TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio De Mercado

Pesquisas Acadêmicas: Desafio De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  2.492 Palavras (10 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ....................................................................................4

2 ANÁLISE E RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES......................................5

3 CONCLUSÃO........................................................................................11

4REFERÊNCIAS.......................................................................................12

1 INTRODUÇÃO4

A Casadas Weberfoi criada a partir da necessidade de seu fundador e proprietário de conseguir peças de carros de qualidade de forma rápida e com preços justos, visto que na época era piloto de corrida. Tendo conhecimento domercado, e notando que as empresas que trabalhavam com essas mercadorias na região tinham altos preços e a importação de outros estadosprovocavaatrasos nas entregas das peças dos carros, foi criada a Casa das weber.

A Casa das Weber atua a 7 anos em Goiânia no mercado de peças para automóveis(principalmente carburadores e peças para motores de carros de competição).A empresa não tem franquia, mais trabalha com representação da marca Weber entre outras.

A empresa possui uma boa e moderna instalação adaptada ao um prédio arejado, de boa localização, fácil acesso e principalmente atendendo a alguns requisitos básicos de segurança.

Com o crescimento da tecnologia e do design automotivo, a personalização automotiva se tornou ainda mais atraente, fazendo com que seu público alvo e simpatizantes da atividade desembolsem milhares de reais para deixar seus carros mais bonitos e potentes.

2ANÁLISE E RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES5

FUNDAMENTOS DE MARKETING – Prof. Marcos Marques

1)Como a empresa trata cada um dos 4 P’s: produto,preço,praça e promoção?

Resposta:

Inicialmente a Casadas Weber não investiu em Marketing e sua propaganda era somente o boca a boca através de amigos e antigos companheiros pilotos, esse tipo de propaganda não foi suficiente para firmar a empresa no mercado tendo a necessidade de investimentos em outro tipo de propaganda.

Como os produtos não são de fabricação própria são adquiridos da fábrica e se for o caso melhorados. Um engenheiro mecânico recebe as peças e é encarregado de dar mais potência em motores e carburadores, o que se tornou um diferencial para empresa.

Em relação ao preço são avaliados os custos com mão de obra especializada e com os produtos adquiridos pela empresa, tendo essa análise em mãos obtém-se o valor final dos produtos. Com um produto de qualidade a empresa pode cobrar preços justos e ainda ter lucro.Com relação às formas de pagamentos, aceitam dinheiro, cheques sob consulta, cartão de débito e crédito, dependendo do valor parcelam em até 3 vezes.

A Casas das Weber possui sede própria com oficina especializada para teste de peças e preparação de motores. Possui também loja virtual assim suas vendas atingem todo território nacional, dessa forma a maioria das entregas são via correios ou retiradas na loja física.

Os proprietários divulgam a empresa através de redes

sociais, sites de compra e com o próprio site da loja, onde são colocadas promoções relâmpagos impulsionando as vendas. Esse processo tem custo reduzido para a empresa.

Cerca de três vezes por ano são feitas grandes campanhas promocionais com inserções em rádios, panfletagens e anúncios em carros de som o que gera um custo de aproximadamente 5% por cento do faturamento mensal, em contrapartida as vendas aumentam cerca de 30% a 40% nesse período aumentando o lucro bruto da empresa.

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL – Prof. Rinaldo Lima

1)Como a empresa monta sua estratégia e como lida com o fator “crise” (concorrentes ou novos produtos ou serviços que afetam seu mercado)?

Resposta:

Com a popularização das vendas pela internet aumentou a facilidade por parte dos consumidores em adquirir produtos novos e similares acarretando na diminuição das vendas na loja física da Casa das Weber.

Cada vez vem se tornando mais comum o aumento de concorrentes com mão de obra barata, fator pode gerar crise na empresa, uma vez que a empresa possui mão de obra especializada, com altos salários.

Assim além investirem na satisfação do cliente tendo atenção no pós venda para conquistar clientes novos e valorizar os já existentes, também por possuir a capacidade de compra em larga escala, faz negociação mais expressiva entre preços e prazos. O que é usado como estratégia pela empresa, pois isso garante a redução dos preços, compras de produtos ou serviços de melhor qualidade e acirra a concorrência entre os fornecedores.

2)Como a empresa realiza o acompanhamento dos resultados empresariais e os indicadores de desempenhode processo? Existe uma metodologia?Explique?

Resposta:

Com o propósito de avaliar o desempenho de toda a empresa os indicadores foram classificados em categorias como: satisfação do cliente; desempenho financeiro; desempenho operacional; clima organizacional. Os indicadores relacionados com a satisfação do cliente são acompanhados e comparados aos similares dos concorrentes. Os de desempenho financeiro refletem a saúde financeira da empresa. Indicadores relacionados ao desempenho operacional avaliam o comportamento dos processos e operações da empresa. Como a personalização das peças automotivaspela empresa tem no homem um componente fundamental, daí a importância de acompanhar o clima organizacional.

Os indicadores de desempenho seguem uma estrutura de apresentação contendo o nome pelo qual o indicador é normalmente conhecido pelos profissionais responsáveis pela atividade, também comentário necessário à compreensão e detalhamento do indicador.

3)Em caso de haver um desvio da meta ou objetivo, como a empresa trata esse problema? Explique?

Resposta:

São feitas análises com relatórios periódicos sobre os desvios de metas relevantes e precisos,com o objetivo de readaptar estrategicamente algumas das áreas que nomomento não se enquadram nos objetivos. Já que a empresa considera que muitos dos sistemas de análise existentes não são fáceis nem baratos de implementar, podendo também ossistemas não realizar uma avaliação clara do problema.

Segundo a gestora fazem não só o tratamento da não conformidade, como também análise para que não ocorra novamente. A resolução das não conformidadesé tratada como responsabilidade de toda a organização. Uma vez que todos os colaboradores são treinados e informados da situação da empresa.

4)Em caso de identificar um produto ou serviço com problemas, o que a empresa faz? Descreva:

Resposta:

Quando são identificados problemas ou defeitos nas peças as mesmas são reservadas para posterior reparo, seguindo os seguintes passos:

-Primeiro é identificado o problema;

- A peça é separada das demais;

- O responsável técnico avalia o problema;

- A peça é passada para o engenheiro mecânico para que o problema seja solucionado;

- E então a peça é embalada novamente e colocada com as demais para que seja vendida.

5)Em caso de reclamaçãode clientes, o que a empresa faz? Descreva:

Resposta:

Quando surgem reclamações de clientes, empresa procura resolver problema o mais rápido possível.Se o problema não puder ser resolvido na empresa de imediato, a peça é enviada para a fábrica (no caso de defeitos mais graves) para reparos. E o cliente é informado do andamento ou solução de sua reclamação.

6)A empresa emprega a utilização de ferramentas da qualidade para auxiliar a identificação e extinção de problemas internos de processo.Ex: PDCA, SWOT, Plano de Ação,Brainstorming,Ishikawa,fluxograma...? A empresa dispõe de profissionais capacitados para auxiliar na utilização das ferramentas?

Resposta:

Com o objetivo de entender melhor o cenário em que a empresa está inserida, a Casa das Weber utiliza a matriz SWOT como ferramenta para a realização de análise de ambiente, para planejamentos estratégicos e de gestão, e se posicionar ou verificar a situação da empresa no ambiente em que atua.

Segundo o que nos foi informado, os relatórios e as decisões empresariais e são baseadas no conhecimento que seus líderes e responsáveis por atividade possuem sobre os processos. Nos dois primeiros anos a empresa fazia consultoria externa, passando posteriormente a fazer tanto externo quanto interno e no momento faz somente o interno com os profissionais responsáveis por atividade, mediante treinamentos e capacitações.

7)De acordo com as avaliações que tiveram da gestão da empresa, qual seria a sugestão que o grupo daria para a direção da empresa com objetivo de aumentar a eficácia dos resultados, diminuindo os retrabalhos e aumentar a satisfação dos clientes?

Resposta:

A empresa tem uma gestora em sua equipe, mais apesar de seus esforços notou-se a necessidade de reciclagem profissional dessa colaboradora.Seria necessário também o aumento da equipe de vendas e atendimento por telefone, pois no período da visita do grupo na empresa podemos perceber que o telefone tocou várias vezes e não havia nenhum dos vendedores disponíveis para atender as chamadas, que poderia e provavelmente era de clientes, com isso podem ter perdido vendas.Uma equipe maior e melhor treinada aumentaria a eficácia dos resultados.

Recomenda-se que o setor comercial invista mais no marketing a favor da organização, oferecendo palestras, e seminários, demonstrando seus serviços para seus clientes potenciais.

A empresa também deve participar com mais frequência de feiras e eventos direcionados para a área de logística. O objetivo é tornar a Casa das Werber mais conhecida no mercado e com isso aumentar captação de clientes e parceiros para a empresa.

Acreditamos que tais recomendações otimizarão os processos internos e externos da organização, bem como trarão bons resultados e lucros para a mesma, dessa forma ganha a empresa e seus funcionários e seus clientes.

GESTÃO DE CUSTOS – Prof.: Edilson Gonçalves Moreira

1)Como a empresa estabelece sua estratégia de preços? Qual sistema de custeio que a Empresa utiliza para apurar o custo por produto e geral da empresa. Por que é importante saber os custos dos produtos?

Resposta:

A apuração dos custos é fundamental para que o empresário tenha o domínio Sobre o negócio, tomeciência sobre lucro ou prejuízo e ainda tenha o poder de tomar decisões com relação às mudanças de gestão e formação do preço de venda, o qual deve ser suficiente para cobrir os custos, lucros e despesas. Levando em consideração que somente será válido esse somatório se o mercado aceitar o preço de venda tornando o mais competitivo frente à concorrência.

A meta principal da Casa das Werber é a venda de mercadorias,a personalização dos motores, carburadores o os demais elementos contribuem para esse objetivo chamando a atenção dos consumidores e facilitam as suas necessidades comerciais.

Como todas as atividades são destinadas a dar suporte para aárea de vendas, considerando que todas as despesas são relativas a ela, tornase mais fácil ratear esses gastos.É utilizada a forma de custeio por absorção ou rateio para instituir o processo de apuração de custos e despesas, dividindo ou rateandotodos os elementos de custo de modo que cada setor absorva ou receba aquilo que lhe aplica por cálculo ou atribuição até que o custo total seja absorvido. Como a empresa trabalha com peças importadas precisa estar adequada a Lei Federal, sujeita as normativas da receita federal.

Diante das constantes mudanças mercadológicas e da acirrada competitividade, o preço é um fator crucial para seu posicionamento no mercado. A formação dos preços e a tomada de decisão relacionada àsmudançasestratégicas com relação ao preço são processos que necessitamde análise de diversas variáveis quantitativas e qualitativas, exercendo influência direto no volume de vendas e na lucratividade dessas empresas.

CONCLUSÃO

A coleta de dados foi realizadaatravés de uma pesquisa documental no banco de dados da Casa das Werber que disponibilizou informações como preços de custo, linhas de produtos comercializadas, preços de venda, dentre outros.

Os gestores foram entrevistados com o objetivo de obter determinadas explicações sobre o contexto da empresa.

Notamos uma visão empreendedora por parte do proprietário da Casa das Werber, ocasionado pelo forte indício de que faltava variedade diferenciação e crescimento para o setor de autopeças, sabendo aproveitar a oportunidade.

Contudo podemos ver na pratica o quão fundamental é conhecer bem o cliente, saber o que deseja, compreender sua percepção ao nosso serviço, saber ouvi-lo, treinar nosso pessoal para uma boa comunicação, dentre outros. Compreendemos que são todos componentes importantes para se chegar à qualidade. E que conforme o mercado evolui é necessário se adaptar, trazendo novas tecnologias, aplicar indicadores de resultados em busca de se obter um estoque perfeito e consequentemente atingir os objetivos e ter o lucro esperado.

Assim Atender bem ao cliente mostra ser garantia de lucratividade, confiabilidade, competitividade, novos clientes, profissionalismo e sobre tudo respeito ao consumidor.

REFERÊNCIAS 10

LIMA, Rinaldo José Barbosa, Diagnóstico Organizacional – Análise administrativa com foco no Diagnóstico Organizacional; aula-atividade. Londrina 2013.

LIMA, Rinaldo José Barbosa, Diagnóstico Organizacional – ferramentas de Auxilio ao Diagnóstico Organizacional; aula – atividade. Londrina 2013.

MOREIRA, Edilson Gonçalves, Gestão de Custos –Sistemas de Custeio – Principais Características e Atribuições;aula-atividade. Londrina 2013.

MARQUES, Marcos Roberto, Fundamentos de Marketing – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

BOTELHO, Joacy Machado, Metodologia Científica – São Paulo: Person Education do Brasil, 2013.

...

Baixar como  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »