TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento De Carreiras - Enfrentando O Dilema Do Desenvolvimento Pessoal

Monografias: Desenvolvimento De Carreiras - Enfrentando O Dilema Do Desenvolvimento Pessoal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

O trabalho a seguir refere-se à questão feita a partir do artigo “Desenvolvimento de carreiras – Enfrentando o dilema do desenvolvimento pessoal” por TAPSCOTT, DON. Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio. Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 2007, indicado pela Professora Simone.

2. Questão: Como conseguir gerar valor através do desenvolvimento de habilidades e competências e atuar de forma dinâmica junto a equipes criativas?

É preciso que as empresas tenham a visão de que o funcionário é um colaborador, por isso tem-se buscado a excelência principalmente na base de investimentos em treinamento, capacitação e desenvolvimento das pessoas, cuja nova denominação pode ser atribuída como “talentos humanos” a serem estimulados, e desenvolvidos e não simplesmente recursos humanos com disponibilidade inercial. Partindo desse ponto de Recursos Humanos, tem-se falado muito hoje em habilidades e competências na organização.

Toda organização deve ter uma equipe cujos participantes também tenham a capacidade de contribuir de forma criativa com essas habilidades e competências necessárias ao alcance dos objetivos.

Como cada participante não é extremamente dotado de habilidades e competências em sua individualidade é importante que a equipe as tenha distribuída em seus participantes. Isso contribui para que os problemas e as diversas situações do cotidiano possam ser abordados por vários ângulos e a decisão correta possa ser tomada.

Pode-se dizer que uma competência permite mobilizar conhecimentos a fim de enfrentar uma determinada situação. A competência não é o uso de regras aprendidas, mas uma capacidade de lançar mão dos mais variados recursos, de forma criativa e inovadora no momento e do modo necessário.

No ambiente empresarial, o futuro pertence àqueles que o estão construindo hoje, por isso as organizações devem investir em seus colaboradores, o ideal é verificar em seus funcionários suas competências e habilidades individuais e desenvolve-las para poder agregar valor a organização no futuro. As organizações estão cada vez mais pressionadas, tanto pelo ambiente externo quanto pelo interno, a investir no desenvolvimento humano. Elas mesmas percebem a necessidade de estimular o apoio contínuo para o desenvolvimento das pessoas como forma de conquistar vantagens e de continuar competitivas no mercado. Ao mesmo tempo, os indivíduos hoje se dão conta de que aperfeiçoar-se é condição para sua inserção ou manutenção no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com