TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE GRANDE PORTE

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.554 Palavras (11 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ISCS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE GRANDE PORTE

SÃO PAULO

2015

 

Eric Guldbek Tidon  RA C11AHC - 2

Gabriel Sousa Santos RA B71BHJ - 3

Globo Comunicação e Participações S.A

Evidências de aplicação das teorias da administração:

um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização

de (pequeno ou médio de acordo com os critérios do BNDES) porte.

Atividades Práticas

Supervisionadas -

trabalho apresentado

como exigência para a

avaliação do segundo

bimestre,em disciplinas

do 3º semestre do curso

de Administração da

Universidade Paulista,

sob orientações dos

professores do semestre.

SÃO PAULO

2015  

INTRODUÇÃO

O presente projeto tem como objetivo analisar a empresa Globo verificando a capacitação de pessoas dentro da organização, mostrar quais são os grandes indicadores que a organização possui nas suas avaliações. Nesse trabalho também será apresentado dados específicos da empresa Globo.

Revisão Conceitual

“O melhor tipo de administração atualmente em uso pode ser definido como um sistema em que os trabalhadores dão seus melhores esforços e recebem estímulo especial de seus patrões.” Frederick W. Taylor

“O principal objetivo da administração deve ser o de assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado.” Frederick W. Taylor

“Tenho dúvidas se a preocupação com a responsabilidade social, não é apenas, e tão somente, estratégia de marketing organizacional. Mas qualquer que seja a intenção; marketing, força dos acionistas, regras para exportação ou efetiva responsabilidade – isso deve ser feito, pois é preciso gerar a inclusão.” Renato Dias Baptista

        “Para compreender o comportamento humano é fundamental o conhecimento da motivação humana. Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma isto é, tudo aquilo que dá origem a alguma propensão a um comportamento específico” (CHIAVENATO 1982, p. 414).

Estudo de Caso

 

Globo Comunicação e Participações S.A / Tv Globo Comunicação e Participações S.A.

Fundada dia 26 de abril de 1965, na cidade do Rio de Janeiro, pelo jornalista Roberto Marinho. Com a exibição do infantil Uni-Duni-Tê, do telejornal Tele Globo, da série Rua da Matriz e da novela Ilusões Perdidas, de Enia Petri.

O ramo de atuação da empresa é de comunicação. Pelos meios: televisivo, rádio comunicação, jornalismo impresso e comunicação virtual (internet).

Atualmente, a emissora cobre 98,44% do território nacional, atingindo 5.482 municípios e 99,50% da população. Cerca de 90% da programação é produção própria, o que torna a TV Globo a principal geradora de emprego para artistas, atores, jornalistas, produtores e técnicos. Esses profissionais produzem cerca de 2.500 horas anuais de novela e programas, recorde mundial de teledramaturgia, além das mais de 1.800 horas anuais de telejornalismo. Emissoras próprias: Globo Rio, Globo São Paulo, Globo Brasília, Globo Recife, Globo Belo Horizonte. Emissoras internacionais: Globo África , Globo Ásia, Globo América do Norte, Globo América Central, Globo América do Sul, Globo Europa, Globo Oriente Médio, Globo Oceania, IPC TV Globo Japão, Globo Portugal.

Cada programa da emissora Globo utiliza diversos tipos de equipamentos. Principalmente, para a transmissão de todos os programas, é necessário uma tecnologia muito avançada, tal como cameras de alta definição, antenas de transmissão, computadores com um grande número de programas e softwares de edição de imagem e som.

Os produtos vendidos pela empresa estão associados aos programas exibidos pela mesma. A Globo Marcas é uma loja online, onde são vendidos produtos tais como DVDs, CDs, livros, linhas de eletrodomésticos (associados ao programa Mais Você), jogos, materiais escolares do Sítio do Picapau Amarelo, todos os tipos de produtos de moda que são associados às novelas transmitidas pela Globo, entre tantos outros.

A estrutura profissional da Rede Globo é extensa e funcional. A veiculação dos comerciais (seu principal produto) necessita de um processo de venda, pós-venda, análise de material, operação comercial dentre outras áreas que se agregam ao mesmo propósito, visando viabilizar todo o processo necessário para a veiculação comercial, fazendo com que o produto da empresa seja exibido em todo o país com a máxima qualidade, demonstrando a grande responsabilidade e respeitabilidade que a Rede Globo possui no mercado. A força de trabalho é composta desde funcionários administrativos até operadores de produção externos e internos. O perfil de seus funcionários é muito variável, com cargos ocupados por pessoas de diversas idades. A impresa investe continuamente em seus funcionários realizando treinamentos para manter a qualidade de seus serviços e buscar constante excelência nos quesitos operacionais e de atendimento.

Os principais mercados são de entretenimento, informativo e cultural.

O mercado de entretenimento está dividido em segmentos tais como novelas, minisséries, seriados, programas infantis, realities show, entre outros. Cada um desses segmentos tem clientes-alvo diferentes. Novelas e minisséries, focam em adultos (tanto homens como mulheres) de todas as classes sociais, algumas delas focando também em adolescentes e crianças. A empresa Globo também possui canais na tv fechada que tem o foco de entretenimento, são esses canais Multishow, TeleCine, GNT e Canal Viva, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (301.2 Kb)   docx (586.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com