TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico de Uma Empresa a Partir do Uso da Ferramenta de Análise

Por:   •  7/6/2016  •  Artigo  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Porto Alegrense – FAPA

Diagnóstico de uma empresa a partir do uso da Ferramenta de Análise: o Assessment da Inovação

Professor: Gabriel Levrini

Nomes: Gabriela Fogassa e Rochelle Oliveira

Porto Alegre, 01 de junho de 2016

A história começa em abril de 1969, quando um grupo composto por educadores, profissionais liberais, entidades de classe e especialistas em Treinamento e Desenvolvimento, fundaram o nosso CIEE-RS.Uma Instituição sem fins lucrativos, de assistência social, de direito privado e auto-sustentável, que tem como missão desenvolver iniciativas socioeducativas que promovam a integração dos jovens no mundo do trabalho. Através dos Programas de Estágio e Aprendiz Legal, o CIEE-RS já beneficiou mais de 1,4 milhão de estudantes do Ensino Médio, Técnico e Superior. Além destes programas, o CIEE-RS também cumpre seu papel como organização cidadã através de outras iniciativas de inclusão social, como o Programa Cidadania e Talento.com, Alfabetização de Jovens e Adultos e as Oficinas do Programa Desenvolvimento Socioeducativo. São mais de 1.300 instituições de ensino e mais de 40.000 empresas conveniadas. A organização conta também com mais de 100.000 estudantes inscritos, e mais de 36.000 estudantes em estágio/aprendizagem. Esses números são resultados do comprometimento do CIEE-RS com a sociedade, cumprindo seu papel social, promovendo a cidadania e gerando novas perspectivas para os públicos beneficiados.

Setores

Funções

        

        Presidência/Superintendência

Assegurar a obtenção dos resultados definidos nos planos operacionais e administrativos, em conformidade com a missão da empresa, seus princípios e filosofia de negócios, dentro das diretrizes estratégicas e operacionais estabelecidas, por meio da coordenação geral de todas as áreas da empresa.

Gerências

Possui quatro funções simultâneas: o planejamento (é estabelecido um plano com os meios necessários para cumprir os objetivos), a organização (determina-se como será levado a cabo a concreção dos planos elaborados no planejamento), a direção (que se relaciona com a motivação, a liderança e a atuação) e o controlo (o seu propósito é medir, qualitativa e quantitativamente, a execução dos planos e o seu êxito).

Tecnologia da Informação

Encarrega-se da parte se suporte de TI, manutenção de sistemas e sites da empresa, mantendo sempre as redes atualizadas para a utilização dos funcionários e clientes.

Programas Sociais

São trabalhados com objetivos diversos: inclusão social, distribuição de renda nas diferentes classes sociais, programas de interação social para negros, índios e deficientes de toda espécie, além de outros. Com a disponibilização de cursos gratuitos aprendizagens e estágios para todas as classes, com nenhum custo.

Administração

Atua em todas as áreas de administração dos setores tanto com o meio externo quanto do interno.

CRC

Central de relacionamento com o cliente, onde é realizado o recrutamento e abertura de vagas, para a abertura de processo de seleção, acompanhamentos e retomadas de estudantes encaminhados para as vagas.

Departamento de Pessoal

Demissão e admissão de funcionários do CIEE-RS. Conferencia de pontos, folhas de pagamentos de salários e benefícios de estagiários, funcionários e aprendizes da empresa.

 

Visão:

Ser reconhecido como agente de transformação que gera oportunidades para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Missão:

Desenvolver iniciativas socioeducativas promovendo a integração do jovem ao mundo do trabalho, em parceria com os diversos públicos que compartilham os mesmo objetivos.

Valores:

Postura Ética-Geramos confiança e credibilidade em todos os nossos relacionamentos, atuando com transparência e imparcialidade.

Pessoas com razão do trabalho- Reconhecemos e valorizamos os talentos internos, o comprometimento, a sinergia, a iniciativa e a cooperação, promovendo um clima de bem-estar para as pessoas.

Desenvolvimento Sustentável-Orientamos nossas ações para resultados de forma autossustentável, através de programas sociais, educativos e ambientais, quegarantam nosso compromisso como organização cidadã.

Questionário Assessement

Liderança:

  1. A liderança permite que a equipe trabalhe de forma mais ampla e tomam as próprias decisões?Permite, mas as decisões sempre deverão ser avaliadas.

  1. A chefia (supervisores, gestores) têm autonomia para tomar decisões importantes relacionadas a suas áreas de atuação?Sim, na maioria das vezes.

  1. O gestor tem a capacidade de tomar e reavaliar decisões importantes e de situações deurgência?Sim.

Estratégia:

  1. A empresa permite a participação dos colaboradores para elaborar estratégias com o objetivo de alcançar metas estabelecidas?        Sim. Permite apresentar projetos consistentes para estudo de viabilidade e aplicabilidade.

  1. A empresa reduz as incertezas em ambientes competitivos para alcançar resultados precisos no curto prazo?        Age estrategicamente seguindo o planejamento estratégico, por vezes pode existir ações coordenadas com intuito de atingir resultado em um período de tempo específico.

  1. A empresa utiliza a matriz Swot para analisar suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades?Sim.

Relacionamento:

  1. A liderança é capaz de colocar-se no lugar do outro para analisar o comportamento dos liderados e as decisões que serão tomadas?        Sim.

  1. A liderança reconhece o devido valor de cada membro de equipe

e busca desenvolvê-los?Sim. Assim como faz a cobrança necessária para contribuição no desenvolvimento.

3) A liderança tem a liberdade de dar e receber feedback de todos os envolvidos na gestão   do negócio?        Parcialmente.

Cultura:

  1.  A Cultura Organizacional (tradições, práticas e costumes adotados na empresa) favorece a execução das atividades na empresa? Parcialmente.

  1. A empresa fornece cursos preparatórios para diferentes áreas onde as pessoas possam adquirir novos conhecimentos?Sim, de processos, conhecimentos técnicos e desenvolvimento pessoal.

  1. Na empresa existe um plano de carreira para os colaboradores?        Não.

Pessoas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (194.6 Kb)   docx (255.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com