TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinantes De Uma Estrutura Organizacional Inicio

Artigos Científicos: Determinantes De Uma Estrutura Organizacional Inicio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  2.122 Visualizações

Página 1 de 2

Determinantes de uma estrutura organizacional

Organização: é uma entidade que surge da necessidade do Homem de agregar esforços e recursos com vista à prossecução de determinados objectivos.

Segundo Teixeira (2005:24), “As organizações são unidades (ou agrupamentos humanos) intencionalmente construídas e reconstruídas, a fim de se atingirem objectivos específicos”.

As organizações associam-se com:

• Recursos Materiais

• Recursos Humanos

• Forma Organizativa

A estrutura da organização é um dos meios para que os objectivos da mesma sejam atingidos, sendo que esses objectivos são definidos inicialmente a partir de objectivos genéricos e globais, sendo que vão conduzir à determinação dos objectivos finais, por parte de cada departamento da organização.

Segundo Teixeira, uma organização desenvolve-se a partir da ponderação dos determinantes internos e externos ao desenvolvimento da sua actividade, considerando-se em primeira instância os objectivos da organização a par da determinação do tipo de estrutura organizacional mais adequada aos mesmo. De seguida são definidas as funções necessárias para cumprir os objectivos e por ultimo, divide-se a organização em departamentos, ou seja, agrupam-se as funções por departamentos ou unidades departamentais.

Estrutura Organizacional:

A estrutura organizacional define a forma como as tarefas são distribuídas, agrupadas e coordenadas, dentro da organização.

É constituída pelos órgãos e pelas relações formais entre os grupos e indivíduos que constituem a organização. Cada unidade tem funções e modos de colaboração entre as diferentes unidades.

É habitualmente representada através de um organigrama, no qual se mostram os órgãos, os níveis hierárquicos, as ligações e as oposições de interdependência.

Mas nem todos os autores defendem a mesma teoria para a Estrutura Organizacional, sendo que por vezes é possível encontrar algumas semelhanças entre si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com