TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de Empreendedorismo

Projeto de pesquisa: Definição de Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.821 Palavras (20 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 20

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Empreendedorismo para a obtenção de nota, sob orientação da Profa. Tutora EAD Monique M. Metzner de Lima.

Osasco/SP

2013

SUMÁRIO

Introdução 04

Sumario Executivo 05

Definição de Empreendedorismo . .06

Etapas essenciais para se criar um novo negócio .. 06, 07 08

- Empreendedor que privilegia seu estilo de vida.................................................. 08

- Empreendedor que pensa grande....................................................................08 09

Plano de Negócios 09

- Mercado.....................................................................................................09

- Retorno Econômico ............................................................................................09

- Vantagens competitivas............................................................................09.10

- Dados dos Empreendedores..................................................................................10

- Denominações do Empreendimento...................................................................10

- Analise de Mercado..........................................................................................11

- Plano de Marketing..........................................................................................11

- Plano operacional............................................................................................12

- Plano Financeiro,,............................................................................................12

- Gastos de Implantação.......................................................................................13

- Execução do Plano de Negocios........................................................13.14.15.16.17

Referências Bibliográficas 18

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem por finalidade, demonstrar a viabilidade de um Restaurante Self-service e a la carte denominado “APTITTOU’S” que irá atender a demanda diária da população local, empresas da região e visitantes, considerando os recursos necessários, as condições e a perspectiva de mercado. No meio da incerteza que envolve qualquer projeto, é indispensável ao empreendedor fazer todos os cálculos necessários reduzindo riscos e orientando nas tomadas de decisão. O plano apresentado foi desenvolvido através de levantamentos e informações técnicas para tal como investimentos iniciais, público alvo, análise da concorrência, custos com mão de obra, pesquisas com os consumidores etc. O perfil do Restaurante foi escolhido com base na capacidade produtiva conforme instalações, equipamentos e recursos humanos estabelecidos alinhados à demanda proporcionada pela região. O Restaurante terá capacidade mínima de atendimento para 100 pessoas distribuídas em sua área interna com 13 mesas e 86 cadeiras. Ao final do trabalho, apresentamos os coeficientes financeiros que viabilizam o projeto como taxa de retorno do investimento, ponto de equilíbrio e lucratividade. O resultado final permitirá ao investidor/ empreendedor concluir se determinada decisão de investimento é viável ou não.

SUMARIO EXECUTIVO

Implantação de um restaurante popular do tipo sociedade limitada voltada para a operacionalidade alimentícia, como forma de suprir demanda necessitada de um produto alimentício de excelente qualidade e preço baixo, menores que os da concorrência visando auferir lucro operacional de clientela de baixo e médio poder aquisitivo da área comercial de Osasco (Av. Marthin Lutherking, 345),onde encontra-se grande numero de empresas e bancos. Com investimento total aproximado de R$ 100.000,00 para estruturação, implementação, capital de giro e estoque inicial. Investimento para um restaurante com capacidade para 100 pessoas, mas optamos em fazer uma média de atendimento de 70 pessoas diárias onde com isso chegamos a uma proposta de lucratividade de 26,96% a.a recuperando o valor investido em 8 meses, e dobrando o valor em menos de um ano, tornando altamente rentável o investimento e com grau de risco baixíssimo, sendo que os empreendedores para a viabilidade do projeto operacional empresarial contaram com colaboradores nutricionistas, coletores de opinião, consultores de empreendedorismo, realizando um estudo prévio do mercado visando o futuro sucesso do empreendimento, constatando-se que o empreendimento será viável, suprindo as necessidades da demanda comercial locais, garantindo mercado consumidor devido métodos operacionais dos gestores, local privilegiado atentos as ordens da vigilância sanitária gerando lucro e plena satisfação da clientela.

DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO

Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert Hirsch, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor dedicando tempo e o esforço necessário. Assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.

Rogers (2011) afirma que quando a maioria das pessoas pensa na palavra empreendedor, elas imaginam alguém que tenha criado uma empresa do zero. Essa é uma concepção errônea de grande peso. Empreendedorismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com