TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definiçoes Conceituais

Casos: Definiçoes Conceituais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

intruduçao:A contabilidade de custos é um ramo de atividade que propicia o controle físico e monetário de bens ou serviços. Com o crescimento industrial e o avanço tecnológico, custos passou a ter função relevante no auxílio ao controle e à tomada de decisão. Cabe ao profissional da área estabelecer padrões coerentes para a identificação dos custos incorridos. Neste contexto, este trabalho demonstra uma alternativa para o estudo dos critérios de rateio dos custos indiretos. Usase o caso de uma empresa prestadora de serviços para verificar os benefícios da análise de regressão como suporte na escolha dos critérios de rateio. Desta forma, apresentam-se os conceitos referentes à contabilidade de custos, infere-se a questão da arbitrariedade dos critérios de rateio e a necessidade do uso da estatística. Por fim, o estudo prático, onde são testados os critérios de rateio por meio da análise de regressão, incorre-se à análise e verificação dos resultados

CRITÉRIOS DE RATEIO DOS CUSTOS INDIRETOS

Todos os custos indiretos só podem ser apropriados, por sua própria definição, de formaindireta aos produtos, ou seja, mediante estimativas, critérios de rateio, previsão decomportamento de custos, etc.Sabemos que ao estabelecer critérios de rateio para alocação de custos aos produtos,estes vêm carregados com certo grau de subjetivismo e com isso, a arbitrariedadesempre existirá nas alocações.Em alguns a arbitrariedade existente ocorrerá em nível aceitável, noutras só será aceitapor não haver alternativas.Existem recursos matemáticos e estatísticos capazes de solucionar esses problemas,mas nem sempre é possível sua utilização.A subjetividade já começa ao separarmos os custos das despesas quando realizamosessa tarefa para atribuir custos aos produtos.

Exemplo:

-

A empresa tem seus prédios e instalações alugadas, todos sob um contrato único ese vê obrigada a separar a parte que corresponde à produção e aos demais setores.Isso pode resultar em alguns critérios de rateio, mas o primeiro a ser lembrado, é o derateio por m² ocupado por setor ou departamento. Porém alguns problemas poderão surgir:

a)Caso haja, por exemplo, um silo vertical na produção e este funcionar como fator importante no preço do aluguel, talvez seja mais correto alterar a base de m² para m³para se obter um número considerado mais justo.

b)Suponhamos agora, que o imóvel compreenda umquarteirão inteiro e que a frente da empresa de para uma via de grande importância ealto valor comercial e a parte dos fundos para uma favela (pequeno valor comercial). Élógico que na parte mais valorizada estará instalada as exposições de vendas, a altaadministração, a diretoria, etc. e nos fundos a parte de produção.

c)Analogamente, podemos perceber que o aluguel da parte mais valorizada podecorresponder a diversas vezes ao da parte voltada à favela (onde estará instalada aprodução). Neste caso seria mais prudente estimar o valor do aluguel das duas partese assim proceder ao rateio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com