TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Exames: Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  4.869 Palavras (20 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

Introdução.......................................................................................................................... 02

ETAPA 1 .......................................................................................................................... 04

ETAPA 2 .......................................................................................................................... 12

Conclusão .......................................................................................................................... 19

Referências ........................................................................................................................ 20

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado por alunos da 5ª Série do Curso de Administração da Faculdade Anhanguera em seu desenvolvimento foram analisadas várias fontes de pesquisa e irá mostrar a Produção de um Artigo Cientifico, onde serão analisadas as principais medidas no desenvolvimento econômico entre países comparando aspectos das economias e também analisar outros dados e indicadores dos Países do BRICS.

Ao longo da história do sistema capitalista, pode-se afirmar que, explicita ou implicitamente, os intelectuais que se dedicaram ao estudo do desenvolvimento econômico procuravam explicações para as seguintes questões, por que algumas nações são tão ricas e outras são tão pobres.

Nenhuma questão me obcecou tanto como esta, porque eles encontraram o caminhamento certo, o do desenvolvimento, e nós o errado, o do subdesenvolvimento: eu compreender, a partir da análise estrutural, que o Brasil era uma constelação de formas de subdesenvolvido, mais de dois terços da população está vivendo em condições de extrema pobreza.

O produto interno bruto (PIB) por habitante

Esse termo usado para se referir ao Brasil, Rússia, Índia e China como grandes mercados emergentes. Para a organização política que também inclui a África do Sul, veja BRICS.

ETAPA 1

Conceito de Produto Interno Bruto (PIB)

PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, e representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, e tem o objetivo principal de mensurar a atividade econômica de uma região. Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo intermediários.

Para analisar o comportamento do PIB de um país é preciso diferenciar PIB nominal do PIB real. Vejamos as diferenças:

PIB nominal: calcula a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado.

PIB real: é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base para eliminar o efeito da inflação, e o PIB real é o mais indicado para análises.

O PIB pode ser calculado a partir de três óticas:

A ótica da despesa – o valor do PIB é calculado a partir das despesas efetuadas pelos diversos agentes econômicos em bens e serviços para a utilização final, e corresponderá à despesa interna, que inclui a despesa das famílias e do Estado em bens de consumo e a, despesa das empresas em investimentos.

A ótica da oferta – o valor do PIB é calculado a partir do valor gerado em cada uma das empresas que operam na economia.

A ótica do rendimento – o valor do PIB é calculado a partir dos rendimentos de fatores produtivos distribuídos pelas empresas, ou seja, a soma dos rendimentos do fator trabalho com os rendimentos de outros fatores produtivos.

O índice do PIB foi desenvolvido em 1990 pelos economistas Amatia Sem e Mahbub ul Haq, e vem sendo utilizado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no seu relatório anual.

Cálculo do PIB

O PIB pode ser calculado de três formas diferentes: pela ótica da oferta, pela ótica da demanda ou pela ótica do rendimento. Do PIB não deve variar de acordo com o método de cálculo utilizado, os três diferentes métodos de cálculo do PIB devem sempre apresentar o mesmo resultado.

Desde 1990, o cálculo e a divulgação do PIB brasileiro são realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – órgão federal subordinado ao Ministério do Planejamento.

O cálculo do PIB de uma determinada região utiliza-se a seguinte fórmula: PIB = C + I + G + X + M – onde, C (consumo privado), I (investimentos totais feitos na região), G (gastos dos governos), X (exportações) e M (importações).

PIB Brasileiro

O PIB (Produto Interno Bruto) é um dos principais indicadores do potencial da economia de um país. Ele revela o valor (soma) de toda a riqueza (bens, produtos e serviços) produzido por um país em um determinado período, geralmente um ano.

O resultado do PIB é divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e pode ser feito mensalmente, trimestralmente, anualmente ou conforme a necessidade. Através deste resultado podemos fazer comparações com outros países e também com outros períodos para sabermos o quanto cresceu ou diminuiu a produção de um país de um ano para outro.

O primeiro fator que influencia diretamente a variação do PIB é o consumo da população. Quanto mais as pessoas gastam, mais o PIB cresce. Se o consumo é menor, o PIB cai. O consumo depende dos salários e dos juros. Se as pessoas ganham mais e pagam menos juros nas prestações, o consumo é maior e o PIB cresce. Com salário baixo e juro alto, o gasto pessoal cai e o PIB também. Por isso os juros atrapalham o crescimento do país. Os investimentos das empresas também influenciam no PIB. Se as empresas crescem, compram máquinas, expandem atividades, contratam trabalhadores, elas movimentam a economia. Os juros altos também atrapalham aqui: os empresários não gastam tanto se tiverem de pagar muito pelos empréstimos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com