TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferentes teorias

Artigo: Diferentes teorias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Artigo  •  2.141 Palavras (9 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 9

As diversas teorias da administração

A teoria administrativa teve inicio quando ouve um grande desenvolvimento e complexidade das organizacoes, entao surgiu a necessidade de administra-las adequadamente. A teoria geral da administração é em certos aspectos decorrencia da teoria das organizações que veremos depois; A TGA (Teoria geral da administração) trata do estudo da administração das organizações em geral e das empresas em particular.

Administração cientifica é o nome que recebeu por causa da temtatviva de aplicação dos metodos da ciência aos problemas da administração, a fim de de alcançar elevada eficiência industrial. Foi criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.

Em seu segundo livro ”Princípios de Administração Científica“, publicado em 1911, Taylor apresenta seus estudos, porém com maior ênfase em sua filosofia, e introduz os quatro princípios fundamentais da administração científica, sao eles;

Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.

Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

A teoria proposta por Taylor e que causou uma verdadeira revolução no sistema produtivo seguiu sendo aperfeiçoada ao longo dos anos apesar das críticas e é sem dúvida alguma a precursora da Teoria Administrativa.

Teoria Clássica da Administração (ou Fayolismo) é uma escola de pensamento administrativo idealizada pelo engenheiro francês Henri Fayol (1841-1925), a partir da década de 1910. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção). Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Em função disso, é visto como obcecado pelo comando, a empresa como sistema fechado.

Para Fayol, toda empresa desempenha seis fucões basicas são elas, Função técnicas, Função comerciais, Função finaceiras, funcões contábeis, Função administrativas e Função de segurança.

A Teoria clássica também se caractriza pelo seu enfoque eminentimente prescritivo e normativo: como o administrador deve se conduzir em todas as situações por inermedio do processo administrativo e quais principios gerais deve seguir para obter a maxima eficiencia.

Teoria neoclássica da administração é o nome dado a um conjunto de teorias que surgira e que propõem uma retomada das abordagens clássica e científica da administração. A teoria têm como principal referência Peter Drucker, mas também inclui um grupo amplo de autores como Willian Newman, Ernest Dale, Ralph Davis, Louis Allen e George Terry.Dentre os principais conceitos abordados por essa teoria, destacam-se: ênfase na prática da administração; reafirmação relativa das proposições clássicas; ênfase nos princípios gerais de gestão; ênfase nos objetivos e resultados. As teorias depois de Drucker são chamadas de "modernas" por ser ele reconhecido como "pai da administração moderna".

Teoria da Burocracia nasceu com Max Weber, sociologo alemão considerado o fundador da Teoria da Burocracia. Para Weber, o termo burocracia nao tem significado tecnico que indentifica certas caracteristicas da organizações formal voltada exclusivamente para a racionalidade e para a eficiencia.

O tipo ideal de burocracia segundo Weber apresenta sete dimensões, sao elas; Formalização, Divisão do trabalho, Principios da hirarquia, Impessoalidade, Competencia técnica, Separação entre propiedades e administração e Profissionalização do funcionário.

O comportamento das pessoas na organização nem sempre ocorre coma previsibilidade descrita por Weber. Existem consequencias indesejadas e que levan na eneficiencia, a essa consequecias foi dado o nome de disfunção da burocracia, as pricipais dinfunção da burocracia sao sete sao elas; Despersonalização do relacionamento entre participantes, Internalização das diretrizes, Uso da categorização como tecnica do processo decisório, Exesso de formalismo e de papelório, Exibição de sinais de autoridades, Superconformidade em relaçao ás regras e aos regulamentos da organização, Propenção dos participantes a se defenderen de pressões externa.

As causas das difuncoes residem basicamente no fato de que a burocracia nao leva em conta a variebilidade do ser humano, apesar de todas a suas limitações e desvantagens, a burocracia parece ser o modelo menos ruim para se lidar com as grandes e complexas organizações.

Teoria Estruturalista, assim como a Teoria da Burocracia, faz parte também da abordagem estruturalista. O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente, essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação às anteriores. Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações. A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes, esta teoria caracteriza-se por sua múltipla abordagem, englobando em sua análise a organização formal e informal, recompensas materiais e sociais e entre outros, reconhecem os conflitos organizacionais, ditos como inevitáveis.

A Teoria Estruturalista foi criada a partir de um desdobramento da Teoria da Burocracia e como contrapartida da reviravolta na Administração, causada pelos princípios sociais e filósofos da Teoria das Relações Humanas.

As Teorias Clássica e Relações Humanas criaram situações sem saída que a Teoria da Burocracia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com