TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RAID possui diversos níveis e cada um atende diferentes necessidades.

Por:   •  19/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMAS RAID

Redundant Array of Independent Disks ou Conjunto Redundante de Discos Independentes é uma técnica de armazenamento de dados, utilizada para proteger o sistema de discos ou tornar seu acesso muito mais rápido, utilizando dois ou mais HDs, fazendo com que o sistema operacional entenda que está trabalhando com apenas um HD.

Esta técnica foi criada por três pesquisadores, David Patterson, Garth Gibson e Randy Katz, da Universidade de Berkeley, no ano de 1988, nos Estados Unidos da América e até hoje é utilizada.

O RAID possui diversos níveis e cada um atende diferentes necessidades.

RAID 0 ou Striping - dois ou mais discos, em paralelo, dividem o conteúdo, ou seja, o dado é dividido em partes iguais e armazenado em cada disco, agilizando assim , o acesso aos dados. Funciona muito bem em aplicações que utilizam grande quantidade de dados, não apresentando lentidão no acesso a eles, pois como o dado estará dividido em dois ou mais HDs, seu tempo de acesso será dividido pelo número de discos existentes. Se houver falhas em um dos discos o sistema pode estar comprometido, pois não há redundância.

RAID 1 ou Mirroring - dois ou mais discos em paralelo, sempre em números pares,   fazem uma cópia dos arquivos, funcionando como um backup das informações e sempre que houver uma mudança nos dados, eles serão modificados em todos os discos. Neste caso, a proteção dos dados é muito bem preservada, pois se um disco falhar, os outros recuperarão os dados imediatamente.  Por outro lado, o sistema RAID 1 pode ocasionar lentidão no sistema, pois quando houver acesso às informações, esta será feita em todos os HDs ao mesmo tempo.

RAID 2 - apesar de oferecer muita segurança para os dados já está ultrapassado, pois o desempenho é muito baixo.

Raid 3 - recurso que utiliza sistema de paridade. Ele armazena os dados, como no Raid 0 , mas separa um HD, o último, para armazenar os códigos de paridade e por isso precisa de no mínimo três discos . Este último HD é utilizado para recuperação de dados caso um dos discos pare de funcionar, pois possui um código de correção de erros que se combina com os dados dos demais HDs.

RAID 4 - também utiliza paridade, mas com a diferença de que o nível de paridade é feito por blocos maiores ou setores e não por bits, como no RAID 3. Tem desempenho melhor quando utilizado em sistemas de leitura, que não façam muitas gravações.

RAID 5 - parecido com o RAID 4, mas a paridade fica distribuída no conjunto dos discos do sistema, o que facilita na correção de falhas e fornece um acesso rápido aos dados.  Tem seu desempenho parecido com o RAID 0.  

RAID 6 - tem custo baixo e é um sistema redundante, que necessita pelo menos de quatro unidades para funcionar. Alguns discos servirão como reserva e caso algum falhe, será imediatamente substituído.

Antigamente a implementação dos sistemas RAID era muito difícil, mas hoje pode-se implementar em qualquer sistema operacional. Basta adquirir uma placa mãe com uma controladora RAID e fazer a configuração com o setup da BIOS ou pode ser implementado por um software capaz de criar vários discos. Quanto mais discos, maior o custo do sistema, mas para edição de áudio e vídeo o sistema RAID é muito vantajoso, pois com a implementação do sistema RAID o desempenho do micro é muito melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com