TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.661 Palavras (11 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 11

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL

REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA E A CRISE DOS ESTADOS NACIONAIS.

A Reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais nada mais é que um período de crise que possui algumas características marcantes e resoluções práticas que foram, efetivamente, tomadas no sentido de tentar resolver os problemas advindos da crise.

Na produção verificou-se a resistência dos trabalhadores ao trabalho na linha de montagem. A monotonia e a alienação do trabalho expressaram-se no absenteísmo, na displicência, nas paradas de produção, no trabalho mal feito, nas peças defeituosas e no desperdício, elevando o custo da produção. Na tentativa de solução, as empresas buscaram melhores condições de exploração das oportunidades organizacionais e tecnológicas, oferecidas pelo avanço da automação baseada na microeletrônica, e pelos novos modos de produção flexível o que intensificou ainda mais o trabalho.

A internacionalização da produção foi, por exemplo, uma das respostas do capital à crise do modelo de acumulação fordista frente à força de resistência do movimento operário. A internacionalização significou a transferência de postos de trabalho de áreas com movimento operário forte, para áreas com movimentos inexpressivos. Este fato ocorreu, também, dentro de um mesmo país quando indústrias instaladas em grandes centros transferiram-se para regiões onde o movimento operário é menos articulado e organizado, processo esse ainda mais intensificado pela guerra fiscal entre os países ou entre Estados de um mesmo país como a que se assistiu no Brasil, durante a década de 1990 e nos anos 2000 na disputa pelos escassos investimentos produtivos, sejam eles nacionais ou não.

POLÍTICAS BRASILEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL

Em tempos de globalização, de difusão das novas tecnologias e de crise no atual modelo de desenvolvimento, ganha força o debate sobre desenvolvimento local. O tema não é novo. É a partir da década de 90 – após a redefinição do papel de estados e municípios – que se dá a construção de uma agenda de desenvolvimento local no País, havendo um reconhecimento de experiências novas de gestão local.

Embora existam varias idéias em torno da concepção de desenvolvimento local, com maior ou menor ênfase na situação econômica, o conceito que iniciou diversos projetos e programas de desenvolvimento local exclusivamente por conter uma visão mais sistêmica.O “desenvolvimento local” – constituiu-se como estratégia de promoção do desenvolvimento, com foco em um território, que enfatiza a participação cidadã como condição.

Do ponto de vista econômico, uma política de desenvolvimento local deve ter um olhar voltado para o reconhecimento das potencialidades locais, ter mecanismos de incentivo à diversificação da atividade econômica, a novos negócios no território, a novas indústrias e um setor de serviços mais complexo. “Isso permite que você mantenha a renda circulando dentro do próprio território”.

Dentre as políticas brasileiras para o desenvolvimento local podemos citar basicamente a geração de emprego e renda, o aumento da competitividade sistêmica e todo o processo de sustentabilidade econômica local. Também podemos citar outras políticas brasileiras para o desenvolvimento local como:

Políticas de apoio ao protagonismo local

É fundamental estimular um ambiente de participação democrática, de planejamento participativo e gestão compartilhada. Para isso, é recomendável a adoção de soluções institucionais inovadoras, tais como a criação de fóruns, conselhos, comitês, consórcios, agências ou pactos de desenvolvimento local.

É igualmente importante estimular o protagonismo juvenil. Os jovens mais empreendedores são os primeiros a sair do território em busca de novas e maiores oportunidades. Portanto, para reter talentos, é preciso estimular a cultura empreendedora entre os jovens e apoiar suas iniciativas.

Políticas para ampliar as formas de financiamento produtivo

É preciso promover uma melhor distribuição das receitas fiscais e tributárias, de modo a desconcentrar os recursos públicos, ampliando a capacidade de investimentos das administrações municipais. Todavia, enquanto não ocorre uma reforma tributária, é fundamental estimular a poupança local e retê-la no território, evitando sua drenagem para os grandes centros. Para isso, é necessário identificar as atividades que são transferidoras de renda, buscando alternativas que possam redirecionar os fluxos financeiros em benefício do território.

Políticas para ampliar o acesso a mercados

É fundamental utilizar as compras governamentais de produtos locais como um instrumento de fortalecimento da economia do território, evitando a exportação de empregos e a transferência de renda.

É preciso desenvolver competências locais de inteligência comercial, para prospecção de mercados e negócios para os produtos locais. Outra medida importante é estimular e apoiar experiências de “comércio justo” ou de “comércio ético e solidário”. Além disso, é decisivo fortalecer uma cultura de valorização dos produtos locais, de modo a evitar sua substituição pelo consumo de produtos exógenos, contribuindo assim para o crescimento dos negócios, da oferta de empregos e da capacidade de consumo, alimentando um ciclo virtuoso de crescimento da atividade econômica.

Políticas para ampliar o acesso à tecnologia e à inovação

É decisivo facilitar o acesso a serviços de assistência técnica e extensão rural para os agronegócios. É importante apoiar a certificação de produtos, como também a indicação geográfica ou a denominação de origem, quando isso representar uma vantagem comparativa e competitiva importante para os produtos locais.

É fundamental criar incubadoras de negócios que facilitem o acesso a serviços de apoio e desenvolvimento empresarial, reduzindo custos e ampliando oportunidades através da cooperação. Outro aspecto fundamental é facilitar o acesso à inclusão digital, seja através de tele centros, seja através da disponibilidade de conexão banda larga gratuita no território.

É igualmente relevante valorizar a difusão de tecnologias sociais (tecnologias de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com