TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A definição de planos estratégicos para a implementação do projeto, que atende as necessidades da comunidade

Trabalho acadêmico: A definição de planos estratégicos para a implementação do projeto, que atende as necessidades da comunidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.967 Palavras (16 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

3º SEMESTRE

NOME

RA

CRISTIANE ANDRIOLI

4300063549

DALTON MARTINS

4997022403

JOSIANE DA SILVA BARBOZA

1188411883

KEILA M. PAVONI

3823684608

REMI BURATO

4346846957

ATPS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROFESSOR EAD: MÔNICA SATOLANI

TUTOR PRESENCIAL: CRISTIAN HAMBSCH BORGES

TUTOR A DISTÂNCIA: ORIANA CORREA MARTINS

CAXIAS DO SUL

2013

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos falar sobre Processos Administrativos, do que é o planejamento, e qual a sua importância dentro da organização. Estudaremos o quanto é importante planejarmos, para atingirmos excelentes metas sejam elas no nosso dia a dia ou profissionalmente. Falaremos sobre o resgate do planejamento, definir planos estratégicos para a realização de um projeto que atenda as necessidades da comunidade, seja ela cultural, social, educacional e ambiental. Estudaremos também possíveis falhas na Organização ou no planejamento, e o que pode ser feito para que possamos corrigir estas e alcançar metas satisfatórias. Através da administração temos como entender melhor a importância do planejamento dentro da organização. Este trabalho também vai nos mostrar os níveis hierárquicos da organização que é como uma pirâmide onde o primeiro nível institucional (Administração superior), o segundo nível é Nível intermediário (Gerência intermediária) e o terceiro Nível Operacional (Supervisão de primeira linha).

PLANEJAMENTO

O planejamento representa a primeira função administrativa, serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. O planejamento determina de uma forma antecipada os objetivos a serem atingidos, e demonstra também a melhor forma para que eles sejam atingidos. Com o planejamento é possível definir onde se pretende chegar, e o que deve ser feito.

O planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e com isto permitir mais consistência no desempenho das organizações, com ele é possível tomar uma decisão ou adiar a mesma, com o planejamento é possível sabermos onde estamos e onde queremos chegar, é a chave para lidarmos com as mudanças de uma maneira positiva e proposital, é elaborado de formas diferentes, nos vários níveis organizacionais.

➢ Planejamento Estratégico: é um planejamento que abrange todas as organizações como um sistema aberto. É projetado para longo prazo, envolve a empresa como um todo, preocupa-se em atingir os objetivos globais da organização. É definido pela organização ao plano maior a todos os demais planos. É voltado para a eficácia da organização, alcançar objetivos e alcançar resultados.

➢ Planejamento Tático: é elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada organização deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Ele é projetado para o médio prazo em geral, envolve cada departamento ou unidade da organização, se preocupa em atingir objetivos departamentais. È definido no nível intermediário da organização. É voltado para a coordenação e integração.

➢ Planejamento Operacional: é um planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade particular. Suas principais características são; projetar para o curto, médio e longo prazo a rotina diária de trabalho no cotidiano.

Djalma de Pinho define o planejamento como desenvolvimento de processos, técnica atitudes administrativas, onde proporcionam uma situação variável de avaliar implicações futuras de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz.

1) O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas implicações futuras de decisões presentes (Daucker 1962).

2) O planejamento não é um ato isolado, portanto deve ser visualizado como um processo composto de ações inter-relacionados ou interdependentes que visam a alcançar os objetivos.

3) O processo do planejamento é muito mais importante que se resultado final.

O Planejamento provoca modificações em pessoas, tecnologias e sistemas.

➢ Planejamento participativo: onde o papel do responsável não é simplesmente elaborar o processo, mas sim facilitá-lo.

➢ Planejamento coordenado: Onde todos os aspectos envolvidos devem ser projetados de forma que atuem independentes.

➢ Planejamento integrado: Deve ter seus planejamentos integrados.

➢ Planejamento permanente: É uma condição exigida pela própria turbulência empresarial.

Temos três tipos de planejamento: Estratégico, prático e operacional.

➢ Estratégico: que é responsabilidade dos níveis mais altos dentro da empresa.

➢ Tático: trabalha com decomposição dos objetivos estratégicos e políticos.

➢ Operacional: considerado como formalidade, documentos etc.

Em uma segunda pesquisa no livro de Antônio Cesar Amaru Maximiano, ele definiu planejamento como uma ferramenta em que a organização e as pessoas usam para administrar suas relações com o futuro. Planejamento é objetivo a ser alcançado, meio para realização de resultados, tomar decisões no presente de forma que estas não venham interferir no futuro.

PLANEJAMENTO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO

Este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com