TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacionando As Diferentes Teorias (Behaviorismo, Gestalt E Psicanálise) Aos Contextos Históricos E Sociais Que As Tornaram Possíveis.

Por:   •  3/11/2013  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  952 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

FÁBIO B. M.

TEORIAS E SISTEMAS EM PSICOLOGIA

Relacionando as Diferentes Teorias (Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise)

aos Contextos Históricos e Sociais que as tornaram possíveis.

ARARAQUARA-SP

2013

FÁBIO B. M.

TEORIAS E SISTEMAS EM PSICOLOGIA

Relacionando as Diferentes Teorias (Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise)

aos Contextos Históricos e Sociais que as tornaram possíveis.

Trabalho de Teorias e Sistemas em Psicologia do curso de Psicologia

ARARAQUARA-SP

2013

1. INTRODUÇÃO

Este é um trabalho com a finalidade de relacionar três teorias da Psicologia aos contextos históricos e sociais que as tornaram possíveis.

As teorias são: Behaviorismo, Gestalt e a Psicanálise.

Durante o presente trabalho buscaremos esses contextos que funcionaram como terreno fértil para o aparecimento do conhecimento epistemológico destas três teorias.

Várias barreiras precisaram ser quebradas ao logo da história para que novos conhecimentos pudessem ser gerados. Sem essas mudanças na história da humanidade, talvez pudéssemos ainda estar presos a concepções extremamente diversas das que possuímos na atualidade.

O surgimento da Psicologia como ciência é fruto destas mudanças nos contextos histórico-sociais. E a multiplicidade de teorias e abordagens que surgiram, também é fruto de todos esses acontecimentos.

2. FORÇAS CONTEXTUAIS NA PSICOLOGIA

A Psicologia é influenciada por fatores externos ao seu campo de conhecimento e existência. Os acontecimentos externos influenciaram e ainda influenciam o seu desenvolvimento. A cada nova descoberta dos outros ramos das ciências, mudanças econômicas, sociais, política, religiosas; tudo isso gera adaptações aos novos contextos e por muitas vezes o surgimento de novos questionamentos. Com todo esse material, novas teorias e abordagens nascem e é sobre esses fatores externos que iremos falar agora.

2.1. Psicologia e seus antecedentes

Segundo Schultz e Schultz (2006), temos um paradoxo ao falarmos sobre o ponto inicial da psicologia. Podemos dizer que ela é uma das disciplinas acadêmicas mais antigas, e ao mesmo tempo, uma das mais modernas. Pesquisar sobre a natureza humana e o seu comportamento é algo que existe desde o século V a.C., época de Platão e Aristóteles, que se empenharam em resolver questões como memória, aprendizagem, motivação, pensamento, percepção e comportamento anormal. Essa é uma das formas de datar a sua origem, mas também podemos dizer que a psicologia moderna surgiu há cerca de 200 anos, filha da filosofia e de outras abordagens científicas, quando se procurou dar um caráter mais científico à psicologia, trazendo-a para mais perto do cientificismo de outras disciplinas já consideradas ciência, como a matemática, física, biologia, entre outras.

A partir do final do século XVI, diversas mudanças ocorrem no período histórico que chamamos de Renascimento, caracterizado pelo fim do Feudalismo, com todo o seu Teocentrismo, e o início do Capitalismo, quando Deus deixa de ser o centro e a instituição Igreja deixa de ser a detentora de todo o conhecimento e de toda a verdade, para o homem passar a ocupar este lugar, dando então lugar ao Antropocentrismo. Isso gera uma mudança na maneira como o homem busca o conhecimento. A ciência passa a ser o berçário do conhecimento.

As novas descobertas influenciam a maneira como o homem passa a enxergar o meio em que vive e ao mesmo tempo a forma como ele mesmo se enxerga. A subjetividade vai ganhando espaço, e novos questionamentos vão surgindo.

Todas essas novas descobertas vão influenciar os teóricos das abordagens da Psicologia das quais nos propomos a falar.

2.2. Mecanicismo

“Mecanicismo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com