TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE: ASPECTOS CONCEITUAIS E ATIVIDADE PRÁTICA.

Dissertações: INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE: ASPECTOS CONCEITUAIS E ATIVIDADE PRÁTICA.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  2.077 Palavras (9 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTABEIS

ÍCARO LAURINHO

RODRIGO SOUZA

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE: ASPECTOS CONCEITUAIS E ATIVIDADE PRÁTICA.

Belém - PA

2013 

Patrimônio

O objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio, e esse é definido como um conjunto de bens, direito e obrigações de uma pessoa física ou jurídica, sempre avaliado em moeda corrente. Nesse contexto devemos conhecer os elementos do patrimônio. Os bens representam todas as coisas uteis (passiveis de avaliação monetária) que esteja a disposição do homem com o objetivo de satisfazer suas necessidades individuais ou coletivas.

Os direitos são todos os valores que a pessoa, física ou jurídica, tem a receber de terceiros, ou seja, são valores que são seus por natureza, mas encontram-se nas mãos de outros. Já as obrigações são os compromissos tal pessoa tem a pagar para terceiros, ou seja, é o inverso dos direitos, nele encontrasse algo passível de avaliação monetária que pertence a terceiros, mas esta em seu poder.

Os bens e direitos são elementos positivos da empresa, sendo assim são conhecidos por ativo. As obrigações são elementos negativos da empresa, chamado de passivo. Outro elemento que deve ser incluído ao patrimônio é o patrimônio liquido.O patrimônio liquido representa um conjunto que representa a demonstração dos valores que os proprietários investimentos existentes para vivência da empresa, e desse também pertencem o capital social e o lucro ou prejuízos acumulados.

Partindo do conceito de patrimônio encontramos a equação que explica que o ativo é igual ao passivo somado ao patrimônio liquido. Assim acrescentamos que o valor do patrimônio liquido pode ser encontrado pela diferença entre ativo e passivo.

Ativo = Passivo + PL

Contas e Resultados

Em uma empresa existem varias operações que ocasionam o aumento e diminuições no Ativo, no Passivo e no Patrimônio Liquido. Tais fenômenos são registrados em contas, ou seja, cada elemento tratado pela contabilidade constitui uma conta.

Diante do conceito, e de acordo com a teoria patrimonialista, as contas se dividem em dois grandes grupos: patrimonial e de resultado.

As contas patrimoniais são aquelas que representam os bens, direitos, obrigações e o patrimônio liquido da empresa. E essa se subdivide em contas patrimoniais ativas e contas patrimoniais passivas, seguindo os conceitos anteriormente conhecidos.

As contas de resultado são de fundamental importância, pois apesar de constituírem um grupo independente afetam as contas patrimoniais, pois são responsáveis pela apuração de lucro ou prejuízo.E também são classificadas em dois grupos: despesas e receitas.

As Despesas representam o sacrifício da empresa para se arrecadar Receita, ou seja, são gastos com bens de consumo e com a utilização de serviços de terceiro, assim sendo, aumentam uma conta do passivo ou diminuem uma conta do ativo. Já as receitas representam os valorem auferidos, são visualizadas através da entrada de elementos para o ativo, sob forma de dinheiro no Caixa ou através de direitos a receber.

O lucro ou prejuízo esta no confronto entre despesa e receita, caso as receitas sejam maiores que as despesas obteremos um resultado positivo, denominado lucro, o que acarreta no aumento do patrimônio liquido. Se as despesas forem maiores que as receitas alcançaremos um resultado negativo chamado de prejuízo, no qual ocorre a diminuição do patrimônio liquido.

Princípios Contábeis

Entidade

A Contabilidade de acordo com esse princípio tem plena distinção entre pessoa jurídica da entidade, e a pessoa física ou jurídica dos sócios. Esse princípio tem a função de segregar o patrimônio da empresa e o dos seus sócios. Também de acordo com a resolução do CFC n. 750/1993 no artigo 4º, “A contabilidade da empresa registra somente os atos e os fatos ocorridos que se refiram ao patrimônio da empresa e não os relacionados com o patrimônio particular de seus sócios, também não se misturam transações de uma empresa com as de outra, mesmo que ambas sejam do mesmo grupo empresarial, é respeitada a individualidade”. Logo, é possível entender a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

Continuidade

A continuidade tem como objetivo assegurar que a empresa continue operando por tem indeterminado no mercado, tendo como consequência, o critério de avaliação dos ativos pelos valores da aquisição. Essa continuidade vai influenciar o valor econômico dos ativos e, e possivelmente, o valor e o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da sociedade tem prazo determinado, previsto ou previsível. Seguindo os preceitos da Continuidade, a entidade é vista como um “going concern”, ou seja, uma organização em constante andamento, não havendo, salvo exceções, previsão para o encerramento de suas atividades.

Oportunidade

O Princípio da Oportunidade é utilizado sempre que há variação patrimonial na entidade, refere-se principalmente ao momento em que devem ser registradas as variações patrimoniais, essas variações devem ser feita de forma integral e imediatamente a seu acontecimento, a integridade de todos os registros é fundamental para as analises patrimoniais. O Princípio da Oportunidade agrega valor ao instituir que o contabilista não deve ignorar na contabilidade o registro de fatos e atos que poderão afetar a situação patrimonial no futuro.

Registro pelo valor original

Toda compra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com