TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Psicologia-Aspectos Conceituais

Resenha: Teorias Psicologia-Aspectos Conceituais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  Resenha  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 2

Teorias Psicologia-Aspectos Conceituais (Conceito da Teoria) Contribuições da Teoria para o Âmbito Educacional

Teoria Verbal significativa Desenvolvida por David Ausubel.É um processo em que as novas informações estejam relacionadas com um aspecto relevante existente na estrutura do conhecimento de cada individuo. A aprendizagem ocorre com o que o aluno já sabe e esse conhecimento prévio servirá como suporte aos novos conhecimentos que ele irá adquirindo, é de acordo com isso que o professor deverá ensiná-lo.

Teoria Genética da Aprendizagem Desenvolvida por Jean Piaget. A aprendizagem se da com a interação do sujeito com o meio. O conhecimento deve ser construído e reconstruído pelo individuo, interagindo com o meio através de um processo interno e externo,ou seja,de dentro para fora. Para que ocorra um novo desenvolvimento é preciso que haja uma desorganização no contato assimilado para ocorrer a organização do novo conhecimento. Foram desenvolvidos quatro estágios: o sensório motor (do nascimento aos 2 anos)pré-operatório(dos 2 aos 6 anos)operatório-concreto(dos 7 aos 11 anos)operatório formal(dos 12 aos 16 anos)

Teoria Sócioculturall Desenvolvida por Vigotsky.O conhecimento é construído nas interações do sujeito com o meio e com os indivíduos.A aprendizagem ocorre através da socialização e o desenvolvimento é um processo que se da de fora para dentro. Valorização da linguagem e do pensamento. a aprendizagem acontece através da interação com o mundo material e social.Introdução do conceito de zona proximal do desenvolvimento(passagem da capacidade potencial para a capacidade real da aprendizagem)

Teoria do Desenvolvimento Cognitivo Desenvolvido por Henri wallon.È por meio da emoção que o ser se converte em ser social,para que haja o desenvolvimento é preciso que o aluno exponha seus desejos e vontades. A escola deve proporcionar uma formação integral, intelectual, afetiva e social. Desenvolveu quatro elementos que se comunicam o tempo todo, afetividade, movimento, inteligência e a formação do eu como pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com