TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial, Responsabilidadesociale Meio Ambiente, Tecnologias De Gestão

Artigos Científicos: Direito Empresarial, Responsabilidadesociale Meio Ambiente, Tecnologias De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA PELOTAS

CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

2º semestre

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas: Direito Empresarial, Responsabilidadesociale Meio Ambiente, Tecnologias de gestão

Tutor á distância: Luiz Manuel Palmeira

PELOTAS/RS

2014

INTRODUÇÃO

A gestão ambiental vem ganhando um espaço crescente no meio empresarial. O desenvolvimento da consciência ecológica em diferentes camadas e setores da sociedade mundial acaba por envolver também o setor empresarial. Naturalmente, não se pode afirmar que todos os setores empresariais já se encontram conscientizados da importância da gestão responsável dos recursos naturais.

No Brasil é crescente a preocupação ambiental. Existem muitas empresas que estão obtendo certificações internacionais para seus produtos e/ou Sistemas de Gestão Ambiental. Ainda que tenhamos uma realidade muito distinta dos países desenvolvidos, temos uma série de oportunidades ligadas à Gestão Ambiental que nos mostram caminhos alternativos para um crescimento econômico sem destruição dos recursos naturais.

A empresa que não buscar adequar suas atividades ao conceito de desenvolvimento sustentável está fadada a perder competitividade em curto ou médio prazo.

Muitas vezes os investimentos em gestão ambiental são direcionados por fatores competitivos, mas existem fatores diversos que determinam a realização de investimento em gestão ambiental por parte de empresas, dependendo de sua realidade. Assim, o empresário e o investidor, que antes viam a gestão ambiental como uns fatores de aumento de custos do processo produtivo se deparam com vantagens competitivas e oportunidades econômicas de uma gestão responsável dos recursos naturais.

O Sistema de Gestão Ambiental permite que a organização atinja o nível de desempenho ambiental por ela determinado e promova sua melhoria contínua ao longo do tempo.

Consiste, essencialmente, no planejamento de suas atividades, visando à eliminação ou minimização dos impactos ao meio ambiente, por meio de ações preventivas ou medidas mitigadoras.

Detecta-se uma mudança na visão das empresas para a proteção do meio ambiente, que se manifesta na tendência de prevenir riscos ambientais em lugar de atuar uma vez produzidos ditos riscos. A função da Responsabilidade Ambiental adquire um caráter estratégico, de forma que seu peso nas decisões da companhia é cada vez maior. Esta mudança de mentalidade requer necessidades de formação específicas para a Responsabilidade Ambiental, que há de ter uma visão pro-ativa e há de ser capaz de aplicar os conceitos de melhora contínua no dia-a-dia da empresa, identificando oportunidades de mudanças e de melhora para a competitividade.

Algumas ambientes empresas já vêm adotando práticas conscientes, pensando no avanço futuro do valor que o meio assume para a sociedade. Assim, podem-se citar alguns exemplos de empresas que descobriram oportunidades de negócios conscientes dos recursos naturais.

DESENVOLVIMENTO

Alguns impactos:

Impacto de poluição do ar - Medida proposta seria umidificação e proteção do solo e manutenção preventiva além de utilização de equipamentos.

Impacto de aceleração de processos erosivos: medida proposta seria a execução de drenagem.

Impacto de contaminação por produtos químicos: proposta seria a instalação de redes de drenagem e sistema de tratamento de afluentes com plano de contingencia.

Muitas empresas que antes viam o investimento na questão ambiental como medidas que aumentavam o custo da produção, descobriram que a Gestão Ambiental reduz custos e pode tornar a fábrica mais eficiente. Em média, de acordo com Faria (2000), um bom programa de Gestão Ambiental paga-se sozinho em um prazo de dez a quinze meses. Com o programa, a empresa economiza água, energia e matéria-prima.

Estratégia 4 – Liderança de custo ambiental: no conceito tradicional de liderança de custo, a vantagem competitiva é obtida quando a empresa apresenta os custos mais baixos no setor. Obter vantagem de custo, para Orsato (2003), depende de vários fatores, tais como custo da força de trabalho, acessibilidade de matérias-primas, tecnologia e competências organizacionais. Mas se obter vantagem de custo exige considerável esforço, mais difícil ainda é reduzir custos e os impactos ambientais associados com os produtos ou serviços ao mesmo tempo – pré-requisitos da estratégia baseada em liderança de custo ambiental.

Custos no processo produtivo: na Gestão Ambiental, o primeiro passo para conquistar a vantagem competitiva em custo é eliminar o desperdício. Segundo Porter e Linde (1995), as empresas não conhecem o custo da poluição em termos de desperdícios de recursos, de esforços e diminuição de valor para o consumidor.

Já na forma de contratação de mão de obra terceirizada a principal forma de a empresa contratante evitar os mencionados riscos dar-se-á através do controle documental por parte da empresa contratante sobre a empresa contratada. Esta atitude reduz praticamente a zero, os riscos relativos à constituição de futuros passivos trabalhistas de funcionários de empresas terceirizadas.

A implementação de um rigoroso controle documental se faz necessário, uma vez que é através desta atitude que a empresa contratante tem a certeza de que a contratada, cumpre efetivamente com as obrigações trabalhistas e previdenciárias de seus funcionários.

Os documentos que deverão ser apresentados mensalmente por parte da contratada são os seguintes: folha de pagamento, contracheques, quitação de rescisões trabalhistas, GFIP (individualizada por tomador de serviço), recolhimento do FGTS, recolhimento do INSS, entre outros que comprovem o cumprimento das obrigações da empresa contratada para com seus funcionários.

Outros documentos que deverão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com