TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Defina o controle e explique sua importância para a liderança

Tese: Defina o controle e explique sua importância para a liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Tese  •  2.771 Palavras (12 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 12

1) Defina controle e explique a sua importância para a administração.

Controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho de subordinados para assegurar que os objetivos e as metas da empresa sejam atingidos e os planos formulados para alcançá-los sejam realizados. (Lacombe)

Robert Mockler, apud Caravantes, controle é um esforço sistemático de administração dos negócios para comparar o desempenho com o padrão, os planos e as metas preestabelecidos para determinar se o desempenho está de acordo com esses padrões; caso contrário, tomar toda e qualquer ação corretiva necessária para garantir que os funcionários e outros recursos da empresa sejam utilizados da maneira mais eficaz e eficiente na realização dos objetivos da empresa.

Para Sobral e Peci, o controle é um esforço sistemático de geração de informações sobre a execução das atividades organizacionais, de forma a torná-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos e objetivos.

Basicamente trata-se do processo que busca garantir o alcance eficaz e eficiente da missão e dos objetivos organizacionais.

De maneira simples, controlar é fazer que algo aconteça do modo como foi planejado.

2) Explique a relação entre controle e planejamento.

As funções de planejamento e de controle são intrinsecamente relacionadas. O planejamento especifica os objetivos organizacionais e o controle verifica se esses objetivos estão sendo realizados.

Sem objetivos, o controle não seria possível, uma vez que não existiriam padrões para avaliar o desempenho da organização.

No entanto, a relação planejamento-controle tem dois sentidos, já que, na maioria dos casos, os objetivos são definidos com base em informações coletadas em processos de controle anteriores.

A importância do processo de planejamento é bastante óbvia. A menos que tenhamos um processo de ação bem traçado, jamais saberemos com exatidão quais as ações necessárias para atingir os nossos objetivos.

3) O que é exercer controle?

É fazer que algo aconteça do modo como foi planejado, buscando garantir o alcance eficaz e eficiente da missão e dos objetivos organizacionais. Para isso é necessário medir o desempenho, comparar o desempenho medido e os padrões e tomar ações corretivas.

4) Defina sistemas de controle.

Conjuntos coordenados de regras, princípios e práticas que interagem de forma regular e previsível, buscando coletar informações essenciais ao processo de controle.

Os sistemas de controle podem ser definidos como conjuntos coordenados de regras, princípios e práticas que interagem de forma regular e previsível, buscando coletar informações essenciais ao processo de controle.

São sistemas formais, orientados por objetivos, que monitoram, avaliam e fornecem feedback acerca do desempenho organizacional.

Podem gerar e transmitir informações relativas a questões financeiras, contábeis, gerenciais, comerciais, operacionais, entre outras.

5) Estudamos três tipos de controle: Controle preventivo, Controle simultâneo e Controle posterior. Explique cada um deles.

Controle preventivo: Modalidade de controle proativa que busca detectar problemas antes que determinada sequência de atividades seja iniciada. A ideia central do controle preventivo consiste na antecipação dos problemas que poderão ocorrer, em vez de resolvê-los depois que acontecerem. Dessa forma seu foco está em garantir que todos os recursos e condições necessários à execução das atividades cumpram um conjunto de requisitos de forma a evitar problemas durante o desempenho dessas atividades.

Controle simultâneo: Mecanismo de controle reativo que busca detectar e corrigir problemas no momento em que ocorrem. O controle simultâneo consiste no monitoramento contínuo das atividades de forma a garantir que estejam sendo executadas de acordo com os padrões de desempenho definidos. Esse tipo de controle enfatiza o processo, corrigindo os problemas à medida que vão ocorrendo.

Controle posterior: Modalidade de controle que tem por objetivo avaliar o desempenho de uma atividade ou processo após sua realização. Tem como objetivo avaliar o desempenho de uma atividade ou processo após sua realização. Seu foco está na comparação dos resultados obtidos com os parâmetros de desempenho previamente estabelecidos. O controle posterior não tem como objetivo corrigir o desempenho, mas sim identificar as causas dos desvios. Isso permite a correção de problemas futuros na execução da mesma atividade. Contudo, a atividade na qual se identificou o desvio não será corrigida, e a perda dificilmente será recuperada.

6) O controle tem duas atribuições essenciais. Cite e discorra sobre elas.

Monitorar as atividades e corrigir os desvios.

O monitoramento das atividades, comparando o desempenho real com o planejado.

A correção de qualquer desvio significativo, caso se conclua que as atividades estão sendo executadas de tal forma que não conduzam ao alcance dos objetivos definidos.

7) O controle pode ser aplicado a diferentes níveis organizacionais. Distinga os três níveis de controle e explique.

Nível estratégico, tático e operacional.

Nível estratégico: Procura monitorar o desempenho da organização como um todo, bem como acompanhar as tendências do ambiente externo, fazendo os ajustes necessários na estratégia da organização para que ela alcance sua missão e visão corporativa.

Nível tático: Se refere ao uso de mecanismos de controle especializados em subsistemas da organização, tais como divisões ou áreas funcionais: marketing, finanças, produção, recursos humanos, entre outras.Os mecanismos de controle de nível tático possibilitam que os gerentes tomem decisões específicas, visando resolver problemas em suas áreas de atuação. Volume de vendas, participação no mercado e resultados de uma campanha publicitária são exemplos de variáveis cujo desempenho deve ser controlado pelo gerente de marketing.

Nível operacional: Utiliza mecanismos de controle ainda mais específicos, focalizando atividades operacionais, na maioria das vezes, de produção ou de acompanhamento. Exemplo: Mensuração de produtos não aprovados nos testes de qualidade, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com