TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE 

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

GRUPO 09

AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE 


Fernanda Cristina de Oliveira - RA: C04HAI-7

Luana Alves de O. de Sá -  RA: C203FB-4                

Meily Yuko Dangami – RA: C19FAB-9

Paloma de Jesus Menezes – RA: C1685C-9

Paula de Melo Souza – RA: T15475-8

Samires Rodrigues Vieira – RA: C05625-1


INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar o ambiente físico e estrutural da organização, bem como sua estratégia e desenvolvimento dentro do mercado de trabalho. O grupo escolheu a Fábrica de Salgados e Lanchonete N-I, porém o estudo será focado apenas no que se refere à organização da fábrica e não o da lanchonete.

Portanto, foi necessária uma visita técnica a organização para que pudesse ser analisado como funciona a estrutura como um todo. Assim, o estudo será mais eficaz tendo como embasamento as informações e dados coletados durante a visita e o próprio conteúdo da disciplina âncora Estruturas Organizacionais, proporcionando análise e sugestão de melhorias para a empresa.

                                                                                                                                                                                               

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        De acordo com Felipe Sobral e Alketa Peci, a organização é definida de uma forma mais abrangente, como a função da administração responsável pela distribuição de tarefas e recursos pelos membros e unidades da empresa, e estabelecimento dos mecanismos de comunicação  e coordenação entre estes.

         Estrutura Organizacional de uma maneira mais simplista resume-se em uma maneira eficaz e eficiente de direcionar uma organização através de pessoas, processos, tarefas, departamentos etc. Esta definição por sua vez conclui-se em um resultado final determinante desses processos criando assim o que chamamos de desenho da estrutura organizacional. Fundamentados nessas teorias, entendemos que é de extrema importância o respeito ao tipo de hierarquia e cultura existente dentro das organizações, pois estes princípios são facilitadores de empregabilidade.

        Portanto, uma organização será bem estruturada com a aplicação das funções existentes dentro da administração e é essa Estrutura das Organizações que possibilita elementos facilitadores para uma melhor gestão do conhecimento.

2        ESTUDO DE CASO

        De acordo com as informações que serão apresentadas teremos como estudo a empresa Fábrica de Salgados e Lanchonete N-I, onde observaremos o funcionamento de sua estrutura e como são desempenhados cada tarefa e os fatos relevantes para que a mesma tenha eficiência em seus processos.

2.1.1 Apresentação da empresa

        A Fábrica de Salgados e Lanchonete N-I, também conhecida pelo seu nome fantasia, Cia de doces e Salgados é uma empresa privada e de pequeno

Porte, situada a rua Carlos Spera, 293, jardim Sonia Maria Mauá – Sp, tem como atividade principal a fabricação de salgados. A mesma foi fundada por Isabel Suave Santos no Bairro Jardim Sônia Maria em Mauá, está a mais de 20 anos no ramo alimentício, sendo referência de qualidade e sabor da região.

        Com talento e dedicação, a Cia de Doces e Salgados começou na própria residência da Dona Isabel e teve envolvimento de toda a Família ao longo desses anos. Essa foi à base para que a Cia de Doces e Salgados se consagrasse junto a seus clientes, embora a mesma esteja a mais de 20 anos no mercado, o estabelecimento ampliado só foi possível em 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (174.1 Kb)   docx (242.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com