TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Em Recursos Humanos

Exames: Desenvolvimento Em Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 7

6 DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

6.1 Identificar a importância da administração de Recursos Humanos no setor produtivo e de serviços, bem como a visão e as estratégias utilizadas pela empresa em sua área.

Hoje, a Administração de Recursos Humanos é a área da administração que cuida do suprimento, da manutenção e do desenvolvimento de todo os recursos humanos da empresa. Ela envolve atividades de atrair, manter, desenvolver e motivar pessoas nas empresas. Assim a Administração de Recursos Humanos requer, necessariamente, a conjunção de duas realidades: empresas e pessoas

A empresa é uma organização que tem seu Recursos Humanos formado por diversos profissionais, como psicólogos, médicos do trabalho, assistentes de departamento pessoal, etc.

Por ser uma empresa de grande porte, surgem diretamente vagas em seu quadro de pessoal, porem a empresa tem uma política hierárquica, e de meritocracia ou seja um funcionário tem que passar por diversos cargos, obrigatório, de acordo com seu desenvolvimento profissional, até chegar a gerencia de uma agencia.

A empresa prioriza o desenvolvimento profissional e pessoal de cada funcionário, por isso investe em sua formação e treinamento através de palestras, cursos e-learnings e cursos presenciais.

Outra “marca” da filosofia de gestão de pessoas da empresa é o desenvolvimento da carreira profissional que a empresa proporciona a seus funcionários priorizando os mesmo em processos seletivos para cargos gerenciais e executivos da instituição, dando assim uma oportunidade a mais de que o funcionário cresça dentro da empresa.

A empresa utiliza políticas de gestão de pessoas e práticas gerenciais para proporcionar um ambiente de trabalho que privilegie a troca de idéias, o trabalho em equipe, a transparência, a criatividade e a meritocracia. Sua política de gestão de pessoas preza: Desenvolvimento de Pessoas e Carreira, Gestão de Desempenho e Potencial, Diálogo de Desenvolvimento, Atração e Integração, Remuneração e Benefícios, Ambiente de Trabalho, Comunicação Interna, Relações do Trabalho, Atuação Social, Diretrizes Gerais, Cumprimento de Objetivos, Alinhamento Organizacional, Iniciativa, Focos nas Oportunidades, Gerir Riscos e Delegação com Responsabilidade.

Para isso disponibiliza como atrativo, no quesito remuneração, além de salário, bonificação, prêmios, PLR, PPR e PCR, auxilio creche- bába onde sua colaboradora pode escolher entre uma escola ou baba, desde que a mesma seja registrada. Vale transporte, vale alimentação, vale refeição, convênio médico e odontológico, previdência privada, seguro de vida, vale combustível, alem de reembolso de viagens também são outras vantagens e benefícios para seus colaboradores. A instituição Prioriza também a qualidade de vida de seus colaboradores por isso promovem ações para melhorar esse quesito e a saúde dos colaboradores.

Prova disso é que além dos exames periódicos exigidos por lei, o banco age preventivamente com uma série de ações voltadas para o bem-estar físico e emocional de seus colaboradores:

• Momento Saúde;

• Site Qualidade de Vida;

• Academia de Ginástica;

• Programa de Ginástica Laboral;

• Espaço Corpo e Mente;

• Programa de Nutrição;

• Programa de Prevenção às DSTs/Aids;

• Quero Parar de Fumar;

• Saúde da Mulher, entre outros.

6.2 Desenhar o organograma da empresa e identificar a atuação do RH, isto é, analisar o posicionamento quanto à atuação. O aluno deve comentar se o RH tem atuação estratégica, tática e/ou operacional e justificar apresentando características da empresa relacionadas aos conceitos.

Figura : Organograma

Fonte: Site da empresa

6.3 Descrever o modelo de gestão de pessoas utilizado pela empresa, comentando se há trabalho em equipe, referindo-se à qualidade das relações.

O novo modelo de gestão de pessoas exige que as lideranças desenvolvam aptidões, em especial a comunicação – essencial para que o processo alcance os resultados planejados. Para aprimorar a capacidade de diálogo e do reforço positivo aos comportamentos esperados, a Companhia estruturou em 2012 a Academia Liderança, que proporciona o aperfeiçoamento das bases de formação desejadas das lideranças. Ela consiste em um sistema de educação que oferece aos funcionários o conhecimento e as competências necessárias para aperfeiçoarem seu desempenho, e os subsídios para projetarem e gerirem suas carreiras. Incluindo os cursos ministrados pela Academia Liderança, em 2012 a Companhia promoveu mais de 158 mil horas de treinamentos, que contaram com 5.911 participações. Foram investidos R$ 886,8 mil em capacitação, 23,8% mais do que em 2011.

Entre os cursos desenvolvidos no ano destacam-se: Postura profissional e atendimento ao cliente; CMMI – Oracle – administração de banco de dados; orientação de segurança do trabalho e uso de EPI; reciclagem de coordenadores de qualidade; manuseio, preparação e atendimento à emergência com produtos químicos; política ambiental, aspectos e impactos ambientais, coleta seletiva, atendimento a emergências e combate a incêndio; Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001; entre outros.

A Empresa oferece ainda subsídios para cursos de especialização, pós graduação, MBA e de idiomas, com incentivo médio de 50% do valor do curso, demonstrando seu comprometimento com a valorização dos funcionários. Esses investimentos permitem à Empresa dispor de profissionais mais qualificados e preparados para desenvolver suas atividades e atender com mais eficiência às necessidades dos clientes.

6.4 Comentar sobre o planejamento de pessoal encontrado na empresa, descrever e colocar suas impressões.

Para a empresa, o talento e comprometimento de seus colaboradores são diferenciais fundamentais para o sucesso de sua estratégia decrescimento. Assim, investe continuamente em aperfeiçoamento e capacitação e oferece pacote de benefícios que visa ampliar o bem-estar e a saúde dos funcionários e de seus familiares. Exemplo desses investimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com