TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de franquias

Ensaio: Definição de franquias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Ensaio  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

1) Qual a definição de franquia ou franchising?

Franquia é uma modalidade de negócio comercial, em franca expansão no Brasil e no exterior, envolvendo a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado.

Franchising é uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio.

2) Apresente o histórico da franquia que você escolheu, o perfil do público que ela atende e os produtos ou serviços oferecidos.

O Boticário começou sua história em 1977 como uma pequena farmácia de manipulação no Centro de Curitiba (PR). Hoje é uma das grandes empresas de cosméticos do Brasil e a maior rede de franquias do setor em todo o mundo.

O publico feminino é a maioria, mas também atende homens (todas as idades). Atualmente, a linha de produtos do Boticário conta com aproximadamente 600 itens, divididos entre cuidados para o corpo, cuidados faciais, protetores solares, maquiagem, perfumes, desodorantes, sabonetes e shampoos.

2) Quais as vantagens ou desvantagens do sistema de franquia para o fabricante/matriz franqueadora?

possui menor grau de liberdade; o negócio possui regras operacionais preestabelecidas; qualquer mudança tem que ser apreciada e aprovada pelo franqueador; sofre controle imposto pelo franqueador; necessita pagar taxas enquanto a franquia existir, mesmo que a receita não seja boa; corre riscos de decisões erradas e mau desempenho do franqueador; possui obrigações contratuais restritivas; corre riscos de por falta de entendimentos; tem que ficar esperando que o franqueador resolva questões que são de sua competência; está restrito as políticas do franqueado visando aumento das vendas que podem prejudicar o franqueado; corre riscos da marca ou do bom nome do negócio perder o valor sem que, no entanto, o franqueado tenha culpa.

3) Quais as vantagens ou desvantagens do sistema de franquia para o franqueado?

Diversas são as vantagens para o franqueado, como poder dispor de treinamento, resolvendo problemas de falta de conhecimento e experiência; possibilitar ao franqueado ser proprietário do negócio com a vantagem de contar com assistência permanente; ter acesso a um nome comercial já conhecido e bem aceito pelo consumidor; necessidade de dispor de menos capital do que se fosse montar um negócio isolado da mesma qualidade; ter ajuda do franqueado em várias áreas (antes e depois da inauguração); aproveitar do poder de compra do franqueado (relativo a volume); os riscos são menores que de um negócio independente; gozar dos benefícios dos programas contínuos de pesquisa e desenvolvimento do franqueador, que visam aperfeiçoar o negócio, mantendo-o atualizado e competitivo; proteção territorial em relação a outras lojas da mesma marca; tem maior respeito por parte das instituições financeiras; tem rápido acesso a inovações.

As desvantagens para o franqueador são poucas, mas existem, como: administração participativa; liderança testada a todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com