TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Trabalho Universitário: Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto de Desenvolvimento para a America latina

Esse projeto foi desenvolvidos por pensadores, compostos por Raul Prebisch, Celso furtado, Aníbal Pinto, Juan Noyola, Aníbal Quijano, Maria da Conceição Tavares, Osvaldo Sunkel, Jose Medina Echavarria, Octavio Rodrigues, dentro outros. O objetivo desse grupo era obter soluções e propor causas e objetivos com possíveis soluções.

O processo de desenvolvimento econômico da América Latina passa pelo complexo fluxo de investimento direto estrangeiro. Sua maior complexidade está no fato de muitas vezes não gerar volumes de recursos, através de exportação ou substituição de importação, suficientes para compensar as remessas de lucros que originam. Devido à própria escassez do capital, faz-se necessário controlar a eficácia de sua aplicação, embora essa não seja uma tarefa simples. Segundo a teoria da divisão internacional do trabalho, caberia à América Latina fornecer produtos primários ao primeiro mundo. Acontece que essa teoria, embora interessante, foi totalmente destruída pelos fatos reais.

Para o Brasil a instituição CEPAL visa políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico como melhoria na inovação tecnológica, na saúde publica, na educação, na qualificação das empresas em especial nas indústria, entre outras.

É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito.

Apesar do crescimento verificado nos últimos anos da inovação tecnológica o Brasil ainda precisa avançar mais, pois o processo de transferência do conhecimento é frágil. O País é responsável por 2,4% da produção científica mundial.

Hospitais superlotados, falta de medicamentos, greves de funcionários, aparelhos quebrados, filas para atendimento, prédios mal conservados são os principais problemas encontrados em hospitais e postos de saúde da rede pública. E como grande parte da polução ainda precisa utilizar este o sistema de saúde brasileira é necessário melhorar para que as pessoas fiquem saudáveis e contribuam para o desenvolvimento.

A educação brasileira é regulamentada pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação, que define os princípios orientadores da organização de programas educacionais. Os governos locais são responsáveis por estabelecer programas educacionais estaduais e seguir as orientações utilizando os financiamentos oferecidos pelo Governo Federal. As crianças brasileiras têm que frequentar a escola no mínimo por 9 anos, porém a escolaridade é normalmente insuficiente. A Constituição Brasileira de 1988 estabelece que "educação" é "um direito para todos, um dever do Estado e da família, e está a ser promovida com a colaboração da sociedade, com o objetivo de desenvolver plenamente o desenvolvimento integral da personalidade humana e a sua participação nos trabalhos com vista ao bem-estar comum.

A CEPAL na década de 1940 visa evoluir a economia na América Latina através de projetos políticos e estratégicos, muitos abordam temas como saúde, tecnologia, qualificação profissional entre outros. Tornou-se a primeira instituição latino-americana a interpretar a evolução da economia da América Latina e propor objetos políticos e estratégias econômicas apropriadas para promover o desenvolvimento econômico.

Temos como exemplo o projeto para adequar o SUS (Sistema Único de Saúde) com a situação vivenciada atualmente, ainda não há preparação para cuidar de algumas doenças epidemiológicas e crônicas que afetam a população, é necessário que esse sistema se enquadre de acordo com as necessidades dos cidadãos que utilizam o SUS.

A divisão internacional do trabalho baseia-se na falsa premissa de que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com