TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento

Seminário: Departamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Seminário  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

1. Departamento é uma unidade operacional representada por um conjunto de recursos humanos e de capital, de características semelhantes, desenvolvendo atividades homogêneas dentro da mesma área.

2. Centro de custos é a menor unidade de acumulação de custos, sendo representada por homens, máquinas e equipamentos de características semelhantes que desenvolvem atividades homogêneas relacionadas com o processo produtivo

3. DEPARTAMENTOS PRODUTIVOS São os departamentos que atuam diretamente na industrialização do produto ou na prestação do serviço. Neles promovem-se modificações no produto. Perez Jr., Oliveira e Costa (1999, p. 19) diz que: “Centros de custos Produtivos são centros de custos por onde os produtos passam durante o processo de fabricação e nos quais são transformados ou beneficiados.” Exemplos: estamparia, montagem, pintura, acabamento, corte, etc. DEPARTAMENTOS AUXILIARES Têm como característica auxiliar os departamentos produtivos. Existem para prestar serviços aos demais departamentos. Neles não ocorre nenhuma ação direta sobre o produto.

6. Os mapas de custos, como visto no Capítulo 6, por exemplo, são, conjuntamente com os demais documentos que fornecerem os valores dos custos diretos, suficientes para que se possa dizer que a Contabilidade de Custos esteja coordenada e integrada com a Contabilidade Geral.

7. A importância dos razonetes é principalmente didática, para ajudar a entender como as operações de uma empresa ou organização são processadas pela contabilidade. Na prática, a fonte de dados para a obtenção do balancete (que é a fonte do Balanço Patrimonial e da DRE), é o Livro Diário.

8. Os critérios de rateio modificam o custo dos produtos, portanto, são necessários cautela e bom senso ao adotá-los. Sempre existirá um certo grau de subjetividade na escolha do critério de rateio, mas essa subjetividade pode ser reduzida, quando analisamos, detalhadamente, a natureza dos custos indiretos, antes de adotar o critério.

9. Os custos indiretos comuns a vários departamentos são apropriados de acordo com a sua natureza, por exemplo a energia consumida, o seguro, o aluguel etc.

10. Custos Fixos: são aqueles que ocorrem todos os meses independente da quantidade produzida. Custos Variáveis: são aqueles que ocorrem na proporção da quantidade produzida, ou seja, variam de acordo com o volume de produção. Geralmente os custos diretos são variáveis. Uma outra classificação usual (e mais importante que todas as demais) é a que leva em consideração a relação entre os Custos e o volume de atividade numa unidade de tempo. Divide basicamente os Custos em Fixos e variáveis.

11. Os Custos Indiretos devem ser rateados segundo os critérios julgados mais adequados para relacioná-los aos produtos em função dos fatores mais relevantes que se conseguir. Critérios bons numa empresa podem não sê-los em outra, em virtude das características especiais do próprio processo de produção. É absolutamente necessário que as pessoas responsáveis pela escolha dos critérios conheçam bem o processo produtivo. A consistência na aplicação desses critérios é de extrema importância para avaliação homogênea dos estoques em períodos subseqüentes, de forma a não se artificializar resultados.

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »