2000, representantes de 189 países reunidos na sede da ONU, aprovaram uma lista de objetivos de desenvolvimento econômico, social e ambiental, batizado de “Declaração do Milênio”, que tem como metas corrigir as deformações do planeta, causadas pela desigualdade social e pela utilização predatória dos recursos naturais.

E garantir a sustentabilidade ambiental é um dos objetivos, no qual o Brasil reduziu o índice de desmatamento e o consumo de gases que provocam o buraco na camada de ozônio, e aumentou a sua eficiência energética com o maior uso de fontes renováveis de energia, garantindo acesso à água potável, porém a meta de melhorar as condições de moradia e saneamento básico, ainda depende de investimentos.

EXEMPLO DE UMA EMPRESA QUE USA O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE NA QUESTÃO DO PLANEJAMENTO DE AÇÕES AMBIENTAIS

Mais do que gerar e distribuir energia elétrica, a CPFL vem atuando com o objetivo de contribuir para o efetivo desenvolvimento econômico e social das comunidades de sua área de atuação.

Por entender ser imperioso agregar a esse desenvolvimento a variável da sustentabilidade ambiental, a CPFL incorporou aos seus valores o respeito ao meio ambiente no desenvolvimento de suas atividades empresariais, o que

levou a empresa a integrar formalmente as considerações ambientais aos processos de tomada de decisão que direcionam o planejamento corporativo, os projetos, a construção de novas unidades, a operação e a manutenção das instalações e propriedades. Estruturalmente funcionando com o status de departamento, a área de Meio Ambiente da CPFL Geração é responsável pelos trabalhos desenvolvidos por todas as empresas que integram a holding CPFL Energia.

Sistema de Gestão Ambiental

O Sistema de Gestão Ambiental–SGA, tem o objetivo de controlar os aspectos das atividades desenvolvidas pelas empresas do grupo CPFL Energia, para eliminar ou mitigar os impactos ambientais, de maneira integrada, com as demais normas de gestão da empresa.

Os aspectos ambientais são tratados desde o planejamento, implantação e operação dos ativos, até a destinação final de resíduos, em sintonia com a Política Ambiental e a Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa da CPFL Energia.

O Sistema de Gestão Ambiental da CPFL é certificado pelo BVC na Norma NBR ISO 14001:2004

As distribuidoras do grupo CPFL foram as primeiras empresas de energia elétrica do Brasil a obterem, em 2005, adequação das suas certificações ambientais em conformidade com a norma ISO 14001:2004, a mais atual. Seus processos relacionados à arborização urbana já eram certificados, desde 2003, pela ISO 14001:96, nas áreas de concessão da CPFL Paulista e da CPFL Piratininga, para o escopo "Convivência da Rede de Distribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com