TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolva estratégias para atender às necessidades de seus clientes devido à grande concorrência no mercado hoje

Seminário: Desenvolva estratégias para atender às necessidades de seus clientes devido à grande concorrência no mercado hoje. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Seminário  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Em um mundo extremamente competitivo, para uma marca conseguir se posicionar no mercado de uma forma consolidada durante anos, não é fácil. É importante saber se reinventar, conhecer cada vez mais o seu cliente, para que a empresa possa atender mais e da melhor forma possível.

Presente na maioria dos lares brasileiros, a Consul, é uma marca consolidada não só no Brasil, mas em mercados como Argentina e Uruguai. A marca nasceu em Joinville, Santa Catarina em 1950, pelos idealizadores Guilherme Holderegger e Rudolfo Stutzer, que até então fabricavam anzóis, e consertavam de tudo um pouco. Até quando apareceu uma geladeira a querosene importada para eles consertarem. A curiosidade foi tanta, que eles desmontaram a geladeira toda, e estudaram peça a peça. Nisso tiveram a idéia de fabricar o seu próprio refrigerador. Na época, no Brasil, geladeira era artigo de luxo geralmente encontrado em casas de pessoas ricas, que importavam de outros países, pois não existia fabricação nacional pra o produto na época.

Com a ajuda financeira do cônsul Carlos Renaux, que era um rico empresário da região, a primeira geladeira se chamou Consul, (sem acento) em homenagem ao patrocinador da idéia. As primeiras geladeiras produzidas foram a querosene, e com o passar do tempo a energia. A fábrica cresceu, a marca foi se posicionando no mercado, podendo competir com marcas internacionais de igual para igual. Logo, a marca foi aumentando sua cartela de produtos, e passou a produzir não mais só refrigeradores, e também lavadoras, secadoras, fogões, aspiradores de pó, entre outros. A empresa já chegou a exportar seus produtos pra mais de 100 países, que eram muitas vezes modificados para as exigências de cada lugar. Por exemplo, no Japão, eles não exportavam linha branca, por que o branco era a cor de luto local. Os fogões precisavam ter cinco bocas, onde uma delas tinha que ser retangular, para poder assar peixe. No Caribe, eram exportados eletrodomésticos com cores vibrantes, para combinar com o clima do lugar. Com essas estratégias conseguia se adequar a todos os públicos do segmento que desejasse atingir.

60 anos depois, a Consul se reinventa, com intuito de não só agradar aos consumidores fiéis, mas também aos consumidores mais exigentes que prezam praticidade e conforto. Tem como uma nova missão conquistar esse novo segmento, buscando a satisfação de um todo.

DESENVOLVIMENTO

As organizações estão a cada dia reinventando a sua maneira de atender as necessidades dos seus clientes, devido à grande concorrência no mercado atualmente. Desenvolver estratégias é conhecer o que o consumidor quer ou precisa, para que o próprio produto se molde a necessidades da demanda, gerando o lucro das organizações e a satisfação do cliente.

Etapa 1 – Análise do Ambiente e Sistema de Informação de Marketing

A Cônsul utilizou muito bem de análise ambiental,através de estudos, pesquisas, conhecendo assim as necessidades do consumidor atual. Através do interesse de conhecer tudo o que era verdadeiro e relevante para as pessoas facilitou o processo de tomada de decisão. A informação é um dos recursos mais importante para se atingir os objetivos e isto a Consul fez muito bem. A Consul pensou mais no que se busca nos dias de hoje que é a praticidade para facilitar o dia a dia das famílias, dos recém-casados e solteiros que moram sozinhos.

Etapa 2 – Marketing Estratégico

Na nova fase onde a assinatura muda para “Bem pensado” apresentando uma marca simples e facilitando a exemplo dos refrigeradores frost free que o destaque passa a ser o diferencial da gaveta de verduras mostra que foi utilizado uma estratégia que tirou o foco do consumidor de um beneficio já existente que é frost free e se destacou a gaveta de legumes. Tendo em vista as modificações no estilo de vida das pessoas, há um aumento de complexidade do ambiente mercadológico e o consumidor torna-se cada vez mais exigente. Pensando nisso a Consul através da aproximação do consumidor que cada vez torna-se mais exigente reformulou seus produtos visando oferecer alta qualidade com custo compatível e competitivo. Como a Consul era voltada para a família tradicional precisaram redefinir os fatores determinantes da competitividade, fazendo emergir produtos com novas caras que não saia do gosto da família tradicional, mas também que alcance este novo público e para tanto buscou evolução e adaptação ao novo ambiente mercadológico.

Isso reflete o pensamento de Porter (1990), o qual reforça o argumento de que o desempenho acima da média em uma empresa é alcançado e sustentado por meio de uma estratégia competitiva. Sob essa ótica, a Consul buscou maior interação com seus clientes a fim de permanecer competitiva no mercado, redirecionou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com