TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento econômico: históricos, indicadores e povos emergentes

Projeto de pesquisa: Desenvolvimento econômico: históricos, indicadores e povos emergentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.549 Palavras (15 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Bacharelado em Administração 5º período

Professora EAD: MA. RENATA M. G. DALPIAZ

Disciplina: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Araguaína – TO.

Junho / 2014

Araguaína/ Tocantins

Junho / 2014

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Turma 5 A – Semestre 1º

Relatório apresentado como atividade avaliativa da Disciplina de Desenvolvimento Econômico do Curso de Administração do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera Uniderp, sob a orientação do professor - tutor Presencial: Márcia Mendes Pereira de Oliveira.

Sumário

Introdução...............................................................................................Pág 04

Desenvolvimento..................................................................................Pág 05/14

Considerações Finais................................................................................Pág 15

Bibliografia..............................................................................................Pág 16/17

Introdução

Esta ATPS da disciplina de Desenvolvimento Econômico tem a finalidade de nos dar uma visão sobre as práticas de desenvolvimento humano, reconhecendo suas dimensões, com o objetivo nos mostrar como devemos calcular através de seus indicadores e entender o que é preciso para um país ou uma região ser desenvolvido economicamente e socialmente. Também vamos entender um pouco mais sobre os BRIC, quem são, e o futuro deles na economia mundial.

Comparando o desenvolvimento econômico dos países do BRIC Agrupamento Brasil, Rússia, Índia e China evidenciando a influência do bloco na economia mundial facilitando a compreensão de cenários e textos econômicos, conhecimento este, de suma importância para enfrentarmos os desafios do mercado de trabalho.

O desenvolvimento econômico por sua intensidade abriga a economia das demais ciências sociais. Caracteriza-se pelo crescimento da produção em uma região, mas trata principalmente de aspectos qualitativos relacionados ao crescimento. Neste trabalho iremos examinar, os conceitos, os índices e dados, sobre o Produto Interno Bruto (PIB) por habitante, Índice de Gini, a Curva de Lorenz e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), desenvolvimento e crescimento econômico como fenômeno histórico, embora compreenda a insistência de muitos autores em distinguir desenvolvimento de crescimento, porque o primeiro seria normativamente bom ou porque envolveria mudanças estruturais.

Desenvolvimento

Desenvolvimento Econômico: histórico, indicadores e as nações emergentes.

O presente trabalho busca possibilitar o entendimento do conceito de desenvolvimento econômico, analisando os fatos históricos que engendraram a evolução do desenvolvimento econômico dos países. Há também a percepção da importância dos indicadores que levam à constatação nos níveis de desenvolvimento encontrados nos diferentes países. Os índices correspondentes aos países de economias emergentes, os quais a literatura tem nomeado de BRIC – (Brasil-Rússia-Índia-China) – como o histórico de medidas governamentais responsáveis pelos atuais níveis de desenvolvimento que são expressos por intermédio dos indicadores econômicos e de desenvolvimento humano.

O conceito histórico do Desenvolvimento Econômico, Revolução Capitalista e a eclosão da Revolução Industrial.

A ocorrência da Revolução Capitalista nos países e estados-nações no século XI promoveu o conceito histórico do desenvolvimento econômico, houve o aumento da produtividade e da renda por habitante. Quando iniciado, o desenvolvimento econômico passa a ser autossustentado ao passo que o sistema capitalista envolva incentivos para o aumento do estoque de capital e também de conhecimento técnico.

Para o desencadeamento da Revolução Capitalista a partir do século XI, há primeiramente, na Europa, uma revolução agrícola, viabilizando a exploração de terras férteis produzindo o excedente econômico que possibilitou a transferência dos trabalhadores para o comércio e indústria.

Este excedente foi investido na Europa, no Norte da África e no Oriente Médio, seguidamente, a nível mundial, deu-se origem à Revolução Comercial, como consequência surgiram às cidades-estados burguesas no Norte da Itália, da Alemanha e dos Países Baixos. Todavia, somente pela associação da aristocracia com a burguesia e a formação dos grandes estados absolutos, que aos poucos se transformaram em estados nacionais na Inglaterra e na França, é que foi possível aos respectivos países realizarem sua revolução nacional. A formação dos estados nacionais, o que representou também a formação de mercados seguros, foi condição para que houvesse a terceira divisão da Revolução Capitalista – a revolução industrial.

A qualificação do tipo de desenvolvimento econômico entre países e regiões é mensurada por diversos índices e indicadores, dentre eles o PIB per capita, Índice de Gini, a Curva de Lorenz e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

PIB per capita

O PIB per capita (por habitante) designa a renda per capita ou rendimento per capita, representando um indicador de desenvolvimento econômico de um país ou região.

O cálculo é efetuado anualmente, visto que a apuração consolidada do PIB é realizada ao final de cada ano e demonstra a renda média da população.

No caso do Brasil, segundo dados do IBGE no ano de 2010, o Estado do Distrito Federal apresentava-se na liderança da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com