TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição De Preço De Venda

Trabalho Universitário: Definição De Preço De Venda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

A definição do preço de venda de um produto é fator determinante para o sucesso da empresa em um mercado competitivo. Porém, este é um assunto que causa muitas dúvidas aos empresários, principalmente os de primeira viagem. E, ao contrário do que muitos empreendedores em início de carreira pensam, a formação do preço de venda de um produto não é algo que pode ser criado de qualquer maneira, sem uma lógica a ser seguida.

Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre como definir o preço de venda dos produtos de uma empresa, considerando seus objetivos, dicas importantes a serem seguidas, problemas que podem ocorrer e também exemplos de formação de preço. Mas primeiro, vamos à definição de preço de venda:

O Sebrae define, em seu site, o preço de venda da seguinte maneira:

“Preço de venda é o valor que deverá cobrir o custo direto da mercadoria, produto ou serviço, as despesas variáveis (como impostos e comissões), as despesas fixas proporcionais (como aluguel, água, luz, telefone, salários e pró-labore), além de permitir a obtenção de um lucro líquido adequado”.

Desta forma, existem situações em que as decisões sobre os preços dos produtos tem importância fundamental na competição do mercado. São elas:

- Quando a empresa estabelece o preço pela primeira vez;

- Quando as circunstâncias levam a empresa a considerar as possibilidades de alterar os preços;

- Quando a concorrência inicia alteração de preços;

- Quando a empresa produz itens com demandas e/ou custos inter-relacionados.

Objetivos da fixação do preço de venda

Você saberia elencar os principais objetivos da fixação do preço de venda? Veja abaixo quais são:

- Penetração no mercado: a empresa estabelece o preço com o intuito de conseguir grande participação no mercado.

- Selecionar o mercado: a empresa estabelece o preço visando atingir segmentos específicos de mercado.

- Pronta recuperação de caixa: geralmente empresas em dificuldades financeiras estabelecem um preço que permite o rápido retorno de caixa.

- Promover linha de produtos: neste caso, o preço é usado com o intuito de promover a venda de todos os produtos da linha.

- Maximizar o lucro: o preço é estabelecido tendo em vista a maximização do retorno para a empresa.

- Eliminar a concorrência: o preço estabelecido tem o propósito da eliminação da concorrência, havendo, em alguns casos, o uso ou prática dodumping (exportação por preço inferior ao vigente no mercado interno para conquistar mercados ou dar vazão a excesso de oferta; ou venda por preço abaixo do custo para afastar concorrentes).

Como formar o preço de venda?

Além do aspecto financeiro, a definição do preço de venda deve levar em conta o aspecto mercadológico. O preço deverá estar próximo do praticado pelos concorrentes diretos da mesma categoria de produto e de qualidade. Também devem ser considerados o nível de conhecimento de marca, o tempo de mercado, o volume de vendas já conquistado e a agressividade da concorrência.

Se o preço praticado pelo mercado for menor que o encontrado a partir dos custos internos da empresa, o empresário deverá refazer os cálculos financeiros para avaliar a viabilidade de seu negócio.

Alguns fabricantes estabelecem o preço que a distribuidora deverá praticar junto aos seus clientes, provavelmente indústria ou comércio varejista. Outros apenas oferecem um valor de referência, deixando para a distribuidora a decisão pelo valor de preço que será praticado. Portanto, isto depende da negociação entre fabricantes e distribuidores.

Dicas para a formação do preço de venda

- Ao definir o preço de venda, devem ser levadas em conta as particularidades do segmento de atuação;

- É preciso ter um bom planejamento, com metas claras de lucratividade e dimensionamento de capacidade de vendas;

- Não vale a pena entrar no jogo dos concorrentes predatórios, que não conseguem se diferenciar e derrubam os preços. É melhor investir em diferenciais;

- Os estoques podem ser minimizados aumentando a linha de produtos;

- O giro deve ser maximizado. Deve ser dada preferência aos itens que complementem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com