TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Dissertações: Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Para entender o conceito real de Desenvolvimento Econômico, é necessário partir de uma premissa histórica, marcada por revoluções capitalistas.

A Revolução Capitalista teve seu início na Idade Moderna com a Revolução Comercial, marcada pela transição do modelo econômico feudalista para o capitalista e termina com a Revolução Industrial. Porém, durante esta transição ocorre a Revolução Nacional, marcada pela formação dos Estados nacionais. É a partir de então que o desenvolvimento econômico se viabiliza e as três Revoluções darão origem às economias de mercado, que pouco a pouco ganham espaço internacional.

Basicamente, o desenvolvimento econômico caracteriza-se pelo aumento da produtividade ou da renda por habitante. É responsável pelo aumento da qualidade de vida da sociedade, mas não resolve todos os problemas dela. Logo, é um dos objetivos políticos a ser alcançado na era moderna.

No mundo, dois terços da população ainda vivem em condições de extrema pobreza, essa disparidade não é privilégio de um ou outro país, mas consequência de um crescimento econômico maior por parte de alguns, ou ainda, que muitos países por suas características próprias tendem a não se desenvolver adequadamente para subsidiar as necessidades do seu povo, conceituando assim, países ricos ou pobres e desenvolvidos ou subdesenvolvidos.

As consequências desse apontamento de devem ao fato de que há necessidade de um equilíbrio entre recursos, serviços, estrutura e política, para haver uma universalização econômica global. Essa transformação envolve pilares básicos que os teóricos vem aprofundando em seus estudos, a fim de identificar os aspectos que promovem o paradigma econômico.

A Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL) é uma instituição que preocupou-se com a metodologia de desenvolvimento, ou seja, enquanto economistas se preocupavam em resolver questões econômicas em curto prazo, a CEPAL buscava a equidade independente do tempo.

No entanto, estudos do economista chileno Fernando Fajnzylber demonstravam que a deficiência do método da CEPAL, englobava uma série de fatores contemporâneos.

Entre as medidas de desenvolvimento econômico, os mais utilizados são o Produto Interno Bruto (PIB), o Índice de Gini, a Curva de Lorenz, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Os indicadores auxiliam no identificação dos índices de desenvolvimento em cada setor, produção e serviços, população e renda, subsidiando assim a tomada de decisão orientada para a necessidade de intervenção adequada para alcançar o equilíbrio econômico e social, o que nem sempre acontece, pois as políticas governamentais de cada país tem uma visão diferenciada e peculiar em suas prioridades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com