TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO DE APRENDIZAGEM DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Projeto de pesquisa: DESAFIO DE APRENDIZAGEM DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CIÊNCIAS CONTABEIS

DESAFIO DE APRENDIZAGEM DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

AUTORES: CÍNTIA GOMES FONSECA RA 298621, MARIANA ROSA L. DE AZEVEDO RA 292114 , KEILLA WILMARA SANTOS O DE AZEVEDO RA 294770

VÁRZEA DA PALMA/MG

2011/1º SEMESTRE

DESAFIO DE APRENDIZAGEM DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

AUTORES: CÍNTIA GOMES FONSECA RA 298621, MARIANA ROSA L. DE AZEVEDO RA 292114, KEILLA WILMARA SANTOS O. DE AZEVEDO RA 294770

ORIENTADOR: ANA MARIA DE VASCONCELOS SILVA

VÁRZEA DA PALMA/MG

2011/1º SEMESTRE

INTRODUÇÃO

A área de Comportamento Organizacional é muito complexa, pois envolve diversas teorias sobre o comportamento humano dentro das organizações.

Assim comportamento organizacional é o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações e do comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas.

O mundo, a sociedade, as pessoas estão em constante mudança e essas levam a necessidade de mudanças dentro das organizações. É preciso que as organizações estejam sempre inovando e se adaptando as mudanças ou simplesmente irão desaparecer.

No estudo vamos ter teorias que irá nos ajudar a entender melhor o comportamento dos indivíduos.

Temos as teorias de personalidade que trata das características de cada individuo determinadas por hereditariedade ou pelo ambiente em que se desenvolve. Subdividem em teoria dos traços, teoria psicodinâmica, teoria humanista e a abordagem integrativa que veremos com mais detalhe a frente. Ainda temos as teorias motivacionais que vai nos dar a visão dos fatores que motivam o indivíduo. Veremos abordagem clássica, teoria necessidades humanas, teoria dos dois fatores e motivação humana.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações promovendo a melhoria da eficácia organizacional. Inclui motivação, comportamento, poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção.

As organizações são formadas por partes que chamamos de subsistemas, juntas forma um sistema. Abaixo temos a comparação de sistema aberto e fechado.

Sistema Fechado Sistema Aberto

Mecânico

Não é influenciado ou não apresenta relações com meio ambiente, não recebendo desta forma qualquer influência ambiental

Ex: maquinas Orgânico

Ele apresenta relações de intercâmbio com o ambiente, ele recebe muitas influências e troca energia e matéria com o meio, e está sempre se adaptando a ele.

Ex: a sociedade

Com a rápida e crescente mudança da sociedade temos uma característica muito importante numa organização: a capacidade de inovar, fazer diferente, melhoras. A inovação vai ter um efeito de mudança e adaptação dentro da organização. A maior parte das organizações foram projetadas com estruturas para uma determinada época. Com o passar do tempo essa estrutura já não atende mais e se a organização não estiver aberta ao novo, conseqüentemente perdera o seu lugar no mercado para empresas mais dinâmicas.

A inovação dentro da organização vai levar a uma maior compreensão e aceitação de seu relacionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com