TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing de Atacado e Varejo

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.161 Palavras (9 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 9

Avaliação de Marketing de atacado e varejo

1) Faça uma análise comparativa entre os conteúdos apresentados na aula 2 do nosso módulo “A Evolução do Atacado E Varejo: Mudanças e Tendências” e a entrevista supracitada, apontando as semelhanças e as informações complementares de cada texto. O varejo da sua cidade está preparado para todas essas mudanças? Por quê?

(Valor: 1,5)

Sim, com certeza. O crescimento econômico de Camaçari garante grandes nomes no ramo varejista, além das Lojas Americanas, outras grandes redes varejistas se instalaram no Município atraído pelo crescente desenvolvimento, a exemplo das Lojas Esplanadas, Le Biscuit e Casas Bahia.

Essas grandes lojas servem de vitrines para os pequenos no que diz respeitos a mudanças e tendências.

Qualquer empresa que objetiva permanecer em atividade precisa prever possíveis ocorrências para saber que rumo tomar e se preparar para enfrentá-las, esta é a tônica do planejamento das empresas varejistas, pois a previsão é indispensável para podermos vislumbrar esta nova década. Sua evolução está sendo semelhante à venda por catálogo, a mudança de geração em curso deve aumentar o uso da Internet para negócios.

Muitas alterações têm ocorrido, cada vez com maior rapidez e demandando muitos investimentos, mostrando que o varejo passa por transformações que só serão vistas com clareza dentro de alguns anos, mas que já estão sendo definidas hoje. As fortes pressões ambientais estão ajudando a formar um novo consumidor. Esses indivíduos, de acordo com as pressões externas, adaptam-se ao ambiente e o varejista necessita adaptar a sua empresa a eles, procurando atender às suas necessidades como: à busca pelos preços mais baixos; a falta de tempo para fazer suas compras; a preocupação maior com as questões ambientais, o crescimento da mulher no mercado de trabalho.

Os varejistas não podem se esquecer de que são administradores da percepção de seus clientes. Hoje, explorar os cinco sentidos dos consumidores nos pontos de venda (PDVs) é muito importante para o negócio. Oferecer uma loja com uma ótima iluminação, produtos bem expostos com seções de fácil localização, mix de produtos adequados ao público que frequenta o PDV, som ambiente, aromatização, sempre suportada por uma equipe de vendas bem treinada e atenta para as reais necessidades de seus clientes.

Algumas lojas já atentaram para essas mudanças e estão conseguindo se destacar. Um dos recursos utilizados é a adequação da vitrine a horários diferenciados, de acordo com o perfil do público que circula na região da loja naquele momento.

2) Com base no que foi exposto na entrevista e no que estudamos sobre varejo, descreva como deve ser um SIM de uma empresa varejista local (tome como exemplo uma empresa que você conhece bem). Que informações esse sistema deveria ter? Como elas deveriam estar organizadas? Você sugere alguma pesquisa de marketing para esta empresa?

(Valor: 1,5)

As Empresas devem ser conhecedoras dos comportamentos, necessidades, desejos, expectativas dos consumidores.

Vou dar exemplo de uma empresa de vendas de veículos de Salvador, que na minha opinião o SIM não funciona como deveria.

A empresa precisa mapear as ameaças da concorrência e do mercado, identificar oportunidades e buscar entender o comportamento e expectativas dos consumidores.

O SIM é formado por:

Sistemas de dados internos, sistema de inteligência de marketing e sistema de pesquisa de mercado.

No sistema de dados internos as informações que ela deveria ter são: Frequência de vendas por hora, número de clientes visitados por mês, faturamento do mês, relatório de vendas, desempenho de vendas na época de datas festivas etc.

No sistema de inteligência de marketing deveria obter as informações da concorrência acompanhar os indicadores do mercado que afetam o comportamento do consumidor, como inflação, taxa de juros, de câmbio mudanças na economia, informações sobre o governo.

No sistema de pesquisa de mercado, sugiro todos os tipos de pesquisa: pesquisa econômica corporativa, pesquisa de preço, pesquisa de produto, de distribuição, de promoção e comportamento de compra.

Através das informações coletadas, pode-se gerenciar os problemas encontrados na pesquisa transformando os dados encontrados em oportunidades para a empresa. A pesquisa de marketing faz parte do sistema de informação da empresa e visa coletar dados pertinentes e transformá-los em informações que venham a ajudar na solução de problemas.

A empresa seguindo esse sistema, com foco no cliente certamente seria umas das fortes concorrentes em venda de automóveis em Salvador.

3) Utilizando como exemplo esta mesma empresa, quais as ações de marketing que esta empresa deveria adotar em cada uma das etapas da compra para influenciar na decisão do consumidor em cada fase?

(Valor: 1,5)

Motivação e necessidade de reconhecimento

O primeiro passo é conhecer exatamente as necessidades e motivações que serão satisfeitas pela compra. Por exemplo, nem sempre ou na maioria das vezes, nunca uma pessoa que resolve comprar um carro está necessariamente procurando o melhor meio de transporte. Ela pode estar buscando status, conforto, reconhecimento ou outros inúmeros benefícios. Essas necessidades, por outro lado, podem estar dormentes ou já ser percebidas. No primeiro caso, uma pessoa pode não estar nem pensando em comprar um carro, mas um anúncio de um modelo novo, ou problemas mecânicos no seu carro atual podem fazer com que o processo de busca de um novo automóvel seja iniciado. Finalmente, nesse item ainda, é preciso saber o quanto os compradores potenciais do segmento-alvo estão envolvidos com o produto. Nosso consumidor imaginário, que nesse momento está iniciando o processo de decisão de compra de um carro novo pode estar amplamente envolvido, dedicando grande tempo e esforço para seu carro, ou pode não se envolver, até mesmo direcionando a tarefa para outra pessoa um parente ou um assessor.

Busca de informação

Quando o reconhecimento da necessidade de um novo produto ocorre, uma vez que há pessoas que costumam realizar o processo continuado de busca lendo com freqüência as páginas de classificados, dos jornais ou revistas de automóveis mesmo que não tenham nenhuma intenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com