TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de Ética nas negociações

Seminário: Definição de Ética nas negociações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Seminário  •  3.178 Palavras (13 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 13

Definição de Ética nas negociações

A cada situação temos uma percepção,somos diferentes. Falar sobre Ética parece ser fácil, pode ser definido como o que é simplesmente certo e correto.

Usando estas palavras, estamos nos limitando de aprofundar mais sobre o entendimento dela, pois as pessoas são diferentes, tem culturas e outros costumes, que num ponto de vista já tradicional,poderíamos achar absurdo e antiquado,e num ponto de vista mais claro,o respeito é essencial para ser ético.

Em negociações, não é preciso ser anti-ético para levar vantagem, por que, o que se visa num processo de negociação é que todas as partes envolvidas saiam satisfeitas após o fechamento, e assim, possibilitando futuros negócios. Preparação define também estar pronto para encarar a adversidade de uma contraparte anti-ética. A preparação pessoal visa que a negociação seja transparente, e não se pode usar o mesmo método não leal de outra parte para conseguir o resultado, pois antes de tudo, está a dignidade, o caráter, para atingir os objetivos traçados em todo o processo de planejamento.

Seguindo os passos de maneira correta, não existe necessidade em apelar a técnicas relacionadas à levar vantagem em tudo, haja em vista, as partes tem objetivos diferentes, e tudo o que elas precisam, é entrar em um acordo, ou não.

Passo-2 a) Qual é a importância do planejamento da negociação?

O planejamento da negociação consiste na busca das informações necessárias ao processo, na formulação de um roteiro ou plano de ação e na preparação para o desenvolvimento da negociação, objetivando prever os eventuais problemas e obstáculos que poderão surgir no decorrer do processo. A etapa do planejamento é muito trabalhosa e a menos excitante de todo o processo de negociação.

A resistência em realizar um planejamento formal decorre do receio de ser responsabilizado pelo plano elaborado, da idéia equivocada de que, em caso de insucesso, uma vez escrito o plano, este não pode ser mudado, bem como a dificuldade em articular e transcrever suas idéias

b) Quais são os principais passos ou procedimentos que devem ser seguidos durante o processo de planejamento da negociação?

Planejar, adotar o método ganha-ganha, ser claro e acessível, questionar, saber ouvir, ser paciente e respeitar culturas diferentes. São passos importantes para que a negociação se concretize de maneira sólida.

c) Qual é a importância da ética na negociação?

É a questão de agir de forma clara e honesta, respeitando o limite de onde se pode chegar, até que ponto pode-se fazer concessões e persuasões,pois a ética é essencial na vida, e sendo competente, nunca será preciso abandoná-la para novos desafios.

Passo 3

Filme assistido: Doze homens e uma sentença ( 12 Angry men, MGM, Drama, 96 min. P&B, 1957).Um jovem porto-riquenho é acusado do brutal crime de ter matado o próprio pai. Quando ele vai a julgamento, doze jurados se reúnem para decidir a sentença, levando em conta que o réu deve ser considerado inocente até que se prove o contrário. Onze dos jurados têm plena certeza de que ele é culpado, e votam pela condenação, mas um jurado acha que é melhor investigar mais para que a sentença seja correta. Para isso ele terá que enfrentar diferentes interpretações dos fatos, e a má vontade dos outros jurados, que só querem ir logo para suas casas.

Passo 4

Condutas Éticas

Os pontos éticos primeiramente partiram do arquiteto que teve o bom senso de votar em “inocente” por ter dúvida sobre o réu ser culpado ou não. Depois com os argumentos dele, foi convencendo um a um de que as testemunhas não estavam sendo tão convincentes das provas apresentadas;

Comentário positivo dos jurados sobre o promotor, como ele organizou bem a sessão;

O arquiteto começou a colocar pontos duvidosos do caso e achou que a defesa não confrontou as provas de forma efetiva, que deixou muitas coisas passarem batidas;

Se colocou no lugar do rapaz, por tudo que ele passou da infância até a adolescência.;

Pediu várias votações no decorrer da reunião, pois a princípio ele era o único a achar o réu “inocente”;

Condutas antiéticas

O júri estava muito mais preocupado em ir embora do que julgar o caso com atenção. Eles batiam nas mesmas teclas, contando com as provas superficiais, sem considerar as coisas mais importantes, sempre preocupados com o que tinham que fazer depois que saíssem dali.

Um outro estava achando que estava em uma reunião de negócios, sempre tentando falar de sua empresa a qualquer custo. O advogado de defesa passou a impressão de não acreditar na inocência do garoto;

Um dos jurados não respeitar o fato de um na sala ser contra a decisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com