TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE, TECNOLOGIAS DE GESTÃO E DIREITO EMPRESARIAL

Monografias: RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE, TECNOLOGIAS DE GESTÃO E DIREITO EMPRESARIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  1.816 Palavras (8 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

FAC I

2º SEMESTRE

NOME DO ALUNO

DESAFIO PROFISSIONAL – 2º BIMESTRE

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE,

TECNOLOGIAS DE GESTÃO E DIREITO EMPRESARIAL

PROFESSOR-TUTOR

CAMPINAS/SP

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

1. MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO 3

2. IMPACTOS E MEDIDAS AMBIENTAIS 4

3. CUIDADOS JURÍDICOS COM EMPRESAS TERCEIRIZADAS 5

CONSIDERAÇÕES FINAIS 6

REFERÊNCIAS 7

INTRODUÇÃO

Trabalho acadêmico baseado na contratação de uma consultoria de gestão, a qual encontra um desafio ao se deparar com a estrutura da empresa e com seu projeto de gestão, visto que não possui critérios suficientes para lhe dar com determinados fatores.

Visto que o problema inicial é a reestruturação do programa de gestão da organização, a consultoria analisa todos os pontos da empresa, listando-os e planejando métodos para que os mesmos sejam trabalhados.

Com um trabalho em conjunto com todo ambiente interno e externo, os colaboradores, clientes e toda sociedade terá melhorias nos fatores ambientais, e os clientes, em específico, terão a garantia de maior credibilidade e confiança, a partir de métodos tomados pela consultoria junto à organização.

1. MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO

Visto que a INOXBEL é uma empresa voltada ao ramo da Caldeiraria e de Estruturas metálicas, e que se concentra no fundamento de excelência de valorização das pessoas, se preocupando com a qualidade de vida de seus colaboradores e oferecendo benefícios, sabe-se, também, que a empresa não possui um modelo onde abrange a liderança e constância de propósitos, pois é uma estrutura verticalizada, visto que a participação dos colaboradores é previamente discutida. A INOXBEL possui um fundamento de pensamento sistêmico, visto que se preocupa com o todo focando sempre no cliente.

O conhecimento do cliente e do mercado é essencial, e visto que a INOXBEL é uma junção de duas empresas que atendiam o mesmo público, o conhecimento é um ponto a se destacar na empresa.

Com um aprendizado organizacional extremamente marcado por visões futuras e compartilhamento de experiências entre si, a organização se renova e se adapta rapidamente às novas condições do mercado.

Sabe-se que o alicerce de uma organização são seus clientes, e através do mesmo, a INOXBEL trabalha com um critério de geração de valor onde todos são beneficiados, desde os sócios, funcionários, aos clientes, sociedade, etc., pois quando o ambiente organizacional de uma empresa é positivo, todos são satisfatoriamente beneficiados.

O que pode ser utilizado na empresa frente a contratação da atual consultoria é um trabalho entre as áreas de Gestão Empresarial, da Produtividade e Qualidade e Assessoria Ambiental. O ponto crucial a ser trabalhado é na questão do trabalho coletivo, onde todas as áreas abranjam o mesmo ideal, que se adaptem às mudanças constantes do mercado.

Através de um trabalho em equipe, as áreas de Gestão Empresarial e de Assessoria Ambiental podem criar metas que beneficiem a natureza e o bem-estar do trabalhador, o que servirá como motivação aos colaboradores, agilizando a produção sem prejudicar o meio ambiente. Com isso, a Produtividade terá um impacto positivo, acelerando e gerando maior lucratividade. Porém, a Qualidade terá que ter um trabalho conjunto com a equipe de produção para que a aceleração não afete a qualidade do produto final.

Os critérios a serem ainda trabalhados na INOXBEL são os de Cultura de inovação e de visão de futuro, pois a empresa pensa num avanço de curto a médio prazo, e a Cultura de inovação propõe que a empresa tenha uma visão ampla e que gere um diferencial competitivo. Abrindo a estrutura organizacional para que todos colaboradores participem das mudanças da empresa, deixando espaço para que a criatividade seja livre na empresa e para a experimentação e implementação de novas idéias, o que torna a empresa um diferencial perto das demais concorrentes.

O fato de implementar ideais que inovem a posição da empresa frente as outras organizações é ter uma visão de futuro, pensar além do que já ocorre, tentar inovar, compreender os fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo, tanto em curto como em longo prazos, e já visando possíveis impactos futuros no mercado, e as maneiras que a empresa contornará tal situação.

Para uma especialização de todos os setores da organização, a consultoria pretende investir em ferramentas de gestão, principalmente da Gestão da Qualidade, utilizando a ferramenta inicial que tanto é cobrada pelos clientes e parceiros, que é uma garantia de qualidade, que se refere a um acompanhamento sistemático e avaliação de diferentes aspectos de projeto ou serviços garantindo que os padrões de qualidade estão sendo cumpridos. Tal ferramenta gera maior credibilidade e confiança para com os clientes e parceiros.

Um modelo de gestão que pode ser aplicado na empresa é o ISO9000, que agrega os ISO’s 9001, 9002 e 9003 em sua divisão. Tal modelo se caracteriza por uma norma certificadora, dos termos e definições da garantia de qualidade.

2. IMPACTOS E MEDIDAS AMBIENTAIS

Sabendo que a presença de uma empresa que utiliza a produção de aço carbono, inoxidável e de estruturas metálicas, o impacto com o meio ambiente é de grande preocupação tanto aos responsáveis quanto aos colaboradores, vizinhos, clientes, etc.

Sabendo disso, o levantamento dos três principais impactos que a empresa causa ao meio ambiente e medidas que sendo adequadamente aplicadas podem diminuir tal fator, beneficiando não somente a empresa como seus colaboradores, como também a sociedade em si.

Impactos ambientais que podem ser causados pela atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com