TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Empreendedorismo Etica Profissional

Exames: Desafio Profissional Empreendedorismo Etica Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  1.008 Visualizações

Página 1 de 2

O Processo Empreendedor

Como acontece o processo empreendedor? Empreender é uma capacidade inata ou é possível aprender a empreender? Este artigo analisa o processo empreendedor segundo suas quatro etapas de desenvolvimento: identificação da oportunidade, plano de negócios, recursos e gerenciamento do empreendimento.

Costumamos definir o empreendedor como alguém que sonha e busca transformar o sonho em realidade. É fato que o empreendedorismo vem se configurando como o grande combustível do desenvolvimento dos tempos atuais. Timmons (1990) afirma que "o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que foi a revolução industrial para o século XX". O que, porém determina o surgimento de um empreendedor? É possível alguém apreender a empreender ou o empreendedorismo é uma qualidade inata? Uma vez que os empreendedores estão revolucionando o mundo, seu comportamento e o próprio processo empreendedor devem ser estudados e entendidos.Identificando Oportunidades

Constata-se que um dos maiores mitos a respeito de novas ideias nos negócios, é que elas devam ser únicas. O fato de uma ideia ser ou não única não importa. O que tem relevância é como o empreendedor utiliza sua ideia, inédita ou não, de forma a transformá-la em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer.

As oportunidades que surgem é que geralmente são únicas, pois o empreendedor pode ficar vários anos sem observar e aproveitar uma oportunidade de desenvolver um novo produto, ganhar um novo mercado e estabelecer uma parceria que o diferencie de seus concorrentes.

Ideias revolucionárias são raras, produtos únicos não existem e concorrentes, com certeza, sempre existirão.

Torna-se importante que ao definir o negócio, o empreendedor teste sua ideia ou conceito junto a clientes em potencial, empreendedores mais experientes (conselheiros, amigos próximos, antes que a paixão pela ideia cegue sua visão analítica dos negócios). Uma ideia sozinha não vale nada; em empreendedorismo, elas surgem diariamente. O que é mais relevante, é a capacidade de saber desenvolvê-las, programá-las e construir um negócio de sucesso.

Dornelas (2005) afirma o que conta não é ser o primeiro a pensar e ter uma ideia revolucionária, mas sim o primeiro a identificar uma necessidade de mercado e saber como atendê-la, antes que outros o façam.

Uma ideia isolada não tem valor se não for transformada em algo viável de implementar, visando a atender a um público-alvo que faz parte de um nicho de mercado mal explorado. Isso é detectar uma oportunidade.

Não significa que uma ideia revolucionária não seja capaz de dar início a empresas de sucesso. Mas isso só ocorre, quando o empreendedor por trás da ideia conhece o mercado onde está atuando, tem visão de negócio e sabe ser pragmático no momento adequado, identificando suas deficiências, protegendo sua ideia e conhecendo sua concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com