TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de empreendedorismo

Projeto de pesquisa: Definição de empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.811 Palavras (20 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS Empreendedorismo

MARCELO FELICIANO PEREIRA – RA 4143238483

LUIZ CARLOS MARIUCCI – RA 4156244514

CARLOS ANTONIO DE SALES – RA 4158261699

DAVID FRNK LIMA SOUZA – RA 4141238764

RICARDO JORDÃO SILVA – RA 4115219114

JULIO CESAR P SANTOS – RA 4129002580

Campinas-SP

2012

MARCELO FELICIANO PEREIRA – RA 4143238483

LUIZ CARLOS MARIUCCI – RA 4156244514

CARLOS ANTONIO DE SALES – RA 4158261699

DAVID FRNK LIMA SOUZA – RA 4141238764

RICARDO JORDÃO SILVA – RA 4115219114

JULIO CESAR P SANTOS – RA 4129002580

Professor tutor presencial: Paulo Costa

Professor tutor a distância: Josiane Fernanda Sartore

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Empreendedorismo para a obtenção de nota, sob orientação da Profa. Tutora EAD Josiane Fernanda Sartore.

CAMPINAS / 2012

2012

SUMÁRIO

Introdução

Definição de Empreendedorismo

Etapas essenciais para se criar um novo negócio

Conceito de Plano de Negócios

Execução do Plano de Negócio

Considerações Finais

Referências Bibliográficas

INTRODUÇÃO

Este trabalho foca um Plano de Negócios concebendo a abertura de uma empresa, Pet shop ou seja, um empreendimento.

Assim como por meio do empreendedorismo são geradas riquezas, através de um Plano de Negócios é consolidada tais riquezas, sendo elas de caráter financeiro, organizacional, social, cultural, de bens de consumo, é fundamental para o desenvolvimento da sociedade através de geração de empregos e benefícios.

Muitas são as situações que envolvem um Plano de Negócios e sua forma de concepção, desde ter um espírito empreendedor, que neste trabalho estará sempre muito ligado ao Plano de Negócios, até dar asas a idéias e oportunidades e sonhos, de fatores de sucesso a atitudes e atributos habilidades, enfim, é a construção de uma visão, passo a passo, de formar minuciosa.

Nos capítulos serão apresentadas as definições, como também a descrição do negócio, análise de mercado – suas vantagens e dificuldades - planas de marketing e definições de estratégias, gestão de pessoas, legislação para o negócio escolhido, os órgãos competentes para a abertura da empresa, as leis vigentes no nosso país, demonstrativo financeiro, investimento, custos e retorno do negócio e também a sua viabilidade.

Hoje o futuro empreendedor tem muitas ferramentas disponíveis no mercado para certificar qual é o melhor negocio que deve ser aberto, claro que isso muda de região para região, existem varias ferramentas no mercado de empreendedorismo voltado para micro empresário, pessoas que estão dispostas em abrir o seu próprio negocio, isso gera uma crescimento na economia um aumento considerado na abertura de novas vagas de empregos. Considerando as dicas de como abrir o seu próprio negocio, podemos amadurecer essa idéia de como abrir o próprio negocio iniciando com uma consultoria do SEBRAE, lá encontramos pessoas altamente capacitadas para abertura de uma pequena empresa.

É claro que o SEBRAE não vai influenciar em qual negocio devemos abrir, e nem opinar se isso vai ou não dar certo, mais eles vão deixar bem claro como conseguir dar os primeiros passos para que isso venha se tornar uma realidade.Verificamos também que temos que fazer uma pesquisa corpo a corpo na região escolhida para a abertura do negocio, com isso podemos levantar muitas informações sobre a necessidade da população sobre o empreendimento escolhido e verificando também se o mercado nessa região já não esta saturado, caso isso venha a ocorrer, devemos procurar uma outra região ou tentar concorrer com a concorrência, mais para que isso ocorra temos que estar ciente que o caminho escolhido pode ser muito complicado do que estávamos esperando e muito desafiador, para quem gosta de desafios difíceis essa é uma grande oportunidade de demonstrar tudo que foi adquirido nesse período de pesquisa e conhecimentos.

Uma alternativa que devemos levar em consideração é fazer uma visita nas empresas do mesmo ramo investigando como funcionando o negocio e se ele realmente é uma boa hora de investir no negocio, nessas visitas formais temos que nos atentar a valores, fluxo de clientes e necessidade do mercado.

Um dos erros fatais que um empreendedor comete com grande freqüência e contribuindo com a estatística de fechamento do negocio dentro dos dois primeiros anos é a falta de inovação, diferenciação, outras erros como escolha do local e seguimento.

A)Qual mercado ela atende?

Resposta: O mercado que a empresa vai atender vai ser o animal pequeno porte, cachorro e gatos.

B)Qual retorno econômico que ela proporciona?

Resposta:Como esse ramo de pet shop é um mercado promissor ela tem um retorno muito alto e rápido, não precisando estocar nenhum tipo de mercadoria, o investimento é apenas na estrutura, em equipamentos necessários para o banho e tosa e capacitação profissional na mão de obra.

C)Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio?

Resposta: O nosso diferencial para essa competição de vantagens seria busca e leva, esse é um diferencial que as demais pet shops da região não oferece.

D)Qual é a equipe que transformara essa oportunidade em negocio?

Resposta:Profissionais altamente capacitados e super instruídos e preparados para todas as situações que virão a ocorrer.

E)Até que ponto o empreendedor esta comprometido com o negocio?

Resposta:Um empreendedor que esta querendo se e se diferenciar em um mercado tão competitivo e inovador, o empreendedor tem que estar 100% comprometido com o trabalho, atendendo todas as necessidades necessárias dentro de um bom censo ao seus clientes e fornecedores.

O ramo escolhido pela nossa equipe é seguimento de pet shop, é uma área que esta em grande crescimento no mercado, o mercado de pet tem crescido anuamente um crescimento de 17% a todo vapor, é um mercado que exige muita inovação e respeito, já que estamos lidando com animais de estimação com um valor sentimental inestimável. Algumas regiões ainda possuem uma carência muito grande, tanto na parte qualidade no atendimento e na variedade de opção.

1. PLANO DE NEGÓCIOS – PN

Este capítulo se propõe a descrever um PN (Plano de Negócios) e sua importância para uma empresa. O PN é uma linguagem para descrever de forma completa o que é ou o que pretende ser uma empresa, é a junção de pesquisas e planejamento para iniciar a gerenciar um negócio. Se bem desenvolvido, o plano de negócio proporciona de forma clara:

. As metas da empresa

. Retrata os objetivos

. Mostra os pontos fracos e fortes

. Apresenta uma ordem cronológica dos eventos

. Marcos financeiro

. Indica os meios necessários para determinar se o mesmo garantirá o retorno do dinheiro aplicado e dos juros.

. Fornece entendimento da área em que está entrando.

. Apresenta a estratégia e condições financeiras para seu sustento.

Segundo o SEBRAE, através desta ferramenta de gestão conseguimos planejar e decidir a respeito do futuro da empresa, tendo como base o passado, a situação atual em relação ao mercado, aos clientes e à concorrência. Com o plano de negócios é possível identificar os riscos e propor planos para minimizá-los e até mesmo evitá-los, como se nota o plano de negócios não é uma ferramenta estática, pelo contrário, é uma ferramenta extremamente dinâmica e deve ser atualizado e utilizado periodicamente. Vale ressaltar que empresas que começaram seu negócio sem um plano bem elaborado tiveram suas portas fechadas num prazo de cinco anos.

Tem também o objetivo o de convencer os credores e investidores a concederem um financiamento, e serve como um cartão de visitas da empresa e como um instrumento de apresentação do negócio de forma concisa, mas que engloba todas as suas principais características.

1.1 O que é um Plano de Negócios

O Plano de Negócios ajuda a ter respostas e informações sobre a empresa como quais são seus fornecedores, clientes, banco, distribuidores, qualidade do produto, os riscos capitais, etc. Ajuda também a empresa a conduzir o negócio sabendo de todos os riscos e benefícios, dando suporte a uma análise profunda sobre o negócio e assim diminuir a taxa de risco e que influenciam na tomada de decisões interferindo no lançamento (ou não) de um produto e na abertura de uma empresa. Ainda sobre o Plano de Negócios, podemos destacar que:

. Indica como fazer o negócio fluir rapidamente, diminui os riscos e incertezas.

. Tem de estar sempre atualizado com as mudanças do mercado

. Não é a empresa e sim a descrição dela.

. Pode indicar o sucesso da empresa e também evidenciar se o negócio é irreal indicando obstáculos jurídicos ou legais insuperáveis ou dificuldades financeiras para garantir a sobrevivência da empresa por exemplo.

. É um instrumento de negociação interna e externa para administrar a interdependência com sócios, fornecedores, bancos, empregados, etc.

. É um instrumento para obtenção de financiamentos e empréstimos.

1.2 Por que fazer o Plano de Negócios

O micro, e pequenas e médias empresas têm muita importância na economia mundial porque ela tem participação no PIB (Produto Interno Bruto)

e infelizmente, muitas são as causas das dificuldades e razões para o fechamento das empresas (vide tabela 1 abaixo). Segundo dados do SEBRAE, a taxa de mortalidade de novas empresas é elevada nos três anos seguintes à sua criação - cerca de 90% no Brasil - 36% das pequenas empresas morrem antes do primeiro ano, 49% antes do segundo ano de vida.

A importância de se ter uma idéia clara do negócio e conhecer muito bem o mercado ou o tipo de negócio que se deseja abrir, ter boa noção da gestão administrativa e financeira, assuntos legais e conhecimento técnico ajudam a vencer barreiras nos relacionamentos interpessoais.

Portanto, podemos dize que o PN ajuda a prevenir o lançamento prematuro de um novo produto ou serviço, analisa a área do negócio ou empreendimento visando se é ou não viável abrir o negócio, se irá ter sucesso.

Quadro 1: Causas das dificuldades e razões para o fechamento das empresas

Fonte: SEBRAE

Transformando os dados do Quadro 1 em gráficos, dividido por causa de problemas, obtém melhor visualização deste importante estudo que aponta as dificuldades e os motivos da falência das empresas ainda jovens.

1.3 Causas das dificuldades e razões para o fechamento das empresas brasileiras

Gráfico 1: Falhas Gerenciais

Fonte SEBRAE

Gráfico 2: Causas Econômicas

Fonte: SEBRAE

Gráfico 3: Logística Operacional

Fonte: SEBRAE

Gráfico 4: Política Pública e Legal

Fonte: SEBRAE

1.3 Empreendedorismo.

São estudos relativos ao empreendedor, em sua atuação, perfil, universo de atuação e origens, contém idéias de inovação e iniciativa.

O conceito de empreendedorismo não trata só de indivíduos, mas de comunidades, cidades, regiões, países, portanto, o fundamento do empreendedorismo é a cidadania, tendo sempre como objetivo a cooperação e a construção do bem estar coletivo.

O surgimento de qualquer iniciativa no ramo empresarial é a existência de pessoas empreendedoras. A criação de novas empresas, a introdução de inovações nas empresas já existentes e mesmo a dinamização de uma instituição depende da forma empreendedora das pessoas. Dolabella (1999) sustenta que empreendedorismo é uma área de grande abrangência e que além da criação de empresas, trata de outros temas como geração de auto-emprego, empreendedorismo comunitário, intra-empreendedorismo e políticas públicas.

Os estudos revelam que as regiões que mais se desenvolvem são aquelas onde se tem uma concentração maior de empreendedores. São as regiões que se sobressaem com qualidade e desenvolvimento para enfrentar o mercado. O empreendedorismo é que gera toda a estrutura empresarial, realiza planos estratégicos preparando a empresa para o mercado.

1.4.1 O Empreendedor

Todos nós nascemos empreendedores, a espécie humana é empreendedora e o empreendedor está em qualquer área e, portanto, um ser social, um produto do meio em que vive, não é somente a pessoa que abre uma empresa. Entre tantas definições, podemos dizer que o empreendedor pode ser definido como o indivíduo que se destaca de forma inovadora, ele dedica suas atividades em organização, administração, execução e gera principalmente riquezas, transforma conhecimentos em novos produtos ou serviços. É um profissional que inova qualquer área de conhecimento humano.

Para Britto e Wever (2003) uma das primeiras definições da palavra empreendedora, (empreendedor é uma tradução livre que se faz da palavra “entrepreneurship” que sugere pensamentos de iniciativa e inovação) foi elaborada no início do século XIX pelo economista francês J. B. Say, como aquele que “transfere recursos econômicos de um setor de produtividade mais baixa para um setor de produtividade mais elevada e de maior rendimento”.

Capaz de realizar um processo de mudança onde rompe o comodismo criando sempre alternativas para inovação e superar expectativas, desenvolvendo sempre planos de negócios ou planos estratégicos em busca de recursos financeiros e monitoramento de resultados, para poder ser caracterizado em situações onde contribuem para que as ações aconteçam com sucesso. Tem a ação caracterizada pela busca de algo inovador ou diferente do que já existe. É aquele que sabe realizar a função de responsabilidade com a inovação e comprometimento, multiplicando o resultado, somando o talento pessoal e conquistando como resultado final êxito na ação de empreender.

1.4.2 Características de um Empreendedor

Só pode ser chamado empreendedor aquele que através de suas idéias, ações, conhecimento e atuação, aquele que gera valor positivo para a coletividade, valor este de toda natureza.

Para Dolabella (1999), para se aprender a empreender, faz-se necessário um comportamento pró-ativo do individuo, o qual deve desejar “aprender a pensar e agir por conta própria, com criatividade, liderança e visão de futuro, para inovar e ocupar o seu espaço no mercado, transformando esse ato também em prazer e emoção”. De acordo com o dicionário eletrônico Wikipédia, no Brasil, as habilidades requeridas de um empreendedor podem ser classificadas em áreas:

Área técnica: saber ouvir as pessoas, captar informações, ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe.

Área gerencial: envolvida na criação e gerenciamento da empresa (administração, finanças, marketing, produção, operacional, planejamento e controle).

Características pessoais: assumir riscos, ter ousadia, persistência, iniciativa, coragem, humildade e principalmente ter paixão pelo que faz.

Suas características principais são: iniciativa, ampla visão, coragem, firmeza, decisão, ter atitude de respeito humano, capacidade de organização e direção, positividade, ser planejador, perspicaz, objetividade, cobrador, meticuloso, estratégico, ter comprometimento e estar bem informado.

2. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO

Este capítulo descreve as atividades comerciais do mercado que escolhemos que é o ramo do Pet Shop como empreendimento é um negocio promissor em pleno crescimento, estamos focados no publico animal pequeno porte, cachorro e gatos.

O projeto tem por objetivo atender todos que possuem os animais que vamos atender, com o objetivo de diferenciar o serviço prestado perante a concorrencia da região, o nome fictício do nosso Pet Shop será Banho&Tosa Flora.

2.1.1 Característica e Foco

Sua especialidade será atender o publico alvo com grande inovação e rapidez com muita eficácia e respeito ao animal.

Além de um serviço profissional com funcionários capacitados e treinados em escolas de credenciadas, teremos um varias promoções de preços, um dos nossos diferencias é o sistema busca e leva, o que seria isso?Vamos deslocar um veiculo até a residência do cliente buscando o animal com segurança em gaiolas adequadas para cada tamanho do animal.

Vamos vender em nossa loja produtos de banho e higienização animal, como perfumes, sabonetes nacionais e importados, roupas e brinquedos.

A equipe Banho& Tosa Flora será uma referencia em atendimento com cadastro completo dos animais, com data de nascimento, raça, cor e quando foi a ultima tosa canina, com isso vamos atuar com um sistema que ligaremos para o cliente alertando e agendando uma nova tosa em nosso estabelecimento.

Todos os funcionários vão trabalhar devidamente trajados com jalecos e uniformes adequados para o atendimento e banho dos animais.Na área de banho e tosa, ela vai ser toda de piso e revestimento da cor branco, isso deixa muito visível a nossa higienização no local de banho e tosa, essa área vai fechada com vidros brancos, assim o nosso cliente pode ver o seu animal sendo cuidado pelos nossos funcionários, com o maximo de segurança possível dentro das normas tecnicas.

Os uniformes terão no peito o logo da empresa e do funcionário para identificação e tratamento.

2.1.2 Localização e Instalação

Segundo o site do SEBRAE a escolha do local do empreendimento deve ser muito bem estudada, pois é um dos pontos mais importante para o sucesso, a partir dos produtos e serviços que será oferecido vai ser definido o público especifico, aliás, a escolha do ponto/ local inadequado para a abertura do negócio, representa 8% das causas do fechamento de um empreendimento, conforme Tabela 1 demonstrada acima.

Possuirá em suas instalações: um banheiro para uso exclusivo de funcionários, dois banheiros para uso dos clientes.Teremos os seguintes equipamentos de banho e tosa: Sopradores, secador, tesouras, maquinas de tosar e produtos de higienização.Temos 05 banheiras com espaço para atender 05 animais de um a só vez, claro que cada animal com um funcionário, assim não corremos o risco de fuga de animais ou outros transtornos.

2.1.3 Pontos Fortes

O local onde será montado o Banho&Tosa Flora é exatamente de frente á uma Avenida de fácil acesso e entre vários condomínios de edificio, onde normalmente essa pessoas possuam animais de pequeno porte, devido ao seu espaço visico interno ser muito pequeno.

Fizemos um estudo na região e podemos estar atendendo diariamente 30 animais com o serviço de banho e tosa.

2.1.4 Pontos Fracos

Temos grandes concorrências nessa região e sempre teremos que estar inovando para não perder a clientela, a nossa estrutura não tem mais espaço de ampliação, devido estamos em uma area de muitos comercios e estrutas basicamente iguais sem campo de ampliação, caso ocorra uma demanda muito grande, teremos que projetar mais uma unidade de banho e tosa.

2.1.4 Oportunidades

Somos pioneiros no sistema de busca e leva, isso certamente será o nosso diferencial do nosso negocio.

2.1.6 Ameaças

Concorrência desleal, temos esse risco da concorrência baixar os valores do serviço de banho e tosa com uma baixa margem de lucro, isso vai gerar novos desafios para o nosso negocio.

2.1.7 Contabilidade

Optaram-se pela terceirização da Contabilidade e por conservadorismo adotar a Provisão mensal no Balanço para controle os meses de baixa no faturamento.

2.1.8 Seguro Empresarial

Foi decidido realizar um seguro empresarial com as coberturas de Proteção de Fluxo de Caixa, contra roubo, incêndio, furto, tempestade, e em especial a cobertura de Responsabilidade Civil (é a relação entre a empresa e sua cadeia de relacionamentos).Significa que a empresa é responsável pelos funcionários, clientes, parceiros, acionistas, fornecedores, prestadores de serviço. Ex.: Se um cliente vem visitar a empresa e cai dentro do estabelecimento em virtude de piso escorregadio, por exemplo, a empresa está coberta contra possíveis ações contra a empresa e cobre os danos causados à pessoa que sofreu a queda, protegendo a empresa e os clientes de algum infortúnio que possa ocorrer dentro da lanchonete

2.1.9 Organização do Negócio

Embora não seja uma indústria de transformação, a Pet Shop pretende trabalhar com conceitos como se assim o fosse, para reduzir gastos e manter a ordem o local com a idéia de transmitir ao cliente a segurança de um produto de qualidade através da limpeza e organização do negócio, para isso a Banho & Tosa Flora trabalhará com o conceito dos 5”S”. A expressão Cinco S (ou 5 S)designa uma de gestão desenvolvida no Japão por volta da década de 50 pela montadora de automóveis Toyota. Faz parte da cultura oriental que é transmitida dos pais aos filhos, desde pequenos até a idade adulta. É um método muito utilizado, pois é a base para qualquer empresa implantar e manter um sistema de gestão da qualidade tem como objetivo principal organizar os postos de trabalho, aumentando a produtividade e reduzindo gastos já que a prática do 5S leva a eliminação de desperdícios associados aos processos do negócio.

A denominação 5S é devida às 5 atividades seqüencias e cíclicas iniciadas pela letra “S” quando nomeadas em japonês, os 5S são:

1.º S - SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO: Conceito: "separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário".

2.º S - SEITON - SENSO DE ARRUMAÇÃO: Conceito: "identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente".

3.º S - SEISO - SENSO DE LIMPEZA: Conceito: "manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar".

4.º S - SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE E HIGIENE: Conceito: "manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene".

5.º S - SHITSUKE - SENSO DE AUTODISCIPLINA: Conceito: "fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando os 5s's num modo de vida".

2.1.10 Missão, Visão e Valores

Missão: Atender seus animais como se fossem nosso, sabemos o amor que você tem pelo animal e a gente vamos ter esse, mesmo amor.A nossa visão é oferecer o melhor e inovar sempre, seja nos produtos, serviços ou no ambiente, com preços acessíveis e justos, com qualidade inquestionável, fidelizando o cliente visando o crescimento do “busines”² tornando-o um referencial no ramo banho e tosa Valores: Valorizamos o ambiente familiar, onde sempre estarão presentes honestidade, respeito, transparência, agindo sempre com responsabilidade, ética e igualdade com todos.

2.2 Pesquisas de Mercado

A pesquisa de mercado é a ferramenta para desenvolver estratégias e assim valorizar a marca, conhecer melhor os consumidores, identificar a estrutura da concorrência, enfim, obter informações que possam orientar não só a formulação de um plano de marketing, como a tomar decisões importantes para o negocio. È uma fonte de informações que representam algumas características importantes para abrir um negocio, identificando tais problemas e ate oportunidades para atingir o publico alvo observando coisas novas que surgem a cada dia e suas tendências no mercado atual. A análise de mercado tem como um de seus objetivos a satisfação do cliente e o reconhecimento de mercado.

Mas para se realizar uma pesquisa de mercado é preciso usar de alguns elementos como base, que são traçar um objetivo e definir o publico alvo, assim como selecionar e treinar os entrevistadores para que a pesquisa saia de forma clara e objetiva e não despreparada.

Passos para se fazer uma pesquisa de mercado:

(1) Definir um objetivo

Quando uma empresa decide se colocar no mercado, a primeira decisão que tem que ser tomada, é tentar traçar um objetivo e definir até aonde se quer chegar.

(2) Definir o Publico Alvo

A empresa tem que ter em mente a qual publico quer prestar serviços, assim focando em atributos para satisfazê-lo e agradá-lo.

(3) Qual método de pesquisa será usado?

A pesquisa terá que ser feita de qual modo? Por amostra, cronograma ou universo?

(4) Elaborar e revisar as perguntas

Não basta apenas elaborar perguntas e sim revisá-las para ter a certeza de que elas esclarecerão as duvidas que a empresa tem,e as vezes eliminar perguntas que não farão sentido.

(5) Como serão aplicadas essas perguntas

Existem varias maneiras de se aplicar uma analise de mercado, cabe a empresa definir qual fonte de comunicação ela quer utilizar.

(6) Selecionar e preparar os entrevistadores (caso a pesquisa for pessoalmente ou por telefone)

As perguntas de uma pesquisa podem ser as melhores, mas sem o pessoal treinado para aplicá-las e abordá-las, não será uma pesquisa de sucesso.

7) Realizar uma media sobre os cálculos

Para saber se a analise teve sucesso ou não é preciso tirar uma media da pesquisa em um todo.

(8) Fazer um relatório de conclusão da pesquisa

È preciso fazer um relatório de conclusão para que possa se enxergar por fim as necessidades de melhora ou não da empresa.

2.2.1 Mercado Consumidor

O objetivo do pet shop Banho&Tosa Flora, outra opção para poderem se encontrar e aproveitar as variedades e diferenciais que oferecemos com os nossos serviços.

Variedade dos produtos atendimento, ambiente, preço, qualidade dos produtos.

Esperamos com essa pesquisa atender cada vez melhor as necessidades de nossos clientes, buscando sempre qualidade e inovação.

2.2.2 Mercado Concorrente

Como os concorrentes concentram-se na região, com diversos produtos e serviços, porem não contendo os requisitos que o nosso pet oferece.

2.2.3 Mercado Fornecedor

Através dos fornecedores teremos semanalmente nosso estoque abastecido conforme a demanda. r

2.3 Planos de Marketing

O plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que permite analisar o mercado, adaptando-se as mudanças e identificando tendências. Conhecendo o mercado consumidor é possível planejar ações e executá-las, traçar os objetivos e metas, desenvolver ações de comunicação e divulgação e estabelecer preços.

A grande diversificação de produtos e serviços nos mercados atuais faz com que os consumidores fiquem mais exigentes, obrigando assim o empreendedor aprimorar e inovar. Portanto a ferramenta de plano de marketing deve ser regularmente atualizada e utilizada.

O plano de Marketing tem como objetivo orientar a elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao publico alvo de uma empresa que possibilitem a capitação de clientes, o aumento das vendas e lucratividade do negocio.

2.3.1 Publico Alvo.

A definição de um público alvo significa identificar um segmento particular ou segmento da população que se deseja servir.

Definindo um público alvo é possível implantar melhores soluções e melhores resultados.

O Público alvo do pet Banho & Tosa Flora foi estipulado da seguinte maneira:

Fatores geográficos: Pessoas que moram, moradores do bairro e de condomínios.

Fatores demográficos: Diferentes raças e tamanhos, animais pertencentes à classe média e alta.

Fatores comportamentais: Pessoas que buscam uma higienização adequada para seu animal.

2.3.2 Definição de Posicionamento de Mercado

Essa etapa do plano de Marketing é onde a empresa analisa como seu cliente vê seu negócio.

Para isso foi usado a mesma pesquisa do plano de mercado, onde os potenciais clientes colocaram o que mais lhes agradariam em uma lanchonete.

Essa pesquisa apontou que a qualidade dos produtos e o atendimento são mais importantes do que a variedade e preço.

Também podemos observar nos resultados da pesquisa que o ambiente limpo e agradavel.

Por esses resultados, podemos iniciar um plano de treinamento dos funcionários para atendimento satisfatório dos clientes, e investiremos na qualidade dos produtos e dos funcionários e procurando bons fornecedores.

2.3.3 Definição das estratégias de Marketing

Para alcançar mais rapidamente e melhor os resultados, traçamos as estratégias de marketing, onde subdividimos da seguinte maneira:

Preço: Após realizar uma pesquisa de preço nos concorrentes opta-se por vender os produtos com preço inferior a média das lanchonetes participantes da nossa pesquisa.

Sendo assim uma forma de atrair o cliente e fazer com que freqüentes mais vezes a nossa lanchonete.

Propaganda: Optamos por utilizar folhetos para a divulgação e o famoso e bom boca a boca,

Promoção: Na pesquisa realizada constata-se que nenhum dos nossos concorrentes trabalha com promoções.

2.4.1 Pessoas do Banho & Tosa Flora.

A princípio o quadro de colaboradores do Banho&Tosa Flora será formado pelos próprios sócios a fim de amenizar gastos.

CONCLUSÃO

Através deste trabalho o grupo pode ter a oportunidade de aprender sobre o tema plano de negócios, o que nos agregou conhecimentos na área.

Técnica e experiências em trabalhar em grupo.

Pudemos verificar que traçando metas e cumprindo-as podemos chegar ao objetivo desejado e dessa forma terminamos o projeto. Concluímos que para investir num empreendimento real seria necessário se aprofundar mais no assunto o que demandaria um tempo maior para execução da tarefa.

No entanto, os estudos realizados através da bibliografia e pesquisa de campo nos mostraram que o investimento no empreendimento seria viável, uma vez que traria um retorno financeiro no prazo de um ano, e o prazo para avaliar essa viabilidade é de até cinco anos após o inicio das atividades.

Contudo a elaboração do projeto foi válida para aprendizagem, não só sobre plano de negócios como também das demais disciplinas abordadas pelo curso.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Editor Campus, 2001.

BRITTO, Francisco; WEVER, Luiz. Empreendedores brasileiros: vivendo e aprendendo com grandes nomes. Rio de Janeiro: Editor Campus, 2003.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoa: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999 – 21. ed. Reimpressão.

McDANIEL, Carl Jr.; GATES, Roger. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

COBRA, Marcos. Marketing Básico. São Paulo: Editora Atlas S.A., 1997.

SEBRAE. Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil.

Brasília: Gráfica Charbel, 2004.

...

Baixar como  txt (30.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »