TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença Entre Atacado E Varejo

Casos: Diferença Entre Atacado E Varejo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  2.523 Palavras (11 Páginas)  •  3.596 Visualizações

Página 1 de 11

Diferença entre atacado e varejo

Uma das atividades econômicas mais dinâmicas é o setor de varejo, pelo simples fato de lidar diretamente com o consumidor final. O serviço de varejo pode ser executado em quatro níveis distintos: auto-serviço, auto - seleção, serviço limitado e serviço completo.

O auto-serviço tem como principais qualidades a facilidade de escolha e a agilidade nas compras, um bom exemplo de varejo de auto - serviço são os supermercados. O varejista nada mais é do que um negociante que vende produtos e serviços de uso pessoal ou familiar aos consumidores. A função do varejista é produzir exatamente o que o consumidor esta precisando ou deseja comprar. Hoje em dia o bom varejista ele se antecipa e procura oferecer produtos e serviços inovadores para a conquista de novos e antigos consumidores.

Os atacadistas na verdade são os que vendem os produtos para os varejistas, eles compram produtos em alta quantidade e fazem a venda, mas essa venda tem sempre um número mínimo estipulado para que o valor cobrado compense. Segundo Parente, o atacado consiste no processo de venda para clientes institucionais que compram produtos e serviços para revendê-los ou como insumo para suas atividades empresariais.

Os formatos atacadistas e varejistas surgem da necessidade dos clientes e não da vontade dos empresários desses setores.

Hoje em dia muitos comerciantes optam por variedades de produtos para poder atender os consumidores. No lugar de ir a diversas lojas o consumidor tem a possibilidade de encontrar tudo que procura em um só lugar. No lugar de ir a diversas lojas o consumidor tem a possibilidade de encontrar tudo que procura em um só lugar.

Antes de criar estratégias, as empresas devem conhecer profundamente o ambiente escolhido, precisam conhecer seus concorrentes, pontos fortes, fracos. Sem contar com aspectos econômicos, tecnológico e políticos.

Quando se resolve atuar em um segmento precisa-se sempre conhecer seus concorrentes para poder criar estratégias em cima da fraqueza dos outros estabelecimentos ou serviços.

As lojas de varejo podem ser classificadas por diferentes características, como o volume de serviços que oferecem, a abrangência e a profundidade de suas linhas de produtos, o preço e etc. Volume de serviços Três níveis: Auto-serviço: as próprias pessoas procuram o que desejam comprar. Ex.: supermercados Serviço limitado: oferecem informações, participam de algumas fases da busca. Serviço completo: assistência em todas as fases do processo de compra. Departamentos de primeira classe Clientes que buscam atendimento pessoal Tipos de varejistas

Linha de produto Os varejistas são classificados pela extensão de suas linhas de produtos. Classificação: Lojas de especialidade: linha limitada de produtos, com grande variedade. Ex.: loja de vestuário Lojas de departamento: vendem diversas linhas de produtos. Supermercados Lojas de conveniências: lojas pequenas, que vendem produtos de alta rotatividade . Superlojas: buscam atender todas as necessidades dos clientes. Ex.: hipermercados Lojas de descontos: vendem mercadorias variadas a preços menores. Varejistas de ponta de estoque: vendem sobras de estoque e mercadorias com defeitos. Há três tipos: lojas de ponta de estoque independentes, lojas de fábricas e clube de compras. Tipos de varejistas

Atacado cresce acima do varejo em 2013

Com base nos dados analisados e divulgados no site(valor.com) até o dia 12 de 13 ,o setor de atacado registrou crescimento real nas vendas de 4,14% de janeiro a julho sobre o mesmo período de 2012, segundo informou ao Valor a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad). O número está acima do acumulado do primeiro semestre, quando a alta atingiu 3,38%, sinal de aceleração no desempenho do setor. Em termos nominais, a expansão é de 10,83% até julho.

As vendas cresceram 8,62% em julho sobre mesmo período do ano passado e de 9,01% na comparação com junho de 2013.

Segundo o presidente da associação, José do Egito Frota Lopes Filho, a expectativa é de uma alta real de 3,5% nas vendas em 2013, uma taxa considerada conservadora, já que até o momento o setor cresce mais de 4%.

“Preferimos trabalhar com uma análise mais ‘pé no chão’”, disse ele. O crescimento acima da média do varejo do país (que, em termos nominais, cresce cerca de 9% neste ano) reflete a força do atacado num período de desaquecimento econômico. “As pequenas lojas, que atendem em bairros e regiões fora das grandes cidades, continuam registrando bons resultados e atendemos esse mercado”, disse.

Para efeito de comparação, as instituições financeiras pesquisadas pelo Banco Central estimam alta do PIB de 2,35% para este ano.

Crescimento do Varejo sem loja Ainda que a maioria das operações de varejo seja realizada no antigo método dos balcões, agora os consumidores têm a disposição de diversas alternativas. Crescimentos da concorrência entre os modelos Os varejistas enfrentam a crescente concorrência de muitos modelos diferentes de varejo. A concorrência entre redes de super lojas e lojas pequenas está aquecida. As redes tem vantagem devido a seu grande poder de compra e o alto volume de vendas, as redes podem compra a preços mais baixos e prosperar mesmo com margens mais baixas. A chegada de uma super loja pode forçar rapidamente a saída das lojas independentes das vizinhanças.

Atacado: as vendas no atacado são quando o cliente pretender comprar uma quantidade maior, dependendo de onde você vai comprar, é necessário ter CNPJ empresa. As compras diretamente com fabricantes geralmente exigem que para que a compra seja efetuada, a pessoa deve fazer o cadastro no nome da sua empresa. As compras no atacado são para revenda.

Varejo: São quando o lojista vende para um cliente (pessoa física) em quantidade pequena e/ou grande, mas para uso próprio.

O marketing da venda a varejo (retalho) é uma atividade totalmente distinta do marketing tradicional, que teve a sua formulação baseada na indústria de bens de consumo. As suas principais características de diferenciação são os tempos utilizados nos seus planos e ações, as formas de pesquisa junto ao consumidor e a comunicação. Segundo Edson Zogbi, o varejo (retalho) atual ainda necessita desenvolver um setor de Investigação e Desenvolvimento para competir com os novos meios de distribuição de produtos do futuro.

A raiz da palavra varejo, utilizada no Brasil, tem origem no instrumento utilizado para medir peças de tecidos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com