TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de empreendedorismo

Projeto de pesquisa: Definição de empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.973 Palavras (12 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera – UNIDERP

PORTO ALEGRE-CENTRO

Porto Alegre/RS

2013

SUMÁRIO

Introdução......................................................................................................... 04

Definição de empreendedorismo...................................................................... 05

Etapas essenciais para se criar um novo negócio............................................ 07

Conceito de Plano de Negócio......................................................................... 09

Sumario Executivo............................................................................................ 10

Analise de Mercado...........................................................................................11

Plano de Marketing............................................................................................12

Plano Financeiro................................................................................................13

Execução do Plano de Negócio .......................................................................15

Considerações Finais................ ...................................................................... 17

Referencias Bibliográficas.................................................................................19

INTRODUÇÃO

O trabalho tem por objetivo mostrar a importância de se criar um plano de negócio.

Analisando como e onde deve ser o procedimento de se abrir uma empresa, quais os investimentos e custos que teremos, quais as dificuldades encontradas e riscos que o negócio pode apresentar.

Na definição do empreendedor iremos mostrar o perfil, de onde se origina e o seu papel para contribuição para o Pais.

Vamos estudar os pontos necessários para criar (abrir) um novo negocio, quais as dificuldades e o que é preciso saber. Também apresentaremos o conceito de um plano de negocio como dever ser elaborado e o que contem. Vamos entender com executar o plano de negócio, entender sua metodologia e como levantar os recursos necessários.

DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO

Esta palavra foi usada pela primeira vez por Joseph Schumpeter em 1950 definindo uma pessoa com criatividade e com capacidade de inovação.

Sua origem vem do Frances “entrepreneur” que quer dizer contratante, porem foi usado para descrever aquela pessoas que estimulam o progresso econômico. Podemos dizer que empreendedor é aquele que procura criar algo novo ou inovar algo que já exista, podemos dizer também que não existem os pequenos e grandes empreendedores, ao se falar de uma pequena empresa essa pode se tornar grande pelo simples fatos do seu produto ter sido apreciado pelas massas. Definimos que empreendedorismo e a maquina do poder econômico e social do pais.

No Brasil, o empreendedorismo tem se tornado presente a cada dia estudos promovido pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor) tem mostrado que jovens entre 18 aos 24 anos são os que mais encaram esse desafio. Esses jovens veem a oportunidade de recém-formados e com dificuldades de ingressarem no mercado de trabalho ganharem salários que podem vir a ser de R$ 3.000,00 a 5.000,00 com a abertura de um negócio próprio.

Ao enfrentar um novo negócio nos deparamos os tributos que podem levar sua margem de lucros para baixo portanto podemos citar o que diz Lucas Leonardo no texto “Empreendedorismo

Análise histórica” que a melhor solução para esta questão “é criar produtos de alto valor agregado ao invés de ficar lutando para ser o mais barato”.

E temos no país aqueles empreendedores que acumularam ao longo de sua vida um fundo de aposentadoria e que querem investir em algo, esses representam os brasileiros que tem um nível escolar maior e estão prontos a enfrentar novos desafios, voltadas a prestação de serviços e especializados ao consumidor e serviços técnicos especializados.

Assim temos novos empreendedores brasileiros cada vez mais ousados dispostos a encararem novos desafios com conhecimento que enfrentam a concorrência e assumem riscos financeiros.

Planejamento. Essa é a palavra chave para a sobrevivência das empresas. Não basta somente ter sorte ou dinheiro. Os empreendedores precisam se informar e se capacitar. Ainda estamos atrás, em relação a outros países, no que diz respeito à sobrevivência das empresas, 22% no Brasil fecham nos primeiros dois anos contra 15% nos países mais desenvolvidos.

É preciso capacitar, sim, os novos empreendedores. É preciso ter domínio sobre técnicas de gestão, comportamento de liderança, além de que, é preciso ter afinidade do interessado com o assunto, vocação para o negócio. Para isso, instituições como o SEBRAE, capacitam interessados com cursos rápidos e de custo baixo, e, até cursos à distancia a custo zero, inclusive oferecendo certificados de conclusão.

Alem disso existem outras preocupações que devem ser levadas em conta. Abertas as portas, o empreendedor precisa cuidar das relações de trabalho dentro da empresa. Um conflito mal resolvido pode contaminar o ambiente, pois as pessoas envolvidas podem levar para o lado pessoal, comprometendo o bom andamento. Outra preocupação deve ser a inovação. Pesquisas revelam que 88% dos novos empreendedores não se preocupam com inovação. E isso pode ocorrer por conta de ainda muita coisa em âmbito interno a ser desenvolvido. Outro ponto importante é a visão da internacionalização. É preciso ter uma ter essa visão de abrangência além do país em termos de atuação. A globalização, abertura do mercado, tem atraído investimento externo e outros negócios estão entrando aqui, e o empreendedor brasileiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com